Em janeiro deste ano, a Xiaomi liberou a MIUI 11 para diversos modelos, incluindo o Mi 9 SE, versão mais básica do Mi 9, que foi o topo de linha da marca chinesa do ano passado. No entanto, a interface ainda era baseada no Android Pie, algo que decepcionou muitos proprietários. Felizmente isso acaba de mudar.

A Xiaomi iniciou a distribuição do Android 10 para o Mi 9 SE, entregando todos os recursos padrões do novo SO móvel do Google, como maior controle de privacidade, modo escuro em todo o sistema, melhor autonomia de bateria e novos gestos de navegação.

Essa atualização, que traz a MIUI 11.0.2.0 e pesa 2,2GB, também inclui o patch de segurança de fevereiro, que embora não seja o mais recente, ainda assim torna o sistema operacional mais seguro contra ataques e invasões.

» Veja também: A lista dos smartphones que vão receber Android 10.

Android 10 disponível no Mi 9 SE

Como era de se esperar, o Android 10 está sendo liberado gradativamente via OTA, mas até o momento apenas na Itália. No entanto, se nenhum erro crítico for detectado pela Xiaomi nessa fase inicial, um lançamento mais amplo deve acontecer nos próximos dias ou semanas. É possível verificar a chegada do update manualmente indo em "configurações > sobre o telefone > atualização do sistema".

Antes de realizar a instalação, verifique a quantidade de bateria disponível para evitar desligamentos durante o processo, recomendamos no mínimo 50%. Como estamos falando de uma grande atualização, também é aconselhável realizar um backup dos seus dados.

Especificações do Xiaomi Mi 9 SE:

Este aparelho possui uma tela Super AMOLED de 5,97" com resolução de 2340 x 1080 pixels, HDR e vidro com proteção Gorilla Glass 5. Por dentro, temos o processador Snapdragon 712, aliado a 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento interno.

Na parte de trás, existem três sensores posicionados no canto superior esquerdo, sendo o principal de 48MP, o secundário telefoto de 8MP e o terciário grande angular de 13MP. O entalhe em forma de gota abriga uma câmera de 20MP.

Para manter o Mi 9 SE ligado, a Xiaomi inseriu uma bateria de 3.070 mAh com carregamento rápido de 18W. Como recurso de segurança, há um leitor de digitais sob a tela.

Xiaomi Mi 9 SE - Veja aqui a ficha técnica completa