A Xiaomi vem sendo criticada fortemente por conta das atualizações do Android 10 em seus smartphones que fazem parte do programa Android One. O Mi A2 Lite, por exemplo, teve seu update cancelado devido a uma série de bugs que, em alguns casos, tornaram o aparelho completamente inutilizável. Felizmente, a empresa prometeu que uma nova atualização será liberada este mês.

Com relação ao Mi A3, que é o modelo mais recente da linha, ele também vem enfretando problemas. Após alguns adiamentos causados pelo surto de coronavírus, a Xiaomi liberou o Android 10 no final de fevereiro, mas dois dias depois a atualização foi cancelada, isso porque muitos usuários estavam relatando bugs sérios que comprometiam a experiência de uso.

Agora, depois de muita espera e reclamações, a fabricante chinesa voltou a distribuir o Android 10 no Mi A3. Aparentemente, a Xiaomi acertou dessa vez, dado que até o momento nenhum bug sério foi relatado. Essa nova atualização, que pesa cerca de 1,37GB e traz a versão "11.0.8.0", entrega todos os recursos padrões do novo SO móvel do Google, como modo escuro, novos gestos de navegação e controles aprimorados de privicidade, por exemplo, além de melhorias no desempenho geral.

Android 10 no Mi A3

Como era de se esperar, o Android 10 está sendo liberado gradativamente via OTA para unidades aleatórias espalhadas pelo mundo. No entanto, se nenhum erro crítico for detectado pela Xiaomi nessa fase inicial, um lançamento mais amplo deve acontecer nos próximos dias ou semanas. É possível verificar a chegada do update manualmente indo em "configurações > sistema > avançado > atualização do sistema > verificar atualizações".

Levando em consideração o histórico de versões anteriores, recomendamos que você aguarde um pouco antes de atualizar seu aparelho, assim é possível evitar problemas que costumam afetar os usuários que instalam o software de imediato.

Apesar desse cenário turbulento, o Mi A3 é um intermediário interessante. Ele foi lançado com tela Super AMOLED de 6,09", processador Snapdragon 665, 4GB ou 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento, e câmeras triplas que somam 48MP + 8MP + 2MP. Confira abaixo suas especificações:

Xiaomi Mi A3 - Veja aqui a ficha técnica completa