Foi anunciada recentemente uma parceria entre a Qualcomm e a Tencent para realizar alguns projetos relacionados a jogos mobile. A Tencent é uma famosa empresa de software mobile chinesa com uma capitalização de mercado de 453 bilhões, enquanto a Qualcomm é uma grande desenvolvedora americana de chipsets mobile.

A Tencent é tida como uma das principais empresas de jogos do mundo, porém seus lucros recentemente tem diminuído. Essa reação do mercado pode ser devido a não cooperação da empresa com os desenvolvedores de hardware para que se abra novos mercados. Entretanto, com o acordo recente, a Tecent irá otimizar seus jogos mobile para smartphones com sistema operacional Android que possuam chipsets da Qualcomm.

Além do desenvolvimento de jogos otimizados para o Snapdragon, a Qualcomm e a Tencent pretendem desenvolver em parceria um celular focado em games que tenha 5G. Essa decisão pode auxiliar no crescimento da utilização de planos de streaming dos jogos criados pela Tencent. A tecnologia de internet móvel 5G possui uma alta velocidade de transferência de dados, podendo chegar a uma transmissão de 1,2Gbps com uma latência baixa, proporcionando uma melhor experiência na execução de jogos mais complexos.

Acordo entre a Tencent e a Qualcomm
Acordo entre a Tencent e a Qualcomm

Esta parceria não foi a única feita recentemente pela Tencent com uma fabricante de hardware, no início do mesmo mês (julho), a empresa fez um acordo com a ROG, linha focada em jogos da taiwanesa ASUS. O acordo consistiu em um desenvolvimento em conjunto de um smartphone voltado para jogos (ROG Phone 2) utilizando um chip da Qualcomm.

A parceria pode não ficar somente nos smartphones, como pode também chegar aos notebooks que utilizam processadores Qualcomm, a nova geração de computadores portáteis terá somente 5G ao invés do tradicional chip Wi-Fi.

Há boatos de que a Tencent está trabalhando no desenvolvimento de back-end na nuvem chamado Instant Play, que teria como objetivo utilizar no streaming de jogos onde os desenvolvedores de games implementariam a ferramenta para aprimorar a experiência dos jogadores. Entretanto, já existem outras iniciativas para melhorar a forma como será realizado o streaming dos jogos, a Bethesda, durante a E3 2019 anunciou a plataforma Orion, que promete melhorar sensivelmente o desempenho de jogos na nuvem.

Fonte: Gizchina