Com lançamento previsto para agosto, o smartphone gamer da Asus, ROG Phone 2, foi anunciado hoje. Seu antecessor, foi lançado em outubro de 2018, possui algumas semelhanças em termos físicos, mas quais as diferenças entre eles? Vale a pena pegar o Asus ROG Phone 2? É o que veremos neste artigo onde serão analisadas as suas especificações.

Asus ROG Phone vs Asus ROG Phone 2: Especificações 

 

Frequência de atualização de 120Hz e HDR 10-bit

Smartphone Asus ROG Phone 2
Smartphone Asus ROG Phone 2

Uma frequência de atualização maior no display irá proporcionar uma maior fluidez na imagem, sem aquelas travadas ou ghosts (rastros) na imagem ao deslizar uma página ou principalmente ao jogar o seu jogo favorito. O ROG Phone 2 possui uma frequência de atualização de 120Hz contra 90Hz de seu antecessor, podendo ser alternada a qualquer momento caso o usuário queira para economizar bateria.

A tecnologia HDR (High Dynamic Range) proporciona a vídeos e imagens estáticas um brilho e contraste maiores de certos elementos para se aproximar mais do brilho natural do que se vê ao vivo. Todas as telas compatíveis com HDR, também possuem suporte para o HDR10. Porém, o HDR10 tem a diferença de conseguir atingir um nível de brilho máximo de 1000 nits e uma profundidade de cor de 10 bits.

Se compararmos o SDR regular (Standard Dynamic Range) com o HDR10, teremos um brilho duas vezes maior no HDR e ao mesmo tempo teremos um aumento no contraste e uma paleta de cores de um bilhão de tons (contra 16 milhões do SDR).

 

Snapdragon 845 Plus vs Snapdragon 845

Smartphone Asus ROG Phone 2
Smartphone Asus ROG Phone 2

O novo smartphone da Asus contará com o poder do novo chipset recém lançado Snapdragon 855 Plus. Segundo a Qualcomm, o novo processador proporcionará uma melhoria de 4,2% no desempenho da CPU, enquanto a GPU Adreno 640 terá um desempenho 15% superior se comparado a primeira versão do 855.

 

Mais memória RAM

A segunda geração do ROG Phone ganhou mais 4GB de memória RAM, totalizando 12GB. Isso garantirá o melhor desempenho possível nos jogos mais exigentes, para o usuário não ter do que reclamar.

 

Câmeras

Smartphone Asus ROG Phone 2 a direita e Smartphone Asus ROG Phone a esquerda
Smartphone Asus ROG Phone 2 a direita e Asus ROG Phone a esquerda

A câmera de selfie (frontal) ganhou no ROG Phone 2 um sensor de melhor qualidade (24MP contra 8MP) e uma lente otimizada para utilização do celular na horizontal (paisagem).

Já a câmera principal, conta com os mesmos sensores utilizados no Zenfone 6. Ou seja, terá em sua lente principal um sensor de 48MP (contra 12MP de seu antecessor) e uma lente ultra-wide com sensor de 13MP (contra 8MP).

O ROG Phone 2 possui agora um flash LED duplo, enquanto o seu antecessor possui apenas um.

Alto-falantes

Os alto-falantes estéreo ganharam maior potência em seu volume com o aumento da câmara reservada para eles.

 

Sensor biométrico (digital)

No Asus ROG Phone tínhamos um sensor de digitais na parte traseira do celular, mas agora na segunda geração teremos um sensor biométrico sob a tela do telefone.

 

Bateria

Entrada USB-C e entrada para fones de ouvido do Smartphone Asus ROG Phone 2
Entrada USB-C e entrada para fones de ouvido do Smartphone Asus ROG Phone 2

Em se tratando de bateria, houve um incremento considerável no ROG Phone 2. Agora, temos uma célula de íons lítio com capacidade de 6000mAh contra 4000mAh da geração anterior.

A tecnologia de carreamento rápido de 30W continua a mesma, porém, agora é possível utilizar o smartphone como power bank com capacidade de transmissão de 10W.

 

Preço

Houve melhorias interessantes na tela (120Hz e HDR10), nas câmeras (melhores sensores), no chipset (Snapdragon 855 Plus) e na capacidade da bateria (6000mAh), contudo, isso vem a um custo de 100 euros a mais para adquirir o smartphone Asus ROG Phone 2. Cabe a você, leitor, decidir se tais incrementos realmente valem para o seu uso e claro, quando o ROG Phone 2 for lançado, é interessante conferir os testes de desempenho do smartphone.