A desenvolvedora de jogos Bethesda Softworks anunciou em sua conferência ontem uma plataforma voltada para streaming de jogos que promete melhorar sensivelmente o desempenho dos jogos na nuvem. A tecnologia desenvolvida pela empresa chama-se Orion que possui a possibilidade de ser implementada em diversos jogos em variados serviços de streaming.

Segundo a empresa, com a plataforma Orion será possível obter uma experiência de maior qualidade mesmo através da utilização de velocidades mais lentas de internet. A tecnologia funcionará dividindo algumas tarefas de processamento ao mecanismo do jogo de forma local ao invés de executá-las à medida em que são transmitidas ao jogador pela internet.

De acordo com a Bethesda, um dos vários recursos da tecnologia Orion será capaz de proporcionar uma redução de 40% da utilização da banda larga necessária para se conseguir obter uma experiência de streaming em alta qualidade. Também foi dito pela empresa que a tecnologia seria capaz de reduzir o tempo de codificação de um quadro de vídeo causando assim a redução do trabalho computacional em 20%.

Plataforma para utilização em conjunto com os serviços de streaming de jogos
Plataforma para utilização em conjunto com os serviços de streaming de jogos

Não foi mencionado o quanto a utilização de todos os recursos do Orion melhoraria a experiência do usuário, mas foi dito que dependendo do tipo de jogo, ele será beneficiado por um recurso diferente.

Com a tecnologia da plataforma desenvolvida pela Bethesda não será tão importante mais a distância física entre servidores, necessitando assim de menos datacenters. Isso será de grande valia para empresas que não tem tantos recursos poderosos como a Google ou Sony.

As plataformas de streaming de jogos precisaram ativar o Orion para que seja utilizada a tecnologia, mas a empresa garante que a implementação não será um processo caro. Os desenvolvedores de jogos serão, de acordo com a Bethesda, os principais responsáveis pela integração da tecnologia em seus games.

Será realizado um teste da plataforma Orion ao final deste ano de forma independente, sem ligação com qualquer serviço de streaming. Os jogadores poderão "rodar" o jogo Doom 2016 a 60FPS em resolução 4K. As inscrições para o teste começaram a partir de ontem (09) no Bethesda’s Doom Slayers Club.