Recentemente foi relevado pela MediaTek seus novos chipsets com foco em jogos (gamer) para o mercado mobile, o Helio G90 e o Helio G90T. Os novos chips possuem uma CPU octa-core, com 2 núcleos Arm Cortex-A76 e 6 núcleos Cortex-A55, e uma GPU Mali-G76. Os dois recém lançados chipsets possuem construção com litografia de 12 nanômetros e podem chegar a um clock de 2,05Ghz.

Os novos chipsets desenvolvidos suportam o gerenciamento de até 10GB de memória RAM LPDDR4X e possuem a tecnologia dedicada a jogos HyperEngine que traz diversas funções para melhorar a experiência geral nos games durante as jogatinas. Uma das principais funções da tecnologia HyperEngine é a combinação do sinal Wi-fi com o sinal LTE (internet móvel) para aumentar a capacidade da internet.

Outra capacidade interessante dos chipsets G90 e G90T é a possibilidade de conectar simultaneamente o dispositivo móvel a dois roteadores Wi-fi para que a conexão sempre fique estável de acordo com o desempenho de cada aparelho Wi-fi. Também temos o suporte ao HDR10 e o display touch acceleration, para melhorar os comandos durante o jogo e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência mais fluida. 

Imagem ilustrativa do chipset Mediatek Helio G90
Imagem ilustrativa do chipset Mediatek Helio G90

Cada vez mais a MediaTek ganha visibilidade no mercado de smartphones voltados para jogos, com preços mais competitivos se comparado a rival Qualcomm, com seus chipsets Snapdragon, e ao mesmo tempo com bom desempenho. Acredita-se, segundo o site GSMArena que a empresa fornecerá seu chipset Helio G90 em breve para o smartphone que será lançado na Índia em breve.

Fonte: GSMArena