Durante a Conferência Internacional de Supercomputação, foi comunicado ontem pela NVIDIA em seu site o suporte CPUs ARM, proporcionando a indústria de computação de alto desempenho uma nova oportunidade para a construção de supercomputadores exascale. A desenvolvedora de placas gráficas está disponibilizando a partir de agora ao ecossistema ARM seu pacote completo de software AI e HPC que proporciona a aceleração de mais de 600 aplicativos HPC e todos os AI frameworks. O stack inclui todas as bibliotecas NVIDIA CUDA-X AI e HPC, AI Frameworks aceleradas por GPU e ferramentas de desenvolvimento de software, como compiladores PGI com suporte OpenACC e profilers.

Segundo o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang:

Os supercomputadores são os instrumentos essenciais da descoberta científica e a obtenção de supercomputação exacerbada expandirá dramaticamente a fronteira do conhecimento humano. À medida que a escala de computação tradicional termina, a energia limitará todos os supercomputadores. A combinação da computação acelerada CUDA da NVIDIA e a arquitetura de CPU com eficiência energética da Arm proporcionará à comunidade da HPC um impulso para o exascale.

O CEO da ARM também se pronunciou dizendo:

Colaborar com a NVIDIA para levar a aceleração CUDA à arquitetura Arm é um marco importante para a comunidade HPC, que já está implantando a tecnologia Arm para abordar alguns dos desafios de pesquisa mais complexos do mundo

O que tornou a parceria possível foram dois fatores: a eficiência energética dos supercomputadores que possuem tecnologia GPU da NVIDIA para realizar processamentos pesados através de GPUs CUDA processamento em paralelo; Invenção do empacotamento 3SXM e tecnologia de interconexão NVIDIA NVLink, que faz com que seja possível dar scale-up extremamente densos.

Supercomputador com GPUs NVIDIA
Supercomputador com GPUs NVIDIA

O suporte da NVIDIA para sistemas HPC ARM possui mais de 10 anos de colaboração. A NVIDIA usa chips ARM em diversos produtos com chips para jogos portáteis, veículos autônomos, robótica e computação com inteligência artificial embarcada.

Fonte: NVIDIA News