A taiwanesa MediaTek anunciou o seu primeiro chip de processamento gamer, o Helio G90. Seu banner promocional não dá muitas informações, mas a revelação final se aproxima.

Acredita-se que o G90 seja baseado no processador Helio P90, onde encontramos uma CPU com dois núcleos Cortex-A75 (2.2Ghz) e seus núcleos A55 (2.0Ghz). Com relação a GPU, se trata de uma Imagination PowerVR GM9446 (970Mhz), que diz proporcionar uma melhoria de 15% comparado ao Mali-G72 MP3 utilizado no Helio P70.

Ainda se tem dúvidas de que o G90 realmente usaria a mesma GPU, mas espera-se que a MediaTek faça uma melhoria na experiência nos jogos com a utilização de chips da Kirin. De qualquer maneira, mesmo que isso não ocorra, ainda poderemos ver uma GPU mais poderosa (o ARM tem núcleos gráficos Mali-G76 e G77), enquanto o Imagination tem uma nova linha de GPUs da Furian (GM9446 é um chip intermediário da família Rogue).

Banner do novo chip Helio G90
Banner do novo chip Helio G90

Os smartphones voltados para jogos, ao que parece, estão aumentando sua popularidade, porém possuem algo que não agrada muito aos usuários, a utilização dos mesmos chipsets que os celulares flagships (topo de linha) utilizam. Com a utilização de chips como, por exemplo, o Helio G90 e o Snapdragon 855 Plus, os telefones terão algo a mais no aprimoramento da experiência nos jogos.

Fonte: GSMArena