Rumores cada vez maiores rondam os lançamentos da Samsung. O Galaxy Note 10, por sua vez, deverá ser anunciado em agosto - e claro, trazer diversas novidades. Fãs estão cada vez mais apreensivos do que está por vir, uma vez que a marca parece querer declarar o fim da entrada para fones e dos botões físicos. 

De acordo com o portal Android Police, fontes informaram que o aparelho não só deve extinguir o uso de botões de volume, power e Bixby como também a entrada de fone de 3.5 mm.

Esses eram boatos que já rodavam a internet há certo tempo, mas agora chegam com mais certeza para os fãs da Samsung. Pelo que tudo indica, os botões serão substituídos por áreas sensíveis ao toque - que devem ser sinalizadas ou por alguma luz, textura ou de repente algum volume.

Galaxy Note 10 deve abandonar o uso de botões físicos e entrada de fone de 3.5 mm.
Galaxy Note 10 deve abandonar o uso de botões físicos e entrada de fone de 3.5 mm.

É importante ressaltar que a Samsung era uma das únicas grandes fabricantes de smartphones a manter a entrada de 3.5mm para fones de ouvido, decisão não só aprovada como incentivada por uma legião de fãs.

Google, OnePlus, Huawei e Apple por exemplo abandonaram essa característica há bastante tempo em seus aparelhos top de linha. Mesmo outros smartphones intermediários também adotaram a medida - o que deve ter forçado a sul-coreana a seguir os mesmos passos. 

A Samsung deve alegar que a saída dessa entrada de fone pode dar espaço para uma bateria de maior capacidade, além de reduzir a complexidade do design do dispositivo. Porém, essa justificativa não é válida, uma vez que o aparelho deve contar com um espaço para a S Pen que vem com ele.

Caso o argumento da Samsung seja tirar botões e entrada para aumentar o espaço para bateria, como vão fazer com a entrada da S Pen?
Caso o argumento da Samsung seja tirar botões e entrada para aumentar o espaço para bateria, como vão fazer com a entrada da S Pen?

Outro argumento viável para essas escolhas é que, tanto os botões quanto a entrada de 3.55 faziam com que o aparelho ficasse mais exposto e vulnerável a poeira e líquidos, por exemplo. Sendo assim, a remoção dessas características tornaria o celular ainda mais resistente. 

Por fim, a fonte interna do Android Police ainda disse que a marca pode estar trabalhando em vários modelos do aparelho. O que se pode esperar com maior certeza são tamanhos diferentes - mesmo que o menor deles ainda seja considerado grande, uma vez que é um Galaxy Note.