11 recursos indispensáveis em um novo smartphone de 2019

Nem sempre é fácil escolher um novo smartphone. Com tantas opções no mercado, e todas elas se dizendo as melhores possíveis, é preciso ter muito cuidado ao escolher seu próximo aparelho, e ficar de olho nos recursos oferecidos.

Por | @oficinadanet Smartphones Pular para comentários

Comprar um smartphone é um processo complicado. Você tem que se preocupar se o poder de processamento é poderoso o suficiente para suas atividades, se a câmera pode tirar retratos dignos para postar no Instagram, se o design é atraente, entre outras coisas. Há uma série de outros aspectos que você deve considerar, que podem parecer triviais, mas afetam significativamente sua experiência.

Aqui estão alguns recursos que você não deve esquecer-se de verificar ao comprar um novo smartphone.

11 recursos indispensáveis em um novo smartphone de 2019

Geralmente os recursos se resumem à suas preferências, que é onde os aspectos a seguir são importantes. Veja por que esses recursos são importantes e o que acontece se eles não estiverem presentes.

1. Proteção Gorila Glass

A proteção Gorilla Glass pode ser encontrada em dispositivos em todas as faixas de preço. Como o nome sugere, essas telas tem uma camada adicional de proteção para absorver choques e quedas. Vale a pena ressaltar que isso não garante que seu smartphone não seja danificado se ele escorregar da sua mão, mas diminuirá o impacto. Você encontrará essa informação nas especificações do smartphone.

2. LCD ou OLED

As telas OLED foram invariavelmente aclamadas como um recurso reservado para dispositivos mais sofisticados. Embora isso seja verdade, principalmente porque os painéis OLED são mais caros, nem sempre eles são melhores. Existem vários cenários em que um display LCD pode ser pior.

Para começar, as telas de LCD são mais brilhantes. Em segundo lugar, a tela LCD têm cores mais naturais e reais em comparação com a OLED, conhecida por sua saturação e pelos negros profundos. Portanto, a escolha é questão de gosto pessoal.

3. Armazenamento interno

O armazenamento interno afeta todas as ações que você realiza no seu smartphone. A maioria dos usuários não tem consciência de que a quantidade de armazenamento tem um impacto significativo no desempenho.

O tipo de armazenamento determina a rapidez com que os aplicativos podem gravar e ler dados. Os melhores smartphones possuem armazenamento UFS 2.1, mas se você estiver procurando por um aparelho de baixo custo, certifique-se de que ele tenha pelo menos o eMMC 5.1. Essas informações podem ser acessadas facilmente na página oficial do produto ou na plataforma de especificações do Oficina da Net.

4. Software

O dispositivo de seu interesse pode ser anunciado com o software mais recente. Mas isso pode ser simplesmente um truque se a fabricante não tiver um histórico comprovado de atualizações. Um histórico positivo em atualizações de software garante que o smartphone não demore para receber a versão mais recente. Esta é principalmente uma preocupação de quem for comprar um aparelho Android, devido a seus problemas de fragmentação.

5. HDR para Selfies

Para produzir o equilíbrio certo entre o primeiro plano e o plano de fundo em imagens, quase todos os smartphones hoje são fornecidos com um modo de câmera HDR.

Por exemplo, se há uma luz forte atrás de onde você está sentado, o HDR ajusta a faixa dinâmica de uma forma que a saída não vai sofrer, apesar da cena difícil. No entanto, o HDR geralmente é oferecido nas fotos tiradas com a câmera traseira.

Mas se você for alguém que tira muitas selfies, provavelmente também precisará da tecnologia na câmera frontal. Isso é algo que as fabricantes começaram a adicionar em seus aparelhos, então pesquise informações sobre o smartphone que você está interessado.

Leia também: 

6. Cancelamento de ruído

Com os smartphones se tornando mais inteligentes e mais capazes todos os dias, o essencial está sendo ofuscado. E um deles é o microfone que entra em ação quando você está em uma chamada, gravando talvez uma palestra ou fazendo um vídeo.

A fim de oferecer uma experiência melhor nessas situações, a maioria dos fabricantes hoje adiciona um microfone dedicado aos seus smartphones para cancelamento de ruído. Alguns, infelizmente, ainda não o fazem. Então, preste atenção nisso também antes de adquirir o seu próximo smartphone.

7. Carregamento Rápido

O carregamento rápido não é o tipo de privilégio que você terá dificuldades em encontrar enquanto procura um novo smartphone. Mas a única característica que você deve estar atento é se esse carregamento rápido é universal ou não.

As tecnologias proprietárias de carregamento rápido só funcionam com o adaptador e o cabo oficiais da empresa. Portanto, se você perder esse adaptador, ou ele deixar de funcionar, você terá que comprar novamente o original, que geralmente custa muito mais do que um adaptador universal.

8. Acessórios do Smartphone

O ecossistema de acessórios de um produto também desempenha um papel crucial. Depois de ter comprado um smartphone, você pode querer adquirir acessórios extras, como carregador sem fio, smartwatch ou smartband, óculos VR, ou algo estilo os moto snaps da Motorola.

Além disso, você tem que pensar em acessórios de proteção, como case e película. Para garantir que um smartphone em particular tenha um suporte decente para os acessórios, você terá que verificar o quão conhecida é a marca, se o dispositivo é popular e, por fim, como o aparelho se parece com seus predecessores e irmãos.

Um bom exemplo são os produtos da Apple. Eles têm uma enorme seleção de acessórios, e além disso, vários tem tamanhos e formas compatíveis, como por exemplo, o iPhone 5, 5S e SE (eles podem usar a mesma case ou mesma película). Depois de decidir, não se esqueça de adquirir todos os acessórios essenciais para o novo dispositivo.

9. Luz de Notificação

A luz de notificação é outra pequena característica que você pode esquecer e lamentar mais tarde. Ela pode informar rapidamente se há uma notificação pendente ou se o seu smartphone foi totalmente carregado.

Um grupo de empresas começou a substituí-la por aviso na tela sempre ativos, mas se você é alguém que valoriza mais a vida útil da bateria, a luz LED de notificação é claramente mais econômica do que a tela acesa. Além disso, você pode personalizar a luz de notificação com a cor que quiser.

10. Giroscópio

Se você estiver interessado em aplicativos de Realidade Aumentada, não abra mão do giroscópio. Enquanto o medidor de temperatura é suficiente para a maioria dos usuários, ele não pode determinar a rotação do seu smartphone, que é uma obrigação para o AR. É por isso que você deve garantir que o dispositivo que você está comprando tenha um sensor de giroscópio.

11. Leitor de impressão digital e reconhecimento facial

Nos dias de hoje, há muitas opções de aparelhos com facilidades para desbloqueio. Mais seguro que as senhas, que podem ser roubadas, o desbloqueio por impressão digital ou por reconhecimento facial é praticamente impossível de ser burlado. Se você é uma pessoa que gosta de segurança, mas não abre mão da praticidade, é altamente recomendável que busque um aparelho com pelo menos uma dessas formas de desbloqueio.

Mais sobre: smartphones, dicas
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal