No início de setembro, a Samsung anunciou dois novos sensores para a indústria de celulares. Além do GN5 que é o primeiro sensor com pixels de 1.0μm a integrar a tecnologia Dual Pixel Pro, a gigante sul-coreana apresentou o ISOCELL HP1, o primeiro sensor de 200 MP do mundo para a categoria mobile. Agora, a empresa divulgou novos detalhes sobre o funcionamento do sensor que deve se tornar o principal componente para a próxima geração de smartphones.

Samsung revela novos detalhes do ISOCELL HP1

Devido à implementação do deep learning no algoritmo de reestruturação de mosaico, o HP1 se comporta de forma diferente. O sensor pode compactar os pixels de uma única imagem em quatro partes (binning 2x2) para obter um resultado de 50 MP, que deve reduzir o ruído na imagem e apresentar um grande nível de detalhe.

No mesmo modo, o sensor pode gravar vídeos em 8K com pixels de 1,28 µm a 30 quadros por segundo (FPS), mas esse número pode ser maior no modo 4x4, que usa 16 pixels para criar um único pixel na imagem final. Isso resulta em resolução de 12,5 MP e pixels de 2,56 µm.

Além disso, a fabricante empregou um formato de ISO inteligente, que é capaz de aprimorar a absorção de luz. Esta tecnologia captura imagens com diferentes níveis de ISO e permite que a câmera selecione automaticamente os melhores resultados para várias cenas. Com o Smart ISO Pro, essas vantagens se estendem à gravação de vídeo.

O HDR escalonado funciona de maneira semelhante, capturando diferentes exposições em uma faixa dinâmica de 100dB. Para aprimorar o tempo da produção de imagem, a Samsung implementou o recurso Double Super PD que inclui equipar vários pixels com microlentes para obter um foco automático mais ágil.

Quem será o primeiro com ISOCELL HP1 de 200 MP?

Embora tenha revelado novas informações sobre seu sensor de 200 MP, a empresa não confirmou qual será o primeiro smartphone a estrear o componente. De acordo com rumores recentes, a Samsung já enviou protótipos do ISOCELL HP1 para as fabricantes e a Xiaomi pode estar considerando usar este recurso no Mi 12 Ultra, próximo flagship da chinesa.

No portfólio da Samsung, o primeiro modelo a utilizar o sensor deve ser o Galaxy S23 Ultra, cotado para ser anunciado apenas em 2023.

Fonte: GSM Arena