Nesta quinta-feira (28), o Galaxy A72 foi flagrado nos documentos liberados pela Anatel, confirmando o seu iminente lançamento. Antes disso, o aparelho recebeu a certificação da FCC, outro órgão regulador, porém, dos Estados Unidos, e nessa ocasião foi revelado que sua bateria suportará carga rápida de 25W, potência comum entre os carregadores da Samsung.

Assim como no documento do órgão norte americano, o dispositivo aparece no banco de dados da Anatel carregando o código de modelo SM-A725M, e nenhuma das duas certificações revelam muitos detalhes sobre sua ficha técnica. O que pode ser confirmado até agora, é que os dois órgãos falam sobre a presença do carregador incluso na caixa, detalhe importante, já que cada vez mais fabricantes estão aderindo a postura de vender o acessório separadamente, assim como a própria Samsung fez no lançamento dos seus flagships da família Galaxy S21.

Com a numeração SM-A725M, o Galaxy A72 é aprovado pela Anatel. (Imagem: ANATEL)
Com a numeração SM-A725M, o Galaxy A72 é aprovado pela Anatel. (Imagem: ANATEL)

O que se sabe do Galaxy A72 até o momento?

Por incrível que pareça, além do carregador incluso e potência de carga para a bateria, nada mais foi revelado ou sequer confirmado para o novo Galaxy A72. Contudo, rumores apontam que a Samsung vai lançar duas edições do mesmo celular. Ao que tudo indica, a diferença entre eles é que uma versão será lançada com suporte a redes 5G, e outra com suporte a apenas 4G. Esse último, ao que tudo indica, deve chegar em alguns mercados selecionados, mas nada foi confirmado pela fabricante até o momento.

A bateria espera-se que seja uma de 5.000 mAh, mesma amperagem confirmada no Galaxy A02 anunciado pela Samsung ontem (27). Além disso, um blog holandês falou sobre o possível pacote de câmeras que virá integrado no Galaxy A72. As informações falam sobre uma configuração quádrupla em sua traseira, com uma lente principal de 64 megapixels, mais uma de 12 e outras duas de 5 megapixels, para serem utilizadas como ultrawide, macro e profundidade de campo respectivamente.

Imagens renderizadas em computador revelam o suposto design do Galaxy A72. (Imagem: OnLeaks/Voice)
Imagens renderizadas em computador revelam o suposto design do Galaxy A72. (Imagem: OnLeaks/Voice)

No quesito tela, as informações falam sobre um display Super AMOLED+ de 6,7 polegadas, e com o sensor de impressões digitais sendo inserido sob a tela, algo bem semelhante ao que já acontece na família do Galaxy S21. Aparentemente, a Samsung também manteve o conector P2 para fones de ouvido, outro ponto que tem se tornado cada vez mais raro.

Sobre sua ficha técnica, o Galaxy A72 será oferecido em duas opções de memória: 6GB + 128GB ou 8GB + 256GB, passível de expansão via microSD. O processador especulado é o Snapdragon 720G de 8nm da Qualcomm, rodando o sistema operacional Android 11 + One UI.

De praxe, a Samsung não confirmou nenhum desses rumores, mas o seu lançamento está cada vez mais próximo, até porque o dispositivo foi flagrado na página oficial da Samsung na Rússia, indicando que ele deverá ser anunciado em breve.