O que mais se temia, finalmente aconteceu! A Anatel testou e certificou os aparelhos da família Galaxy S21 para serem comercializados no Brasil, e no documento confirmou que a Samsung não vai disponibilizar o carregador e fones de ouvido para os seus compradores.

Foram homologados três modelos da família S21, todos eles com suporte a dual chip. No certificado disponibilizado pela Anatel é possível identificar os modelos SM-G991B, SM-G996BO e SM-G998B, que correspondem ao Galaxy S21, S21+ e o S21 Ultra respectivamente. Ainda não é claro se esses aparelho terão mesmo o nome S21 ou até mesmo S30, mas de acordo com a agência reguladora do Brasil, o que foi confirmado é que realmente não teremos carregador e fone na caixa.

A Anatel realizou os testes nos aparelhos com adaptadores de 25W e nos documentos específicos de cada aparelho, há a informação com os seguintes dizeres;

"O telefone celular não será comercializado com fonte de alimentação"... "O telefone celular não será comercializado com fones de ouvido".

Imagem: Anatel.
Imagem: Anatel.

O lado cômico dessa história, é que a Samsung foi uma das fabricantes que zombou da atitude da Apple quando a mesma anunciou que não forneceria o carregador nas vendas dos novos iPhones. Nessa ocasião, em sua rede social, a Samsung publicou uma imagem provocativa que dizia: "Seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador." Hoje, este post não é mais encontrado na página da fabricante sul-coreana, já que foi excluída pouco tempo depois.

Seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador.
"Seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador."

A história se repete?

Um episódio muito parecido aconteceu em 2016, logo após a Apple anunciar que o seu próximo smartphone, o iPhone 7 naquela ocasião, não teria mais o conector de fones P2. Muitos usuários e fabricantes se uniram para criticar a decisão da Apple, o que inclui a Samsung, que fez até mesmo um vídeo provocando a empresa de Cupertino. Embora a fabricante do iPhone não tenha sido a primeira a eliminar o conector, ela de fato acabou influenciando as demais empresas.

Prova de tal influência, é que poucos anos depois, a Samsung seguiu a tendência de mercado implantada pela Apple, e anunciou que a linha Galaxy Note 10 também não teria o conector de fones de ouvido. Como já era de de se esperar, a Samsung removeu o vídeo que criticava a Apple.

E assim, mais uma vez a Apple parece ter iniciado uma tendência no mercado de segmento mobile. Sem dúvida, assim como a Apple, a Samsung será alvo de reclamações, principalmente no Brasil, mas também vai alegar que essa mudança se trata de uma redução de lixo lançado ao meio ambiente. Para os usuários e potenciais compradores, precisaremos nos acostumar e adaptar a essa nova geração de dispositivos móveis sem carregador.