A algumas semanas atrás nós testamos o iPhone 16E, o modelo mais econômico da Apple. Agora é a vez do iPhone 16 normal que é mais caro, mas será que tem alguma diferença de performance nos jogos?

Ficha Técnica

O processador do iPhone 16 é exatamente o mesmo do 16E, o famigerado Apple A18. Com os testes anteriores a gente descobriu que esse processador é super quente, mas entrega bastante estabilidade nos jogos. Quanto à memória e armazenamento, são 8GB de RAM e 128GB de capacidade - que é o modelo mais em conta que a Apple oferece.

A tela é um dos maiores pontos positivos dos iPhones - trata-se de um display Super Retina OLED com 6.1 polegadas e resolução 1.5K. O lado negativo é que ela só vai até 60Hz na taxa de atualização, ou seja, esse é o máximo que vamos conseguir atingir com esse celular. Nada de selo "Roda Competitivo".

Concorrente:

Contra o iPhone 16, eu gostaria de colocar o Galaxy S24, mas já faz muito tempo que testamos ele e as gameplays estão desatualizadas. Então ele vai contra o Galaxy S25, que apesar de estar uma geração na frente, custa bem menos que o celular da Apple.

Asphalt Legend Unite:

O primeiro jogo é Asphalt Legends, jogamos com tudo no máximo e FPS desbloqueado em 60.

iPhone 16: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 120 FPS - 99% - 💎RODA COMPETITIVO💎

O principal limitador do Iphone 16E não foi o processador, mas sim, a tela de 60Hz. E parece que aqui com o iPhone 16 normal não vai ser diferente - ele ficou com 60 frames de média nos Asphalt com aquela estabilidade perfeita que já estamos acostumados. A questão é que o concorrente da Samsung é um dos pouquíssimos celulares que conseguem desbloquear os 120 frames de média nesse jogo. E a melhor parte, ele tem potência e também tela para sustentar essas taxas. Literalmente o dobro da frequência do celular da Apple.

É selo "Roda Liso" para o iPhone e "Roda Competitivo" para a Samsung.

CarX Street:

Jogamos CarX Street com tudo no máximo e sem limite de FPS.

iPhone 16: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO

O CarX Street pode até ser pesado, mas é fato que nenhum celular ultrapassa os 60 frames nele. Nesse caso, não faz diferença se a tela tem mais de 60 Hz, o fator limitante sempre acaba sendo o processador. Tanto o iPhone 16 quanto o Galaxy S25 conseguiram um resultado perfeito nesse jogo, 60 frames de média com estabilidade perfeita.

Foi só esse ano que a gente descobriu que a opção "sem limite" do CarX, na realidade, significa 60 FPS.

Então chegou a hora de desbloquearem mais FPS, afinal, os celulares alcançaram em performance. Selo Roda Liso para os dois.

COD Mobile:

No COD Mobile jogamos com gráficos no mínimo e FPS no "máximo".

iPhone 16: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 120 FPS - 99% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Agora entrando num jogo de tiro competitivo, temos o bom e velho COD Mobile. Testando no modo Battle Royale, temos o mesmo resultado do Asphalt: o iPhone ficou limitado em 60 frames com estabilidade perfeita, enquanto o Samsung ficou com o dobro dessa performance. A fluidez dos 120 frames importa muito em jogos tiro, seja em primeira ou terceira pessoa. Para o celular ser gamer, precisa ter necessariamente mais que 60 - pelo menos 90Hz é essencial.

Selo "Roda Liso" para o iPhone 16 e "Roda Competitivo" no Galaxy S25.

Genshin Impact:

Jogamos Genshin Impact com gráficos no máximo e FPS desbloqueado em 60.

iPhone 16: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO

Apesar da tela de 60Hz ser um grande limitador do iPhone, existem vários jogos que nem permitem que o celular vá acima dessa frequência. É o caso do Genshin Impact. Foi aqui onde os dois celulares apresentaram a mesma performance: 60 frames de média com estabilidade perfeita. Nas configurações do Genshin até tem opção de 120, mas apenas no iPhone, e já que estamos com o 16, não é possível ainda testar se realmente libera os 120 ou não. Então se inscreva no canal para não perder os vídeos de 2026. Com certeza vamos trazer mais iPhones para testar, e todos da nova geração vem com tela de 120.

Selo "Roda Liso" para ambos os aparelhos.

Tower of Fantasy:

No Tower of Fantasy jogamos com gráficos no extremo, resolução UHD e FPS em 60.

iPhone 16: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 89 FPS - 92% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Um dos maiores atrativos do Tower of Fantasy é que o game sempre libera acima dos 60 frames, seja nos celulares caros, baratos, independente da marca. Mas vale lembrar que, para atingir esses números com os gráficos no máximo, você vai precisar de um celular topo de linha. Um dos que consegue fazer isso com ótima estabilidade é o Galaxy S25, atualmente o aparelho mais barato que tem processador Snapdragon 8 Elite. Já o iPhone 16, coitado, preso nos 60 frames. Pelo menos a estabilidade é perfeita.

Selo "Roda Liso" para a Apple e "Roda Competitivo" para a Samsung.

Wuthering Waves:

Jogamos Wuthering com uma configuração custom, tudo no máximo e FPS desbloqueado em 60.

iPhone 16: 48 FPS - 52% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 59 FPS - 99% - ✅RODA LISO

Se você quer realmente testar a potência do celular, um dos melhores jogos para se fazer isso é o Wuthering Waves. É muito difícil rodar esse game com uma estabilidade boa, e como vocês podem ver, o iPhone 16 não conseguiu ter muito sucesso nesse quesito. A framerate ficou variando entre 60 e 30 frames, terminando com a média em 48. No nosso quesito, ainda é um selo "Roda Liso", mas não tem como negar que o celular com processador Snapdragon performou muito melhor. Pontuou 59 frames de média com 99% de estabilidade, que é um resultado perfeito nesse jogo. Então mesmo em jogos capados em 60 frames, o celular da Samsung leva vantagem.

Fortnite

No Fortnite testamos com os gráficos na qualidade épica e texturas no alto.

iPhone 16: 60 FPS MAX - 45 FPS MIN - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 120 FPS MAX - 34 FPS MIN - 💎RODA COMPETITIVO💎

Agora no Fortnite, apesar dele não desbloquear altas taxas de frame no iPhone, o game rodou com uma ótima estabilidade. Foram 60 frames de máxima e mínima em 45. Claro, não tem toda aquela fluidez dos 120 quadros, mas para ser honesto, a tela do iPhone é OLED, então tem um tempo de resposta bem rápido. A gente não sofre com ghosting igual aquelas telas antigas do tipo LCD do iPhone 11, por exemplo.

Com texturas no alto, o Galaxy S25 não conseguiu uma performance muito boa no Fortnite: apesar da máxima em 120, a mínima ficou em 34 frames, caindo frequentemente. Mesmo assim, é selo "Roda Liso" para o iPhone e "Roda Competitivo" para o Samsung.

Minecraft

Testamos Minecraft com gráficos "bonitos" e renderização nos "16".

iPhone 16: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO

Galaxy S25: 120 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎

A gente faz dois testes no Minecraft, o primeiro consiste em voar com a elitra em alta velocidade pelo mapa novo. Dessa forma a gente estressa o processador ao máximo, já que ele precisa gerar o mapa novo e computar os gráficos ao mesmo tempo.

Nesse cenário, os dois celulares saíram bem dentro dos seus limites: o iPhone manteve os 60 frames de média com estabilidade perfeita, conseguindo gerar o mapa e rodar o game sem travar ao mesmo tempo. Já o Samsung fez isso também, mas com o dobro da framerate.

Minecraft (Vibrant Shaders):

Na segunda parte do teste ativamos os visuais vibrantes na predefinição "favorecer o visual" e com renderização em 12.

iPhone 16: 39 FPS - 62% - ⚠️RODA⚠️

Galaxy S25: 36 FPS - 72% - ⚠️RODA⚠️

Quem disse que Minecraft é fácil de rodar? Até mesmo os celulares mais potentes sofrem para rodar, e tivemos um resultado bem interessante: o iPhone 16 ficou com 39 frames de média e 62% de estabilidade, maior que a média do celular da Samsung. Os dois esquentaram bastante e perderam performance durante a gameplay, então se você está afim de jogar com esse shader ativo, é melhor ficar com a predefinição em "desempenho" e também diminuir a distância de renderização. Dois selos "Roda".

Zenless Zone Zero:

Jogamos ZZZ com qualidade alta e FPS desbloqueado em… 120 frames??!!

iPhone 16: 60 FPS - 95% - ✅RODA LISO

É isso mesmo, o iPhone 16 é o primeiro celular que testamos aqui no canal que tem a opção de liberar 120 frames nas configurações do ZZZ. Isso é trágico, já que a tela só vai até 60Hz. Mesmo assim, o celular rodou com boa performance, pontuando 60 frames de média com 95% de estabilidade. Esquentou igual um chinelo no sol? Sim, mas o importante é que não perdeu performance em nenhum momento. Selo "Roda Liso".

Game of Thonres: Kingsroad:

Jogamos Game of Thrones com o preset no "máximo" e FPS desbloqueado em 60.

iPhone 16: 51 FPS - 84% - ✅RODA LISO

Um jogo que já apareceu várias vezes aqui no canal e mesmo assim sempre tem gente pedindo é o Game of Thrones. Com certeza é um dos mais pesados que aparecem por aqui, e o combate é bem divertido - lembra bastante o God of War. Enfim, quanto a performance, podemos esperar 51 frames de média com boa estabilidade no iPhone 16. Esse foi um dos poucos jogos onde a limitação não foi a tela, mas sim, o processador. É assim que deveria ser sempre.

Selo "Roda Liso".

Temperatura e autonomia:

Uma das maiores diferenças entre o iPhone 16E que testamos anteriormente e o iPhone 16 base é a bateria. Eu imaginava que o celular mais caro tivesse bateria maior, mas não - o 16 tem 3.561 mAh de capacidade, e faz anos que a gente não testa um celular com uma bateria tão pequena.

Mesmo assim, eu coloquei ele no teste. Ficou 2 horas quicando a bolinha no game Stackball, e depois desse tempo gastou apenas 24% de carga. Eu não sei como a Apple consegue fazer celulares com bateria tão pequena e com autonomia tão grande. A gente já testou celulares com baterias muito maiores e que gastaram mais de 35% nesse mesmo teste.

Quanto a temperatura, eu senti o celular muito quente durante vários jogos, mas eu só medi o calor depois de 1 hora de Genshin, igual a gente faz com todos os aparelhos. O iPhone 16 chegou a 46 ºC, sem dúvidas um dos celulares mais quentes que já testamos. Eu esperava que os processadores da Apple não esquentassem tanto quanto os outros, mas pelo visto que a gente viu nesse e também no 16E, tão esquenta muito durante os jogos.

Conclusão

E aí, vale a pena comprar o iPhone 16 para jogar? Considerando que mesmo no modelo mais barato ele sai por mais de 4 mil reais, com certeza não é um bom custo benefício para jogar.

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A tela até tem um tempo de resposta bom, mas a frequência de 60Hz acaba limitando a performance do celular em vários jogos. Eles corrigiram isso no novo modelo, e o iPhone 17 base já vem com 120Hz, mas se esse aqui já tem um preço apavorante, eu nem recomendo procurar quanto está custando o novo modelo. É só para quem tem coração forte.

Consultando o nosso ranking de topos de linha, tadinho, o iPhone 16 ocupa a trigésima quarta colocação, ao lado de outros celulares que ficaram limitados a 60 frames em vários jogos como o OnePlus 11 e o S24 Ultra da Samsung. Ele ficou um pouquinho na frente do iPhone 16E, mas a diferença foi mínima. Esses dois têm a mesma performance nos jogos.

#CelularesPontosAsphalt LegendsCOD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
Samsung Galaxy S25 Ultra60025119 FPS120 FPS60 FPS120 FPS90 FPS
Motorola Razr 60 Ultra6002182 FPS120 FPS60 FPS165 FPS88 FPS
Samsung Galaxy S25 Plus60013116 FPS120 FPS60 FPS120 FPS90 FPS
Samsung Galaxy Z Fold760012118 FPS120 FPS60 FPS120 FPS88 FPS
Samsung Galaxy S2559978120 FPS120 FPS60 FPS120 FPS89 FPS
Samsung Galaxy S25 Edge5902693 FPS120 FPS60 FPS120 FPS89 FPS
33°Samsung Galaxy S24 Ultra5626960 FPS59 FPS60 FPS113 FPS 66 FPS
34°Apple iPhone 16 5597660 FPS60 FPS60 FPS60 FPS60 FPS
35°OnePlus 115594459 FPS60 FPS60 FPS60 FPS60 FPS
36°Apple iPhone 13 Pro Max5592859 FPS59 FPS59 FPS60 FPS60 FPS
37°Apple iPhone 16e5589759 FPS60 FPS59 FPS60 FPS60 FPS
38°JOVI V505572058 FPS89 FPS40 FPS60 FPS53 FPS