Finalmente eu consegui um iPhone para testar aqui no canal Roda Liso! A gente está aproveitando as promoções de novembro, e apareceu uma muito boa lá no nosso canal de ofertas que eu não pude deixar passar. Trata-se do 16E, o iPhone mais barato do momento. Será que é bom em jogos?

Ficha Técnica

O processador do iPhone 16E é o mesmo do 16 normal, trata-se do Apple A18 - uma versão mais fraca do A18 Pro que colocam no iPhone 16 Pro e Pro Max. Já na memória RAM o 16E só é vendido com 8GB, um número suficiente para rodar todos os jogos da nossa lista sem problema de RAM.

Quanto ao armazenamento, eu economizei o máximo possível e levei o modelo com apenas 128GB.

A tela é um Super Retina OLED com 6.1 polegadas de tamanho e resolução 1.5K. E mesmo com esse processador nerfado, eu acho que o 16E vai performar muito bem nos jogos, já que a tela só vai até 60Hz. Ou seja, o nosso objetivo hoje é rodar tudo a 60 frames de média - bem menos que os 120 que estamos acostumados.

Concorrente:

Contra o iPhone 16E, vamos colocar o Galaxy S25 FE da Samsung. Ambos são versões econômicas dos topo de linha de suas respectivas marcas. Então bora testar Apple Silicon contra Exynos da Samsung.

Asphalt Legend Unite:

No Asphalt, testamos com gráficos no máximo e os dois só liberaram a opção de 60 frames.

iPhone 16E: 59 FPS - 97% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 60 FPS - 93% - RODA LISO✅

Começamos com um jogo leve, o Asphalt Legends Unite. Assim a gente já consegue atacar quaisquer problemas de compatibilidade logo de cara. É também um bom teste para verificar se o contador de frames está funcionando bem, e felizmente o Gamebench tem boa compatibilidade com o IOS. Foram 59 frames de média com 97% de estabilidade no iphone, contra 60 de média e 93% de estabilidade no S25 FE. Eu já esperava esse resultado, Asphalt é bem tranquilo. Selo "Roda Liso" para os dois.

CarX Street:

No CarX jogamos com tudo no máximo e sem limite de FPS.

iPhone 16E: 55 FPS - 98% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

Agora que já nos certificamos de que tudo está ok, é hora de pisar fundo no CarX Street. Apesar de ser um jogo pesado, rodou muito bem no iPhone 16E: ele finalizando o teste com 55 frames de média e 88% de estabilidade. Agora, no lado da Samsung, a coisa não podia ficar melhor: o S25 FE fez 60 frames de média com 100% de estabilidade, simplesmente o melhor resultado que poderia ter nesse jogo. Vale mencionar que a tela do iPhone tem uma resolução maior, 1.5K contra o FULL HD+ do S25 FE, então talvez isso tenha influenciado no resultado. Dois selos "roda liso", bora continuar testando!

COD Mobile:

Para desbloquear o máximo de FPS possível, a gente testa COD Mobile com gráficos no mínimo e FPS no "máximo".

iPhone 16E: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 88 FPS - 99% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Não demorou muito para chegarmos no calcanhar de Achiles da Apple. Já que a tela só vai até 60Hz, o celular não libera mais que isso, então o iPhone vai ficar para trás em jogos competitivos como o COD Mobile. Ele rodou com 60 frames de média e estabilidade perfeita, o que não é um resultado ruim, mas nesse jogo, estamos acostumados com resultados mais próximos aos do S25 FE, com a média próxima dos 90 frames.

É selo "Roda Liso" para o iPhone e "Roda Competitivo" para o Samsung.

Delta Force:

Testamos Delta Force com gráficos no máximo e FPS no "ultra".

iPhone 16E: 59 FPS - 97% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 60 FPS - 91% - RODA LISO✅

No Delta Force, tivemos praticamente a mesma performance nos dois celulares. Ambos conseguiram ficar com 60 frames de média e boa estabilidade. Acontece que o Delta Force libera 120 frames, mas apenas em alguns celulares. Então mesmo com performance de sobra e tela de 120Hz a Samsung não consegue sair na frente nesse jogo. Dois selos "Roda Liso".

Genshin Impact:

No Genshin é padrão testar com tudo no máximo e com FPS desbloqueado até 60.

iPhone 16E: 60 FPS - 99% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 60 FPS - 99% - RODA LISO✅

Um dos principais jogos da nossa lista é o Genshin Impact, e na zona inicial tanto o iPhone 16E quanto o Galaxy S25 FE rodam com a mesma performance, 60 frames de média com 99% de estabilidade. Eu acho importante mencionar que tanto o iPhone quanto o Galaxy esquentaram muito, mas muito jogando Genshin. Depois dos testes nos jogos eu vou falar sobre a temperatura e mostrar para vocês na câmera térmica o quão quente eles ficaram.

O importante é que, mesmo esquentando, a performance não caiu em nenhum momento. Selo "Roda Liso".

Tower of Fantasy:

Jogamos Tower of Fantasy com gráficos no extremo, resolução ultra HD e FPS em 60.

iPhone 16E: 60 FPS - 97% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 87 FPS - 86% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Eu sempre falo que Tower of Fantasy é bom porque libera 90 frames em todos os celulares, mas aparentemente eu estava errado esse tempo todo: acontece que se o celular tem tela de apenas 60Hz e o jogo nem mostra a opção de 90Hz. Hoje em dia, até mesmo os celulares mais baratos já vem com 120Hz na taxa de atualização, como o Galaxy A06 que testamos semana passada.

Quanto à performance, podemos esperar 60 frames de média com ótima estabilidade no 16E. Já o S25 FE ficou com média em 87, com o desempenho variando entre 65 e 90.

Selo "Roda Liso" para o iPhone e "Roda Competitivo" para o Samsung.

Wuthering Waves:

No Wuthering Waves é tudo no máximo e com FPS em 60.

iPhone 16E: 50 FPS - 87% - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 56 FPS - 96% - RODA LISO✅

Entramos agora num dos jogos mais pesados da nossa lista, o Wuthering Waves. Nos testes, eu procuro sempre focar no combate, já que esse é o cenário onde a performance tende a cair nesses jogos estilo Genshin. O iPhone 16E ficou com média em 50 frames e estabilidade em 87%, ou seja, as vezes caindo até os 45, mas permanecendo acima disso na maior parte do tempo.

Já com o processador Exynos do S25 FE tivemos um resultado bem melhor nesse game, com uma média maior de 56 frames, mas mais importante, a estabilidade em 96%.

Ou seja, mesmo com o jogo limitado a 60 frames nos dois aparelhos, o Samsung conseguiu ir mais longe. Dois selos "Roda Liso".

Minecraft

Jogamos Mine com gráficos "bonitos" e distância de renderização em 16.

iPhone 16E: 57 FPS - 98% - RODA LISO✅

Agora no Minecraft eu gosto de testar voando em alta velocidade em regiões inexploradas do mapa. Assim a gente estressa o processador ao máximo, principalmente com a distância de renderização em 16. O iPhone performou muito bem nesse cenário, rodando Minecraft liso com 57 frames de média e 98% de estabilidade. O mapa até demora para gerar pedaços novos, mas não chegou a atrapalhar muito o nosso voo.

Quanto ao S25 FE, eu só testei ele no Mine com os shaders ativados, então é isso que vamos fazer agora com o iPhone.

Minecraft (Vibrant Shaders):

O Mine lançou recentemente o modo "shaders vibrantes", e jogamos com a opção favorecer visual e renderização em 12.

iPhone 16E: 29 FPS - 35% - NÃO RODA❌

Galaxy S25 FE: 26 FPS - 75% - NÃO RODA❌

Agora o bicho pegou. Quem disse que Minecraft é fácil de rodar? Com essa opção de visuais ultra realistas, até os aparelhos mais potentes passam sufoco. O iPhone 16E ficou com média em 29 frames e estabilidade em 35%. Muito sofrível jogar assim. Já o Galaxy ficou com a estabilidade melhor, mas com média em apenas 26 frames. Ou seja, não roda para os dois. Se você quiser jogar Mine com esse pacote ligado, vai precisar de um celular com processador Snap 8 Elite ou superior, não tem jeito.

Zenless Zone Zero:

No ZZZ é tudo no máximo e FPS em 60.

iPhone 16E: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

Eu fiz um post na comunidade perguntando quais jogos devemos testar no iPhone, e muita gente pediu pelo ZZZ. Para minha surpresa, esse game rodou muito bem, com 60 frames de média e estabilidade perfeita. Parece que o ZZZ é muito bem otimizado para iPhones, já que ele geralmente não fica tão liso assim quando testamos no Android. Costuma ser um jogo bem dificil de rodar com 100% de estabilidade, para ser bem honesto com vocês.

Selo "Roda Liso".

Fortnite:

Jogamos Fortnite com texturas no alto e qualidade "épica".

iPhone 16E: 59 FPS MÉDIO - 49 FPS MÍNIMO - RODA LISO✅

Galaxy S25 FE: 119 FPS MÉDIO - 64 FPS MÍNIMO - 💎RODA COMPETITIVO💎

O jogo mais difícil não de rodar, mas de instalar foi o Fortnite. Sim, eu tentei de tudo e nada dava certo. No final, tive que trocar a localização da App Store para os Estados Unidos e usar um endereço falso para logar na conta. Agora sim, Fortnite rodando liso com 59 frames de média e mínima em 49 frames. Já no celular da Samsung foi mais fácil de instalar, mas eu testei ele com os gráficos no baixo, assim libera a opção de 120 frames, e foi com essa média que ele ficou. Infelizmente no iPhone não temos como jogar Fortnite acima dos 60 frames, então ele só vai até o selo "Roda", enquanto o Samsung alcança o "Roda Competitivo".

Temperatura e autonomia:

Eu vi bastante gente elogiando a bateria do iPhone, e, de fato, o resultado me surpreendeu muito: por ser um celular compacto, ele só tem 4.000mAh de capacidade total

Por ser um celular compacto, o iPhone 16E tem uma bateria com apenas 4.000mAh de capacidade total. O normal é 5.000mAh. Mas mesmo com essa bateria reduzida, ele tem uma autonomia gigante: depois de duas horas jogando Stackball com a vibração ativada e brilho em 170 lumens, ele gastou apenas 17% de carga total.

Já o Samsung também teve um bom resultado, com bateria de 4.900mAh ele gastou 23%. Com esses dois você pode jogar por várias horas sem se preocupar com bateria. Mas o iPhone dura mais tempo e com uma bateria bem menor.

A bateria é ótima, mas e a temperatura? Eu falei lá no teste do Genshin que ia mostrar para vocês como foi a temperatura, e está aí: média de 46 ºC. Eu pensei que o iPhone ia ser mais frio que o Samsung, mas não. Depois de uma hora de Genshin ficou praticamente com a mesma temperatura do Samsung. Simplesmente fritando as mãos, tanto Apple quanto Exynos.

Conclusão

E aí, vale a pena comprar o iPhone 16E para jogos? Olha, apesar dele ser o iPhone mais barato da atualidade, ainda custa caro. Eu peguei uma promoção boa no nosso grupo de ofertas e levei por R$ 3.200, e, falando apenas no quesito jogos, podemos comprar Smartphones muito melhores que esse aqui por mil reais a menos.

  • R$ 3.330,31 Apple iPhone 16e 128GB Branco Cupom: AEBRBF10 Ver oferta
  • R$ 3.494,00 Iphone 16E 128GB Ver oferta
  • R$ 3.497,00 Apple iPhone 16e de 128 GB - Branco Ver oferta

Eu estou obviamente falando do Edge 60 Pro da Motorola e também do POCO F7, dois celulares que ocupam ótimas posições no nosso ranking de celulares para jogos, já o iPhone 16E ficou na trigésima sexta colocação, fazendo companhia ao iPhone 13 Pro Max que testamos alguns anos atrás.

#CelularesPontosAsphalt LegendsCOD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
Samsung Galaxy S25 Ultra60025119 FPS120 FPS60 FPS120 FPS90 FPS
Motorola Razr 60 Ultra6002182 FPS120 FPS60 FPS165 FPS88 FPS
Samsung Galaxy S25 Plus60013116 FPS120 FPS60 FPS120 FPS90 FPS
ASUS ROG Phone 7 Ultimate5862160 FPS90 FPS56 FPS144 FPS60 FPS
10°Motorola Edge 60 Pro5860388 FPS90 FPS59 FPS120 FPS83 FPS
11°ASUS Zenfone 95830660 FPS90 FPS60 FPS119 FPS89 FPS
16°Motorola Edge 30 Ultra5805459 FPS90 FPS47 FPS120 FPS89 FPS
17°Xiaomi POCO F75796460 FPS90 FPS58 FPS120 FPS82 FPS
18°Samsung Galaxy S25 FE5794360 FPS88 FPS60 FPS120 FPS87 FPS
35°Apple iPhone 13 Pro Max5592859 FPS59 FPS59 FPS60 FPS60 FPS
36°Apple iPhone 16e5589759 FPS60 FPS59 FPS60 FPS60 FPS
37°JOVI V505572058 FPS89 FPS40 FPS60 FPS53 FPS

O iPhone 16E não serve bem para quem curte jogos competitivos como COD, Blood Strike, Fortnite e outros, mas funciona muito bem para games que não liberam mais que 60 frames em nenhum celular como Genshin, Wuthering Waves, CarX Street e por aí vai.