Se você achou que o Undawn ia ser lançado sem que a gente fizesse um vídeo testando e comentando o game, você achou errado. Hoje trouxemos alguns aparelhos que estão em alta no mercado para verificar o desempenho e também comentar um pouco sobre esse novo jogo. Vamos falar um pouquinho sobre a história do Undawn. Afinal, sobre o que é esse game? O óbvio aqui é que ele se trata de zumbis, porém, o que pouca gente sabe é como exatamente ocorre essa abordagem, e é isso o que eu vou te contar.

História

O Undawn se passa em um mundo onde um novo mineral foi descoberto. Esse mineral, cujo nome é Flare, era a única esperança para a humanidade, visto que ele resolvia boa parte dos problemas industriais do planeta. Porém, depois de tanto utilizar esse minério, ocorreu um acidente em uma das cidades importantes do jogo, desencadeando muitas hordas de zumbis infectados.

Gameplay

Quanto à experiência de jogo, você pode navegar em um mundo aberto em busca de quests principais e side quests, pode interagir com outros jogadores e saquear itens de locais abandonados. Além de dar tiro nos zumbis, é importante salientar que existe PVP no jogo, então você terá que se preocupar não somente com os mortos-vivos, mas também com os outros player iguais a você.

Por fim, quem produziu o Undawn foram as empresas Level Infinite e Lightspeed Studios, duas desenvolvedoras com experiências de sucesso na cena dos jogos mobile. Vocês podem checar os outros títulos famosos deles pelo Google e pelo link que vai direto para a página de download do Undawn, confere lá.

Testes de desempenho

Testamos 7 celulares diferentes para tirarmos a prova real do desempenho do Undawn. Foram dois aparelhos de entrada, dois intermediários e dois topo de linha, com o nosso iPhone 11 como um extra. Quanto às configurações, jogaremos com tudo no máximo, priorizando o gráfico, tá certo?

Xiaomi Redmi Note 12

Xiaomi Redmi Note 12
Xiaomi Redmi Note 12

O primeiro smartphone da nossa lista é o Redmi Note 12. Vocês já estão bem acostumados com esse carinha, pois ele é muito falado por aqui no canal. Ele foi lançado em outubro de 2022 com o processador Snapdragon 685, 4 GB de memória RAM e 5000 mAh de capacidade da bateria.

Dentro do Undawn as coisas não foram tão belas assim. No início da gameplay o desempenho estava péssimo, com muitas travadas e falta de estabilidade. Porém, depois de uns minutos a performance normalizou e a jogatina rolou de maneira plena. O Redmi Note 12 marcou a média de 30 FPS, com 82% de estabilidade e uma autonomia da bateria de 4:30h.

Olhando para o visual, a configuração mais alta que conseguimos chegar foi "battery saving" para os gráficos e "high" para a taxa de quadros. ⚠️Selo Roda⚠️ para o Redmi Note 12 no Undawn.

Samsung Galaxy A14

Samsung Galaxy A14
Samsung Galaxy A14

O Galaxy A14 apareceu mais uma vez nos nossos testes, olha que maravilha. É uma honra apresentar o A14 toda vez por aqui, pois esse aparelho é muito bom quando levamos em consideração o seu preço baixíssimo, beirando os R$ 1.000,00. Ele foi lançado em janeiro desse ano com o processador Exynos 1330, da própria Samsung, 4 GB de memória RAM e 5000 mAH de capacidade da bateria.

Voltando agora a nossa atenção para a sua performance, ele marcou a média de 39 FPS, com 71% de estabilidade e uma autonomia moderada de 2:55h de duração. O desempenho não foi dos melhores, mas permaneceu em uma faixa aceitável considerando o nível do aparelho.

A qualidade gráfica máxima que o Galaxy A14 aceitou no Undawn foi de "smooth" para os gráficos e "ultra" para a taxa de quadros. ⚠️Selo Roda⚠️ para o Samsung Galaxy A14.

Xiaomi POCO X5

Xiaomi POCO X5
Xiaomi POCO X5

Chegamos na vez do POCO X5 Pro, um daqueles smartphones milagrosos da Xiaomi que consegue desempenhar muito, apesar de custar uma fração do valor de um flagship. Ele foi disponibilizado para o público em fevereiro de 2023, fazendo uso do processador Snapdragon 695, 8 GB de memória RAM e 5000 mAh.

O POCO X5 foi excepcionalmente bem nos nossos testes, marcando uma média de 58 FPS, com 95% de estabilidade e 4:35h de autonomia da bateria. O Snapdragon 695 desse carinha não é uma escolha ruim para o Undawn, deu para perceber isso.

A configuração que usamos no POCO X5 foi de "super fast" para os gráficos e "ultra high" para a taxa de quadros. ✔️Selo Roda Liso✔️ para ele no Undawn.

Samsung Galaxy M54

Samsung Galaxy M54 | Fotógrafo: Nicolas Muller
Samsung Galaxy M54 | Fotógrafo: Nicolas Muller

O Galaxy M54 ainda não teve a sua aparição própria aqui no Canal Roda Liso, porém já fica de spoiler para o próximo vídeo que vamos soltar. Ele foi lançado em março de 2023 com o processador Exynos 1380, igualzinho ao A54. A sua memória RAM é de 8 GB e ele vem com um total de 6000 mAh de bateria.

Partindo para o desempenho, o M54, assim como o POCO X5, performou maravilhosamente bem. A sua taxa de quadros média foi de 59 FPS, com uma estabilidade de 98% e 2:35h de autonomia da bateria somente. Essa autonomia é bem decepcionante levando em consideração que o aparelho gira em torno da quantidade absurda de bateria que ele possui.

A configuração que ele permitiu usarmos foi um pouco mais alta que no POCO X5: "smooth" para os gráficos e "ultra high" para a framerate. Com isso, o Galaxy M54 levará o ✔️Selo Roda Liso✔️ no Undawn.

Motorola Edge 40

Motorola Edge 40 | Fotógrafo: Nicolas Muller
Motorola Edge 40 | Fotógrafo: Nicolas Muller

O Edge 40 não podia deixar de aparecer no nosso teste de hoje, afinal ele é um aparelho topo de linha, competitivo e com um grande poder de fogo como todos os outros, não é mesmo? Ele foi lançado em maio de 2023 com o processador MediaTek Dimensity 8020, 8 GB de memória RAM e uma bateria mediana de 4400 mAh de capacidade.

Apesar dos gráficos bonitos, o Edge 40 falhou no teste do desempenho, marcando somente 30 FPS, com 98% de estabilidade que, não me entenda mal, não é nenhum fim do mundo, porém também não satisfaz tanto quanto deveria. A sua autonomia foi de 5:00h de duração da bateria.

Nós usamos a configuração "high" tanto para os gráficos, quanto para a taxa de quadros. Com isso, o Edge 40 receberá apenas um ⚠️Selo Roda⚠️ no Undawn.

Xiaomi POCO F5

Xiaomi POCO F5
Xiaomi POCO F5

O POCO F5 é o nosso coringa dos testes, não tem jeito, é isso mesmo. Essa linha da POCO encontra-se no bolso de muita gente, sendo assim esse um dos aparelhos adequados para testarmos em praticamente todas as ocasiões possíveis. Ele nos foi disponibilizado em maio de 2023 com o processador Snapdragon 7 Plus Gen 2, 12 GB de memória RAM e 5000 mAh de capacidade da bateria.

O POCO F5 não decepcionou no resultado e pontuou a média de 58 FPS, com 98% de estabilidade e uma autonomia de bateria impressionante, beirando as 6:00h de duração.

Dando uma olhada nas configurações que usamos, o gráfico estava ajustado na opção "smooth", enquanto o FPS travou em "ultra high". ✔️Selo Roda Liso✔️ para o POCO F5 no Undawn.

iPhone 11

iPhone 11 | Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
iPhone 11 | Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Por último temos o já tradicional iPhone 11 do Canal Roda Liso, que sempre passa por aqui nas ocasiões mais especiais. A maioria das pessoas já conhece esse aparelho, mas aqui a gente apresenta todos igualmente. O iPhone 11 foi lançado em setembro de 2019 com o processador A13 Bionic, da própria Apple. Ele tem 4 GB de memória RAM e uma bateria de 3110 mAh de capacidade.

Devemos agora dar o devido mérito ao iPhone, pois ele foi o único smartphone da nossa lista que permitiu usarmos os gráficos mais altos, mas falaremos disso daqui a pouquinho. Quanto à performance, ele terminou abaixo da média, pontuando apenas 29 frames de média, com 100% de estabilidade.

A configuração que o iPhone 11 nos permitiu usar é a de "ultra" para os gráficos e "high" para o FPS. Olhando para os números brutos, o iPhone 11 não terminou tão bem assim, então você terá de baixar os gráficos para conseguir uma jogabilidade plena e fluída com esse carinha. ❌Selo Não Roda❌ (com os gráficos no máximo) no Undawn.

Conclusão

E é assim que finalizamos mais uma das nossas listas aqui do site, dessa vez contemplando o novíssimo game Undawn. Nós já demos vários motivos para você baixá-lo e ir se divertir, mas se você ainda não se convenceu, aí vai mais um: colocaram o Will Smith no game. Ele é um NPC que te ajuda no game dando quests e informações importantes a respeito do mundo pós-apocalíptico que você se encontra. Agora sim, se você se interessou pelo game, acesse o link para fazer o download agora mesmo.