As TVs Crystal UHD da Samsung costumam vender bastante. A gente já analisou a AU7700, a BU8000, TU8000 e agora chegou a vez da CU7700. Eu to torcendo para essa TV não fazer jus ao nome que botaram nela.

Samsung Crystal UHD CU7700 Review

Design e Construção

A Smart TV CU7700 da Samsung foi lançada em 2024 com um painel VA Crystal UHD, resolução 4K e 60 Hz na taxa de atualização. O nosso modelo testado é o de 50 polegadas, mas temos ela disponível em vários tamanhos, de 43 a até 75 polegadas.

.
Smart TV Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

A primeira coisa que eu percebi ao tirar essa TV da caixa foi o quão similar ela é da Crystal UHD AU7700. A estrutura física é bem semelhante e a experiência de montagem é a mesma.

Não que tenha algo errado com isso: esse sistema de pés que a Samsung usa é perfeito: Basta encaixar os pés e pressionar, super simples e funcional.

.
Pés - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

Os pés de fábrica deixam a TV alta o suficiente para que você coloque uma soundbar na frente sem atrapalhar a imagem.

.
Espaço para soundbar - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

A CU7700 é uma TV bem leve, tem só 10 kilos, uma pessoa sozinha consegue montar ela no móvel em menos de 5 minutos. Agora, se for montar ela na parede, vai precisar comprar um suporte VESA 200 por 200.

A aparência da CU7700 é bem elegante e as bordas são bem finas. A estrutura física da TV, apesar de ser feita inteiramente de plástico, é bem construída e sem rebarbas, me lembrou bastante a BU8000 que testamos ano passado. As duas possuem esse sistema de guiar cabos embutido na estrutura da TV para facilitar a organização e deixar o visual mais limpo.

Entradas

Nas entradas temos duas HDMI comuns e uma HDMI E-arc. Temos uma entrada de áudio óptico, uma entrada para antena, uma entrada RJ45 para internet e apenas uma entrada USB.

.
Entradas - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

Ao que tudo indica, a Samsung está largando o suporte das entradas AV nesses novos modelos de TV. Então fique esperto se o seu aparelho for antigo e ainda utilize esse padrão.

Qualidade de imagem

No quesito qualidade de imagem, eu testei essa TV sem altas expectativas, afinal, ela não tem um painel QLED, OLED, Mini Led, ou qualquer outra tecnologia nova que estamos acostumados a testar por aqui. Essa é uma TV de entrada, e o painel aqui é um simples LCD VA.

.
Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

A boa notícia é que as fabricantes de TV vem aperfeiçoando cada vez mais a qualidade desses painéis LCD. A gente viu isso já na BU8000 também da Samsung e mais recentemente na P635 da TCL, ambas com painéis LCD VA de excelente qualidade.

No caso da CU7700, os contrastes são bons e a nitidez da imagem também. Não chega a ser perfeito - em especial, conteúdos de HDR deixam bastante a desejar, mas no geral, o painel faz um bom trabalho em replicar as cores com precisão.

Ângulos de visão/reflexo

Eu sempre gosto de testar a TV num ambiente extremamente claro e também num ambiente com pouca luz, já que nem sempre você vai estar assistindo a TV numa situação perfeita de iluminação.

.
Ângulos de visão - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

No caso do ambiente ensolarado, o melhor que você pode fazer é sentar reto contra a TV, buscando ao máximo um ângulo de 90 graus. O anti-reflexo da CU7700 é bom, mas não faz milagre.

.
Reflexo - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

Upscaling e Interpolação

E como está o upscaling nessa TV? Para quem não sabe, upscaling é uma tecnologia que aumenta a resolução dos conteúdos exibidos na TV. Então mesmo que você esteja assistindo um vídeo no YouTube em 1080p ou um filme antigo, o processador da TV se encarrega de melhorar artificialmente a qualidade da imagem, deixando-a próxima da resolução 4K. Esse recurso é bem comum e já vem ativado por padrão na maioria das Smart TVs

.
Upscaling - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

E o processador não aumenta apenas a resolução da imagem, mas também a fluidez. Esse recurso é ótimo para assistir esportes, mas pode deixar filmes e séries com um aspecto meio "novela". Eu gosto bastante de usar essa interpolação de frames em tudo, mas se você não curte, é só desativar lá nas Configurações de Nitidez.

Eu testei o upscaling da CU7700 em diversos conteúdos diferentes, incluindo TV aberta. Posso afirmar que o processador Crystal 4K faz um excelente trabalho em aumentar a resolução e a fluidez da imagem. Eu raramente dei de cara com problemas visuais na tela, apenas pequenos artefatos em conteúdos com a resolução original muito baixa.

Configurações de tela

Por ser uma TV de entrada, nós temos poucas opções de configurações de imagem.

Podemos trocar os modos de imagem entre dinâmico, padrão, eco e filmmaker mode. Também temos como aumentar e diminuir brilhos e contrastes, regular as cores - o básico.

Controle

Na página oficial da CU7700 mostra que o controle que acompanha a TV é daqueles sem pilha, que carregam com a luz do sol. Mas isso não é verdade - temos aqui um controle comum, a pilhas. Mesmo assim, é um bom controle. Só sinto falta de um botão para acessar as configurações avançadas da TV com um toque e um botão para acessar o YouTube mais rapidamente, já que é um aplicativo que eu uso bastante.

.
Controle - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

Sistema operacional

Agora entramos na parte que eu menos gosto das TVs da Samsung, o Tizen. Esse sistema operacional é bem lento, principalmente nas TVs de entrada. Na nossa análise da BU8000, por exemplo, o sistema estava tão travado que dificultou os testes.

.
Tizen - Samsung UHD 4K 43CU7700. Fonte: Oficina da Net

Felizmente, parece que a Samsung deu uma optimizada no sistema operacional, está bem melhor que no ano passado. A gente não tem como saber se foi uma melhoria no hardware, como processador ou memória ram, já que essas informações nunca são publicadas pelas fabricantes, mas uma coisa é certa, o Tizen está bem mais veloz na CU7700 do que nas outras TVs de entrada da Samsung que testamos.

Ele ainda dá umas travadinhas e demora para responder de vez em quando, então essa é definitivamente uma área que a Samsung precisa priorizar e continuar melhorando.

Jogos

Essa TV é compatível com o Gaming Hub, então podemos utilizar os serviços de Xbox Cloud Gaming e GeForce Now para jogar na TV sem console. O lado negativo é que, dependendo da velocidade da sua internet, o jogo pode ficar com muito lag e delay.

Antigamente, essa opção de jogar na nuvem era bem interessante, mas agora, os preços das assinaturas deram um salto, então essa função acabou ficando menos atrativa, principalmente para quem não joga todo dia.

Som

Eu vi nas outras análises dessa TV todo mundo falando bem do som dela - que era um dos pontos positivos. Olha, eu devo estar muito mal acostumado com as soundbars que uso, porque fiquei decepcionado com o som dessa TV. Temos dois speakers de 10W em cada lado e o som é bem estridente e distorce fácil nos volumes altos.

Vale a pena comprar?

Não posso dizer que fiquei decepcionado com a CU7700: ela apresenta a qualidade de imagem das TVs da Samsung mas com um sistema operacional bem menos travado. Mesmo assim, eu esperava mais. É outro ano que passa e as mudanças ficam reservadas às TVs topo de linha, enquanto as de entrada continuam no mais do mesmo.

Samsung Smart TV UHD 4K CU7700 55
7.5
Prós
  • Boa imagem e cores;
  • Sistema operacional está mais veloz;
  • Bom custo benefício;
Contras
  • Ângulos de visão.

Se você já tem uma TV de entrada boa, como a AU7700, vai ser difícil notar diferença de qualidade de imagem, som, ou funções. Ainda mais agora que a AU7700 e outras TVs da Samsung receberam atualização de Gaming Hub.

Mas se você tem uma TV antiga, HD, que talvez até nem seja Smart, a CU7700 é uma boa entrada neste mundo, principalmente esse modelo aqui de 50 polegadas. Já analisamos várias smart tvs por aqui, das mencionadas, aqui está o Review da AU7700.

Preço

Quando eu estava pesquisando essa TV para análise, a gente só conseguia comprar ela no site da Samsung por R$2700 à vista, um preço bem salgado. Felizmente ela já caiu bastante de preço e já encontrei uma promoção por R$2300 reais à vista. Aí sim, faz bem mais sentido a compra.

Comparando a TV da Samsung contra a P635 da TCL que testamos recentemente, temos dois aparelhos bem similares, com a principal diferença sendo o sistema operacional, de um lado Tizen e de outro, Google TV. Outra diferença são algumas certificações, a da TCL tem HDR10+ e Dolby Audio. Mas fora isso, só colocando as duas lado a lado para notar quaisquer diferenças na qualidade de imagem - ambas são ótimas.