Compreender a linha de TVs da Samsung é importante para posicionar a AU7700. A fabricante possui três linhas de TVs para quem deseja consumir conteúdo variado, sendo a Crystal UHD a linha de entrada, a QLED a intermediária e a Neo QLED a premium. A AU7700 é a 4K mais básica da linha Crystal UHD, e por isso apresenta algumas limitações em relação aos modelos mais avançados da mesma linha e das linhas superiores, como a falta de tecnologias de melhoria de cores, um processador menos ágil e a ausência de tecnologia FALD. No entanto, por ser um modelo mais acessível, a AU7700 é uma boa opção para quem busca uma tela grande por um preço amigável e não se importa tanto com essas limitações. Analisamos a AU7700 de 70 polegadas, por este motivo que decidimos trazer a vocês, motivos para comprar e não comprar essa TV em 2023.

Em vídeo:

Qualidade de imagem para a categoria

Qualidade de imagem da AU7700
Qualidade de imagem da AU7700

A qualidade de imagem da TV AU7700 da Samsung, que é um modelo de entrada da fabricante coreana, apresenta um bom contraste nativo, já que possui um painel VA que entrega um desempenho satisfatório. No entanto, é importante destacar que a TV não possui gerenciamento de iluminação por zonas, famoso em TVs QLED e OLED. Isso acaba prejudicando a qualidade da imagem em algumas cenas. Além disso, o gerenciamento de reflexos e ângulos de visão da TV também deixa a desejar, dependendo do ambiente em que ela está instalada.

Pelo valor da TV, o contraste é satisfatório e interessante para assistir filmes. O upscaling foi outro ponto que nos impressionou, afinal além de transformar conteúdos geralmente em fullhd para 4K, ela ainda precisa entregar esse conteúdo em 70 polegadas, onde é muito fácil de perceber perda de qualidade, afinal é gigante. Aqui isso não acontece e somando o bom upscaling com o contraste adequado, temos a qualidade de imagem como um dos pontos fortes para essa TV na faixa de preço que ela se encontra.

Bordas finas e design bonito

A Samsung AU7700 não só tem um bom desempenho, como também é uma TV com um design bastante atraente.

AU7700: as bordas finas
AU7700: as bordas finas

Suas bordas finas dão a impressão de que a tela ocupa uma grande parte da área frontal, proporcionando uma experiência de visualização mais imersiva. Além disso, a elegância do acabamento, com suas linhas suaves e minimalistas, é um verdadeiro destaque na decoração da sua sala de estar.

Se você reparar nos pés dela em cima do móvel, pode perceber que é possível instalar uma soundbar diretamente à frente da TV, o que deixa a aparência da sua sala muito mais elegante.

Custo benefício para o tamanho

A Samsung AU7700 se destaca pelo excelente custo-benefício que oferece. Com um tamanho de tela de 70 polegadas e uma variedade de recursos modernos, a TV pode ser encontrada por preços bem acessíveis, o que a torna uma ótima opção para quem procura uma tela grande e recursos atualizados sem gastar muito.

A TV também conta com a opção de game streaming, sendo um dos poucos modelos de TVs de 2021 a oferecer suporte para o Xbox Cloud e o Nvidia GeForce Now.

Geforce Now na TV AY7700
Geforce Now na TV AY7700

Você pode jogar na TV sem precisar de um console, bastando ter uma conexão com a internet. Essa é uma vantagem importante para quem tem uma internet muito boa em casa e quer economizar dinheiro na hora de jogar.

Ela usa uma versão antiga, já meio desatualizada do sistema operacional Tyzen. Mas isso é um ponto positivo. Na linha nova de TVs, a Samsung atualizou o sistema operacional mas manteve o mesmo processador dessa aqui. Isso significa que as TVs de entrada da Samsung de 2022 estão sofrendo para rodar a nova atualização do Tyzen, a gente sofreu bastante com isso lá na análise da BU8000.

Só é boa para ambientes escuros

AU7700 boa em ambientes escuros
AU7700 boa em ambientes escuros

A AU7700 tem um painel LCD VA: os cristais são alinhados verticalmente. Isso significa que ela é uma ótima TV para se usar num ambiente extremamente escuro. Quaisquer fontes de luz que você tiver em casa já vão refletir na tela e atrapalhar a sua experiência.

Outro problema são os ângulos de visão: Quando a gente assiste num ângulo mais lateral, a tela perde bastante a fidelidade das cores. Esse não é um defeito desse modelo de TV em específico, mas sim uma característica de todos os painéis do tipo VA.

Então antes de comprar essa TV, certifique- se que você vai conseguir deixar o ambiente bem escuro. Se você planeja usar essa tela numa sala que pega bastante sol, ou quem sabe você gosta de assistir conteúdos com alta saturação, como esportes e tv aberta, eu recomendo levar uma TV com painel IPS, como a UQ8050 da LG, ela tem contrastes piores que uma tela VA, mas não vai sofrer tanto assim com problemas de ângulo de visão e reflexos em ambientes claros.

Concorrente: AU8000

O modelo sucessor da AU7700 é a AU8000, que colocando lado a lado as duas, há alguns indícios de melhoria, como a tecnologia de pontos quânticos Dynamic Crystal Color, que garante cores mais puras e reais. Além disso ela tem 1 porta USB a mais e é levemente mais fina.

Agora é importante frisar que a TV AU8000 está complicada de encontrar no mercado, ela já está sendo substituída pela BU8000, que analisamos a poucos dias no Oficina da Net. Entre a AU7700 e a BU8000 há diferença de pouco mais de 10% no valor.

BU8000
BU8000

Conclusão

Samsung Smart TV 70 UHD 4K AU7700
7.5
Prós
  • Custo benefício
  • Imagem de acordo pelo preço
  • Robusta
  • Contraste bom
  • Game Streaming
Contras
  • Ângulos de visão

Concluindo, a TV AU7700 de 70 polegadas é uma TV 4K barata, com opção de games por streaming, aliás, sabia que ela é um dos únicos modelos de 2021 que recebeu os aplicativos Nvidia Geforce Now e Xbox Cloud Gaming? Pois é, além de poder jogar diretamente pela TV, sem a necessidade de um console.

Em resumo, ela é uma das TVs grandes 4K mais baratas existentes no mercado, se não a mais barata, por este motivo se você procura por uma TV grande custando menos de R$ 4500.

Onde comprar?

Principais características da TV

  • Tamanho: 70 polegadas
  • Resolução: 4K Ultra HD (3840 x 2160)
  • Tipo de tela: LCD
  • Taxa de Atualização: 60Hz
  • Alcance dinâmico: HDR10+
  • Potência sonora: 20W
  • Tecnologias de áudio: Dolby Digital Plus
  • Entradas: 3 HDMI, 1 Porta LAN, 1 Saída Digital Óptica e 1 USB
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth
  • Montagem na parede: Não informado
  • Sincronização de frames: Não
  • Modo jogo: Sim (Gaming Hub)
  • Tamanhos disponíveis (em polegadas): 43, 50, 55, 60, 65 e 70
  • Consumo de energia máximo: 240 watts
  • Sistema operacional: Tizen

Samsung Smart TV 70 UHD 4K AU7700 - Veja aqui a ficha técnica completa