O local dimming, que significa em português "escurecimento local", nada mais é do que um recurso nas TVs de LED que escurece a luz de fundo atrás das partes da tela que exibem preto. Isso faz com que os pretos pareçam mais profundos e mais escuros nessas partes da tela, o que melhora muito a imagem quando você assiste a vídeos com cenas mais escuras, como filmes e programas de TV.

O local dimming é capaz de aumentar o contraste, tornando o preto mais profundo. A funcionalidade local dimming fará, portanto, a maior diferença ao assistir uma cena escura em uma sala escura. As luzes acesas na sala farão com que a TV reflita essa luz, o que pode fazer com que você não veja realmente o benefício do escurecimento local em uma sala iluminada.

O escurecimento local pode ser um benefício notável para a qualidade da imagem, entretanto, ele também pode fazer com que os pretos percam detalhes, ou ainda que a luz reflita objetos brilhantes para partes mais escuras da tela.

O que é local dimming?

Na maioria das TVs LED modernas, pequenas lâmpadas LED brilham na tela LCD para dar aos pixels a cor. Entretanto, às vezes essa luz sangra por onde não deveria, criando um halo ao redor das áreas escuras da tela. É aqui que entra a tecnologia local dimming.

Ele pode desativar a luz em áreas individuais de pixels, para que os pretos permaneçam mais verdadeiros e os brancos mais brilhantes. Existem 3 tipos principais de local dimming - Back lit (retroiluminado), Edge lit e Full-Array. Abaixo, vamos conhecer um pouco melhor para que você possa entender as diferenças e considerar qual é o melhor para você.

Tipos de local dimming

A tecnologia local dimming está em constante evolução, e você pode escolher entre diferentes variantes.

As TVs baratas geralmente vem nas variantes Edge lit ou Back lit (retroiluminada), enquanto as TVs mais caras têm escurecimento local completo ou OLED.

Embora todas as técnicas melhorem a renderização do preto, elas também apresentam desvantagens.

Full array

Full array
Full array

O Full array (matriz completa) é a melhor forma de local dimming. Atrás da tela estão centenas de pequenas luzes, ou zonas, que são atenuadas individualmente. As partes escuras tornam-se extremamente escuras, enquanto as partes claras permanecem brilhantes.

Este contraste poderoso é claramente visível durante uma cena de um céu estrelado. As estrelas brilham intensamente no céu negro. Essa técnica custa mais espaço do que as outras variantes.

Por isso, as TVs full array costumam ser um pouco mais grossas. Além disso, outra desvantagem é que essas são as TVs mais caras, por serem modelos topo de linha.

Back lit (Retroiluminado)

Back lit
Back lit

Essa técnica é semelhante ao escurecimento local de matriz completa, mas consiste em muito menos lâmpadas. A tela de uma televisão retroiluminada tem de 4 a 12 zonas que geralmente acendem ou escurecem ao mesmo tempo.

Você pode ver claramente a diferença com o escurecimento local da matriz completa durante a cena mencionada de um céu estrelado. As TVs retroiluminadas reconhecem que a maior parte da imagem está escura, e por isso, todos os seus leds diminuem o brilho. Como resultado, o céu fica totalmente negro, mas as estrelas brilham menos.

Edge lit

Edge lit
Edge lit

A maioria das TVs com dimerização local tem a variante iluminada. Com essa técnica, os leds são colocados apenas nas bordas da televisão. Isso permite que as telas permaneçam finas.

A desvantagem é que esses leds precisam brilhar com mais intensidade para iluminar o centro da tela. Isso às vezes causa distorções na imagem. Pontos de luz surgem na parte inferior, superior ou lateral da tela.

E a tecnologia OLED?

OLED
OLED

As telas OLED não têm iluminação de fundo, mas pixels 'auto-emitidos' que se iluminam individualmente ou ficam completamente escuros. Dessa forma, as imagens em preto ficam realmente pretas, sem afetar as partes claras. Uma tela de auto-emissão garante o contraste mais forte entre imagens claras e escuras.

Então, qual variante da tecnologia local dimming devo escolher?

É mais caro, mas uma TV full-array geralmente oferece uma imagem mais impressionante.

Mas os fabricantes de TV estão aprimorando as telas iluminadas - incorporando mais zonas de dimerização locais para que você obtenha um efeito semelhante, mantendo o design fino.

Se você está procurando por alta qualidade de imagem a um preço acessível e em um design fino e leve - a TV com iluminação de borda é provavelmente a escolha certa para você.