Um dos fatores mais importantes a considerar quando estamos comprando um monitor ou notebook é o tipo de tecnologia usada na tela. Existem três tipos de painel LCD: TN, IPS e VA, cada um com pontos positivos e negativos que afetam a qualidade de imagem, experiência do usuário e preço. Neste artigo, vamos analisar os diferentes aspectos que você deve considerar antes de comprar um novo monitor ou notebook.

Tipos de tela LCD: Qual a diferença entre TN, IPS e VA?

Todas as telas LCD (painel de cristal líquido) funcionam da mesma maneira, o que muda é o posicionamento dos cristais: quando a voltagem é aplicada, os cristais mudam de orientação, modificando a quantidade e posição da luz que atravessa os pixels, criando a imagem que vemos na tela. Essa diferença na orientação afeta a qualidade de imagem, os ângulos de visão e o tempo de resposta da tela.

Tela LCD TN:

Monitor AOC AGON AG251FZ2, o modelo do tipo TN ultra competitivo que testamos em 2022.
Monitor AOC AGON AG251FZ2, o modelo do tipo TN ultra competitivo que testamos em 2022.

Os primeiros painéis LCD produzidos em massa foram do tipo TN, que representou uma evolução direta das antigas TVs de tubo (CRT). Até hoje, os painéis TN são produzidos em massa por terem um custo de produção relativamente baixo.

As telas TN são conhecidas por terem ângulos de visão extremamente limitados. Qualquer mudança de ângulo durante o uso resulta na perda de fidelidade das cores exibidas. Mesmo quando visto do ângulo perfeito, a fidelidade de cores das telas TN não é capaz de reproduzir 24 bit truecolor, tendo que recorrer à interpolação para simular os tons corretos. O resultado disso é uma mistura de cores visíveis e contrastes bem inferiores às telas IPS e VA. Por esse motivo, as telas do tipo TN não são recomendadas para tarefas que requerem alta precisão de cores, como edição de fotos, vídeos ou design gráfico.

Observe que as cores da lua ficaram completamente distorcidas quando tiramos a foto num ângulo de baixo para cima. Fonte: Oficina da Net
As cores da lua ficam completamente distorcidas quando tiramos a foto num ângulo de baixo para cima. Fonte: Oficina da Net

Apesar de ultrapassados, os painéis TN continuam sendo produzidos em larga escala por terem um custo de produção baixo. De fato, se você comprar um monitor hoje por menos de R$600, é quase certo que ele terá um painel do tipo TN.

Quem deve comprar uma tela TN?

Nos dias de hoje, a única justificativa para comprar um painel TN é o preço baixo. Mesmo assim, na minha opinião, compensa economizar um pouco mais e comprar um painel VA custo benefício, como o monitor FULL HD de 24 polegadas que análisamos recentemente, o Zinnia Delfos DF24.

Pontos positivos da tela TN:

Preço baixo;

Consegue atingir altas taxas de atualização sem Ghosting/Black Smearing;

Pontos negativos da tela TN:

❌Não consegue atingir todo espectro de cores, aparência "lavada";

❌Péssimos ângulos de visão.

Tela LCD VA:

Monitor VA de 24 polegadas que analisamos aqui no canal, o Zinnia Delfos.
Monitor VA de 24 polegadas que analisamos aqui no canal, o Zinnia Delfos.

As telas do tipo VA possuem excelentes taxas de contraste - as melhores dos três tipos de tela LCD. Segundo os testes realizados pelo RTINGS, as telas TN atingem contraste de 600:1, os IPS 700:1 e VA geralmente atingem 2500:1, até 6000:1 em alguns modelos mais topo de linha.

As telas VA conseguem atingir um nível de preto bem mais escuro que dos outros painéis LCD. Claro, não chega a ser um pixel completamente apagado como nas telas OLED, mas o VA possui a vantagem de não custar uma fortuna. Isso significa que se você usa seu computador ou TV num ambiente escuro, os painéis VA são a melhor opção.

A maioria das TVs LCD 4K vêm equipadas com telas do tipo VA, como a BU8000 Crystal UHD da Samsung que testamos aqui no site e a TCL P635 de 55 polegadas, uma TV com painel VA que deixou todo mundo surpreso com a qualidade de imagem.

Em minha experiência, a principal desvantagem das telas VA é nos jogos: existe um fenômeno chamado de "Black Smearing" que é quando os pixels pretos não conseguem acompanhar a velocidade do restante do painel, deixando um rastro preto na tela em cenas com muito movimento. Esse defeito é visto principalmente em modelos com taxas de atualização maiores, acima dos 120 Hz. Por esse motivo, eu não recomendo monitores VA para jogos.

Exemplo de ghosting/black smearing extremo num painel VA. Nesse caso, é perceptível até enquanto scrollamos pela internet, não apenas em jogos. Fonte: Oficina da Net
Exemplo de ghosting/black smearing extremo num painel VA. Nesse caso, é perceptível até enquanto scrollamos pela internet, não apenas em jogos. Fonte: Oficina da Net

Quem deve comprar uma tela VA?

Pessoas que costumam usar o computador em ambientes escuros vão aproveitar bem um painel desse tipo, já que não sofre com vazamento de luz como os IPS e nem das cores lavadas dos TN. É ótimo para assistir filmes, séries e YouTube.

Para jogos, depende do quão bem você tolera o ghosting/black smearing da tela. Se é algo que incomoda, compre um IPS. Se consegue ignorar, mal percebendo os borrões, recomendo o monitor VA Asus VG24VQEque análisamos.

Pontos positivos da tela VA:

Quase o mesmo preço que os TN, mas apresenta cores superiores.

Os melhores contrastes que um painel LCD pode oferecer;

Pontos negativos da tela VA:

❌Imagem borrada em modelos com altas taxas de atualização (ghosting/black smearing);

❌Fidelidade de cores são melhores que paineis TN, mas piores que IPS.

Tela LCD IPS

Tela IPS do notebook A70 HYB que testamos aqui no canal. Review. Teste em jogos pesados.
Tela IPS do notebook A70 HYB que testamos aqui no canal. Confira a Review e Teste em jogos pesados.

Tanto a tecnologia IPS quanto a VA foram criadas para superar as limitações dos painéis TN, que são conhecidos por sua baixa qualidade na reprodução de cores e ângulos de visão. Entre os painéis LCD disponíveis, os IPS são considerados os melhores em termos de precisão de cores e ângulos de visão, já que eles não sofrem tanto com a perda de cores quando vistos em diferentes ângulos.

Embora os painéis IPS tenham uma reprodução de cores muito mais precisa do que os TN, eles perdem para os painéis VA na representação de contrastes de cores escuras e tons pretos.

Até pouco tempo atrás, os painéis TN eram considerados superiores em relação ao tempo de resposta e taxas de atualização, mas isso mudou com a introdução dos painéis "IPS rápido". Esses novos monitores apresentam taxas de atualizaçãos acima de 144 Hz e um tempo de resposta inferior a 1 milissegundo. A corrida para criar o monitor IPS mais rápido chegou a níveis impressionantes: não é incomum encontrarmos no mercado monitores de 165, 240 Hz, chegando até o Rog Swift Pro, com absurdos 540 Hz de taxa de atualização.

Apesar dos paineis IPS terem evoluído a ponto de superarem os TN em todos os aspectos, o preço continua elevado. Atualmente, no mercado brasileiro, não consegui encontrar um monitor IPS por menos de R$900.

Um ponto negativo dessa tecnologia é o "IPS Glow", um efeito de vazamento de luz que pode ser observado em ambientes escuros devido à incapacidade dos IPS em reproduzir a cor preta com precisão. É importante lembrar que o grau de visibilidade desse efeito pode variar entre as unidades. Uns muito vazados, outros, nem tanto.

Vazamento de luz: uma imagem 100% preta sendo transmitida num monitor IPS.
Vazamento de luz: uma imagem 100% preta sendo transmitida num monitor IPS.

Quem deve comprar uma tela IPS?

Pessoas que valorizam precisão de cores: como designers gráficos, editores de vídeo e criadores de conteúdo no geral.

Gamers: os monitores IPS são, atualmente, os melhores para jogar, já que oferecem taxas de atualização elevadas sem fenômenos prejudicias como o ghosting ou black smearing dos paineis VA, e mantém excelentes cores e ângulos de visão, diferente dos paineis TN.

Pontos Positivos da tela IPS:

As melhores cores que o LCD pode oferecer;

Opções com altas taxas de atualização sem Ghosting/Black Smearing;

Ótimos ângulos de visão.

Pontos Negativos da tela IPS:

❌Vazamento de luz em ambientes escuros;

❌Preço costuma ser mais alto.

Conclusão

Já que cada tipo de tela possui suas vantagens e desvantagens, o jeito mais simples de escolher entre elas é descobrir quais características são mais importantes para o seu uso: Assistindo filmes, séries e YouTube, uma tela VA oferece ótimos contrastes e ângulo de visão relativamente bom. Para jogar e trabalhar, as cores e tempo de resposta dos IPS são excelentes. Já os TN devem ser escolhidos como última opção, já que foram ultrapassados pelos outros dois tipos de painel.