Nos últimos anos, mais pessoas estão adotando sistemas de IPTV e streaming que são mais convenientes e acessíveis aos serviços tradicionais de TV por assinatura. Nesse cenário, duas das opções mais comuns são a Android TV e a Android TV Box. Embora tenha um nome parecido, estamos falando de duas coisas diferentes. Veja as diferenças, vantagens e desvantagens neste artigo.

O que é e como funciona o Android TV?

O Android TV é um sistema operacional feito para TVs (Crédito: Android TV/Reprodução)
O Android TV é um sistema operacional feito para TVs (Crédito: Android TV/Reprodução)

O Android TV é um sistema operacional desenvolvido pelo Google que permite tornar sua TV em uma Smart TV, oferecendo facilidade de navegação, acesso a entretenimento e interatividade. O Android TV foi lançado em 2014, substituindo o antigo Google TV.

A plataforma é controlada por voz graças à integração do Google Assistente e dá ao usuário o controle através de outros dispositivos, como o seu telefone Android e o relógio WearOS ou até por meio de um controle remoto com microfone embutido. O Android TV permite baixar e instalar aplicativos da Play Store, o que inclui jogos de um jogador, multijogador, e que podem ser jogados online e offline.

O que é e como funciona o Android TV Box?

O Android TV Box é basicamente um TV Box comum, porém com o sistema Android TV. Um TV Box é um dispositivo que permite transformar uma TV comum em uma smart TV, com acesso a loja de aplicativos, serviços de streaming como Netflix, HBO Max e YouTube, bem como plataformas de IPTV, como DGO, Multi+, Pluto TV e outras mais.

Modelo de TV Box da ZTE que possui o sistema Android (Crédito: ZTE/Reprodução)
Modelo de TV Box da ZTE que possui o sistema Android (Crédito: ZTE/Reprodução)

Entretanto, mesmo que um TV Box permita utilizar esses serviços, nem todos possuem o sistema operacional Android TV produzido pelo Google. Em poucas palavras, tanto o Android TV como o Android TV Box são um player que permite transformar TVs comuns em smart TVs e precisam apenas de um cabo HDMI para funcionar.

Qual a diferença entre Android TV e Android TV Box?

Embora sejam plataformas que funcionam praticamente da mesma forma, as duas plataformas são diferentes. Por exemplo, o Android TV é um sistema feito especificamente para televisões, projetado para ser exibido em uma tela grande. Esse sistema está disponível em TVs de marcas populares, como SEMP, Philips, TCL, Panasonic e outras.

Por outro lado, o Android TV Box é um dispositivo externo, e não um sistema, de streaming independente que é conectado à televisão para fornecer acesso a aplicativos e conteúdo online. Esses dispositivos funcionam com um sistema Android padrão, como o AOSP, que não são otimizados para exibição em televisões. Na prática, é como se fosse um tablet conectado na TV e por isso alguns aplicativos podem não funcionar corretamente, especialmente se não forem projetados para serem exibidos em uma tela grande.

A interface do Android TV é baseada em cards que facilitam a interação entre um conteúdo e outro (Crédito: Android TV/Reprodução)
A interface do Android TV é baseada em cards que facilitam a interação entre um conteúdo e outro (Crédito: Android TV/Reprodução)

Outra diferença é que o sistema Android TV tem uma interface personalizada projetada para ser exibida em uma tela grande, com um layout mais organizado e simples. Os controles remotos da Android TV geralmente têm poucos botões, tornando-os fáceis de usar. Enquanto isso, a interface do usuário da Android TV Box é bem mais parecida à de um tablet, com uma navegação mais travada quando controlada por um controle remoto.

Android TV ou Android TV Box: qual o melhor?

Se você já tem uma TV com sistema Android TV pode ficar feliz por que deve ser a melhor opção quando à estabilidade, recursos e funções otimizadas (Crédito: Oficina da Net)
Se você já tem uma TV com sistema Android TV pode ficar feliz por que deve ser a melhor opção quando à estabilidade, recursos e funções otimizadas (Crédito: Oficina da Net)

Não existe uma única resposta para essa pergunta, pois depende das necessidades e preferências individuais do usuário. Como vimos neste artigo, ambas as opções, Android TV e Android TV Box, têm suas próprias vantagens e desvantagens.

A Android TV é um sistema operacional desenvolvido pelo Google, projetado para ser usado em televisores inteligentes. Ele já vem instalado nativamente em algumas TVs do mercado e oferece suporte a aplicativos populares, como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube, e permite o controle por voz através do Google Assistente.

Já a Android TV Box transforma qualquer TV normal em uma smart TV apenas por ser conectado a uma entrada HDMI. A Android TV Box oferece mais flexibilidade em relação à escolha da marca e modelo da TV que será usada e também permite a instalação de aplicativos e jogos da Google Play Store.

Em resumo, se você já possui uma TV com Android TV integrado, não há necessidade de comprar uma Android TV Box adicional. Por outro lado, se você tem uma TV sem o sistema operacional, a Android TV Box pode ser uma boa opção para transformá-la em uma TV inteligente.