Quando se trata de escolher a melhor TV 4K para comprar, é comum ouvirmos falar bastante de duas marcas: Samsung e LG. Ambas vendem bastante no Brasil e apresentam regularmente novos modelos com tecnologias avançadas, como TVs OLED, QNED, NEO QLED, e por aí vai. Entretanto, existe uma terceira opção de marca que tem chamado a atenção de muita gente: a TCL. Sempre que a TCL manda TV para review a gente acaba ficando surpreso com a qualidade e preço. Será que esse modelo aqui, a P635, também consegue impressionar? Fica ligado.

Review TV TCL P635 + Google TV

Resumo do review

  • Design: A TV tem um design bonito, mas diferente dos modelos ultrafinos. A estrutura física extra acaba dando mais rigidez para a TV. Os pés são baixos, não dá para colocar nada na frente, e se fixada em um suporte, fica um pouquinho longe da parede.
  • Tela: O Display é LCD com resolução 4K e taxa de atualização de 60 Hz. Tem certificação HDR10 e Micro Dimming configurável no menu. Apresenta boa qualidade da imagem e um dos melhores painéis LCD testados no canal.
  • Ângulo de visão/Reflexo: Recomenda-se posicionar o sofá reto à TV para ambientes bem iluminados. Qualquer angulação já resulta em bastante reflexo.
  • Vazamento de luz: Apresenta vazamento de luz, mas não chega a atrapalhar a experiência.
  • Áudio: São dois falantes de 10W de potência cada um, apontados para baixo. A qualidade do som é boa para assistir filmes, séries e vídeos no YouTube. Nada excepcional, eu usaria uma soundbar, sou chato com som.
  • Sistema Operacional: Roda o sistema operacional Google TV. Impressionou a velocidade de navegação pelos menus. Até que enfim a TCL acertou esse ponto.
ÍNDICE

Design da TV

Na construção externa da TV vocês logo irão notar que ela é diferente dos modelos ultrafinos que estamos acostumados a ver aqui no site. O motivo é que a tela LCD precisa de um espaço para acomodar a estrutura física do painel.

.
Esse modelo está bem robusto, eu não tive medo de danificar ela enquanto manuseava durante a review, o plástico é bem encaixado e a base mantém a TV firme, sem oscilações.

O ponto negativo desse relevo é que se você vai fixar a TV em um suporte, vai acabar ficando um pouquinho longe da parede - tem gente que não curte isso. Já o ponto positivo é que essa estrutura física extra acaba dando mais rigidez para a TV, o que é uma ótima notícia para as pessoas aí dos comentários que reclamam do quão finas e frágeis estão as TVs de hoje em dia.

.
Não passou no teste da plantinha! A base é bem baixa.

Ah, eu já ia esquecendo, os pés dela são bem baixos, não dá pra colocar nada na frente, então leve isso em consideração se tiver planos de usá-la com uma soundbar.

Entradas

Esse nosso modelo de 55 polegadas tem 3 entradas HDMI 2.1, uma entrada RJ45, uma saída de áudio digital óptica, entrada AV, entrada RF, saída de fone de ouvido P2 e uma entrada USB. Nas conexões sem fio temos Bluetooth e Wifi. Tudo normal aqui, você não vai ter problemas conectando dispositivos na TV.

.
Entradas laterais ficam bem próximas ao centro da TV, o que pode ser um problema

Qualidade de imagem

Temos aqui um display LCD com resolução 4K e taxa de atualização de 60 Hz. Vem com certificação HDR10 e Micro Dimming configurável no menu.

Pelas especificações técnicas, essa tela não apresenta nada de especial, é verdade, mas ao assistir essa TV pessoalmente, eu fiquei bem surpreso com a qualidade da imagem. A gente está acostumado a testar várias TVs OLED, QNED, aqui no site, mas vou te falar que essa tela não deixa nada a desejar. Obviamente, os contrastes não são os melhores e você não vai ter aquela diferença de brilho na parte escura e parte clara da imagem, mas mesmo assim, acredito que esse seja um dos melhores painéis LCD que já testamos aqui.

.
Lindas cores

É sempre legal testar as novidades, mas eu também curto trazer aqui para o canal tecnologias que já estão bem estabelecidas no mercado e que a gente sabe que dá pra confiar.

Ângulo de visão/Reflexo

Já vou avisando aqui, se você for instalar essa TV num ambiente bem iluminado, que bate a luz do sol, eu recomendo posicionar o sofá bem reto a TV. Qualquer angulação já resulta em bastante reflexo. Isso pode ser um problema se você é daqueles que deixa a TV ligada na sala e assiste da cozinha, por exemplo.

.
Em ambientes bem iluminados temos bastante reflexo

HDR10

A TCL P635 possui certificação HDR10 - isso significa que você vai poder aproveitar bem os serviços de streaming que fazem uso dessa tecnologia, como Netflix e Amazon Prime.

Vazamento de luz

Um dos maiores pontos negativos dos painéis LCD é o vazamento de luz, e essa TV da TCL não é diferente. Eu tive que mexer bastante nas configurações da câmera para conseguir captar o efeito, então pessoalmente é bem menos perceptível do que na foto abaixo. É algo presente no painel, sim, mas eu digo que não chega a atrapalhar a experiência.

.
Vazamento de luz é quase imperceptível pessoalmente

No geral, a imagem dela é bem nítida e as cores são boas, eu ficaria super satisfeito tendo uma dessas em casa como minha TV principal, seja na sala bem iluminada ou no quarto escuro, ela se sai bem em qualquer ambiente desde que você assista olhando reto para tela.

Sistema operacional

A P635 da TCL roda o sistema operacional Android com uma nova interface, a Google TV. Tem toda aquela integração com o Google que estamos acostumados a ver nos smartphones Android.

.
Aplicativos da Google TV

Ano passado eu disse que o Android TV era meu sistema operacional favorito, e essa opinião permanece.

Normalmente, quando as marcas de TV lançam esses modelos de entrada, acabam economizando no processador, como aconteceu com a BU8000 da Samsung que a gente fez review. Mas aparentemente esse não foi o caso aqui com o modelo da TCL. O sistema operacional é super responsivo e imediato durante a navegação. Não vai encontrar problemas navegando rapidamente pelos menus, o que é bem raro de se ver, até mesmo nas TVs topo de linha.

Controle

O controle da TCL não tem nada de especial. Tem um design até meio feio e ultrapassado, diga-se de passagem. Mesmo assim, cumpre bem a sua função e como ponto positivo, tem suporte ao Google Assistant, então é só segurar o botão e falar no controle que vai funcionar direitinho.

.
Controle é bem simples e utiliza duas pilhas AA

Jogos

Em nenhum lugar a TCL fala que essa é uma TV para jogar, mas mesmo assim eu gosto de testar isso. O GeForce Now, que é o sistema de Cloud Gaming da Nvidia, não vem instalado por padrão mas podemos baixá-lo na AppStore. Eu usei os 30 minutos de teste para jogar Forza Horizon 5 e fiquei bem satisfeito com a performance da TV. Tirando o Cloud Gaming, é só conectar um cabo HDMI e jogar normalmente no seu console ou computador.

.
Jogando Forza Horizon 5

Som

Geralmente, as TVs que a gente testa aqui são extremamente finas e, por isso, não possuem um sistema de áudio satisfatório. As marcas simplesmente supõem que você vai usar uma soundbar de qualquer forma, então acabam não investindo no áudio da TV. Não é o caso desse modelo da TCL. Ela tem dois falantes de 10W de potência cada um, apontados para baixo.

.
Assistindo Senhor dos Anéis fiquei bem satisfeito com o som da TV

Claro que não é melhor que um sistema de som dedicado, mas eu usaria super de boa para assistir filmes, séries e vídeos no YouTube. A espessura extra da TV contribui muito bem para a reprodução dos graves, especialmente em cenas de ação com muitos tiros.

Apesar disso, eu não usaria utilizar o som da TV de forma alguma para escutar música. Não precisa subir muito o volume para a compressão de áudio acabar com toda a qualidade.

Vale a pena comprar?

TCL P635 55
8.0
Prós
  • Imagem e cores ótimas;
  • Boa compatibilidade nas entradas;
  • Google TV é um sistema operacional veloz e completo;
  • Ótimo som para uma SmartTV;
Contras
  • Pés baixos podem atrapalhar com posicionamento de Soundbar

Por mais que eu goste de analisar as TVs da Samsung e LG, não tem como negar que esse modelo da TCL está bom demais. Eu diria que até melhor que as opções de entrada das outras marcas, principalmente no preço, dá só uma olhada:

SAMSUNG BU8000 (43 polegadas)

SAMSUNG AU7700 (50 polegadas)

LG UQ8050 (55 polegadas)

Nas TVs 4K de entrada a gente tem dezenas de modelos, eu coloquei aqui no post os que eu considero mais relevantes. Todos estão custando, no mínimo, 400 reais a mais que a P635 da TCL que testamos hoje.

Honestamente, eu tenho dificuldades em encontrar pontos negativos na P635. Ok, o controle remoto não é lá essas coisas, a base é baixa, a estrutura dela não é fina… Na minha opinião, esses detalhes não mudam o fato desta ser a melhor TV de 55 polegadas custo benefício para comprar em 2023.