Em maio do ano passado nós noticiamos o anúncio de um monitor de 500 Hz que a Asus estava desenvolvendo. Acontece que ele finalmente saiu da fase de protótipos e já está sendo fabricado. É o Asus ROG Swift Pro PG248QP, anunciado ontem pela fabricante de chips taiwanesa na CES.

O ROG Swift Pro é o monitor gamer mais rápido do mundo, atingindo taxas de atualização de incríveis 540Hz.

O monitor mais rápido do mundo

Para atingir uma velocidade tão absurda, a Asus teve de desenvolver um novo tipo de painel, o e-sports TN (E-TN), que segundo a marca, oferece tempos de resposta até 60% mais rápidos do que as telas TN, que já são conhecidas pela velocidade.

Dentro dele existe o processador G-SYNC com NVIDIA Reflex Analyzer embutido - tudo com o intuíto de combater a latência do sistema e a tearing de frames, oferecendo a melhor experiência competitiva possível.

Ok, a latência de imagem está sendo combatida ao extremo, mas e a latência sonora? A ASUS optou por introduzir um ESS DAC disponível pela entrada P3 do monitor: A empresa afirma que dessa forma teremos patricamente zero latência de áudio.

Design agressivo

Na estrutura física, o ROG Swift Pro não esconde o que é - um monitor gamer extremamente competitivo e agressivo: Temos diversos pontos de RGB espalhados pela estrutura, como de costume em periféricos e hardware ROG, e a base possui um sistema retrátil de ajuste horizontal com o intuito de liberar mais espaço na mesa.

Asus ROG Swift Pro PG248QP - Fonte: ASUS
Asus ROG Swift Pro PG248QP - Fonte: Divulgação/ASUS

Para quem esse monitor foi feito?

Esse é um monitor realmente destinado para uso exclusivo em jogos competitivos pelos seguintes motivos:

  • Os painéis TN não são conhecidos por sua fidelidade de cores ou qualidade de imagem, mas sim pela velocidade do tempo de resposta;
  • O tamanho relativamente pequeno de 24 polegadas e resolução FULL HD são o padrão para jogadores de e-sports;
  • A taxa de atualização alta e tempo de resposta curto são essenciais para manter a vantagem competitiva sob os outros jogadores, além de deixarem o jogo bem mais fluído.

Confira abaixo a ficha técnica preliminar do ROG Swift Pro:

Asus Rog SWIFT Pro PG248QP - Veja aqui a ficha técnica completa

Quanto vai custar essa brincadeira?

Quando questionado pelo site The Verge, a ASUS afirmou que o preço deve ser de 899 dólares (R$ 4900, convertido diretamente na cotação atual). É um valor aburdo para um monitor FULL HD, mas se você quiser o monitor mais rápido do mundo, terá de pagar caro.

Obviamente você não precisa de uma taxa de atualização tão absurdamente alta para jogar bem. Abaixo deixo a review de um monitor custo benefício da linha TUF da ASUS. Não é caro e funciona muito bem em jogos competitivos.

O Asus ROG Swift Pro PG248QP não teve sua data de lançamento anunciada até o presente momento.