Qual a diferença entre IP dinâmico e IP estático?

Quando você se inscreve em um provedor de serviços de Internet, muitas vezes tem que optar por um endereço IP estático ou um endereço IP dinâmico. Mas afinal, qual a diferença entre os dois?

Por Redes de computadores Pular para comentários
Qual a diferença entre IP dinâmico e IP estático?

IP estático ou IP dinâmico? Qual a diferença? Todos os dispositivos conectados à Internet possuem um endereço IP (Protocolo de Internet), que funciona como uma identidade do dispositivo, seja ele um computador, notebook, tablet ou smartphone. Esse endereço IP permite que seu dispositivo envie e receba dados de outros dispositivos e servidores. Seu endereço IP é emitido para você pelo seu provedor de serviços de Internet (ISP). Em geral, os ISPs podem emitir aos seus clientes dois tipos de endereços IP: Endereços IP estáticos ou endereços IP dinâmicos. 

Como a nomenclatura sugere, os endereços IP estáticos permanecem os mesmos, enquanto os endereços IP dinâmicos mudam constantemente. Neste artigo, vamos esclarecer as principais diferenças entre IP estático vs IP dinâmico.

O que é o endereço IP?

Um endereço IP (Internet Protocol) é um identificador numérico exclusivo, atribuído a cada dispositivo em uma rede para identificar cada conexão de maneira exclusiva. Ele codifica o número da rede e o número do host e roteadores conectados à rede. 

Os endereços IPv4 têm 32 bits e são usados ​​no endereço de origem e destino dos pacotes IP. Um endereço IP não é necessariamente referido a um host, mas se refere a uma interface de rede, portanto, se um usuário estiver em duas redes, ele deverá ter dois endereços IP.

Diferenças entre IP estático e IP dinâmico

A diferença entre o endereço IP estático e dinâmico está dentro da duração do endereço IP atribuído. O endereço IP estático é um endereço IP fixo, atribuído manualmente a um dispositivo para ser usado por um longo período de tempo. Já o endereço IP dinâmico freqüentemente muda, sempre que o usuário inicializa sua máquina, e é atribuído automaticamente.

Qual a diferença entre IP dinâmico e IP estático?

O que é o endereço IP estático

Como o nome sugere, o endereço IP estático é fixo por natureza e não muda até que seja alterado manualmente pelo ISP ou pelo administrador da rede. Ao contrário do endereço dinâmico, o endereço IP estático, não muda sempre que o usuário se conecta à rede ou envia uma mensagem. Geralmente é atribuído aos servidores, servidores de email, etc.

O endereçamento IP estático fornece acesso consistente e imediato, com custos indiretos insignificantes, pois o endereço IP associado nunca muda. O benefício de usar o IP estático é que ele oferece menos tempo de inatividade, diferente do IP dinâmico, que cria overheads quando é atribuído a um dispositivo. Ele também fornece acesso remoto, o que significa que um usuário pode acessar seu próprio computador a partir de qualquer local.

O que é o endereço IP dinâmico

O endereço IP dinâmico geralmente é configurado nos dispositivos que usam o protocolo DHCP, e frequentemente adquire alterações. Cada vez que o usuário se conecta à rede, seu IP dinâmico muda. O servidor DHCP (Protocolo de configuração dinâmica de hosts) usa um sistema para rastrear e procurar informações de endereço IP que se associam aos elementos de rede ativos. A ferramenta que é usada para tradução é conhecida como Domain Name Server (DNS).

O DNS armazena o endereço IP junto com o nome de domínio, mapeado para identificar o local adequado do elemento de rede, e direciona o tráfego de rede para o ponto correto. Os dois protocolos, DHCP e DNS, são amplamente utilizados durante a navegação na Internet. Quando um usuário tenta se conectar à rede, o DHCP fornece um endereço IP dinâmico por um período e, quando o usuário digita um URL na barra de endereço do navegador, o servidor DNS mapeia o domínio para o endereço IP necessário para a transmissão de dados na página da web.

Principais diferenças entre endereços IP estáticos e dinâmicos

  1. O IP estático é fixo, o que significa que não pode ser alterado até que o próprio usuário o altere. Por outro lado, o IP dinâmico muda com freqüência, e a cada vez que o usuário se conecta a uma rede.
  2. O IP estático é configurado pelo ISP (Internet Service Provider), enquanto o IP dinâmico pode ser configurado usando o DHCP.
  3. O risco associado de invasão de sites é grande no endereço IP estático, pois é sempre constante. Já no IP dinâmico esse risco é baixo.
  4. Quando o dispositivo está configurado com endereço IP estático, ele pode ser rastreado. Considerando que, no caso de endereço IP dinâmico, o rastreamento do dispositivo é difícil, pois o endereço IP está sempre mudando.

Vantagens e desvantagens

IP Dinâmico

Vantagens

  • IPs dinâmicos são mais econômicos que os IPs estáticos.
  • Eles exigem menos manutenção, em comparação aos IP estáticos.
  • IPs dinâmicos suportam implicações de segurança reduzidas.

Desvantagens

  • A maioria dos IPs dinâmicos experimenta um tempo de inatividade prolongado.
  • Os serviços de geolocalização podem ter problemas para determinar a localização precisa.
  • O acesso remoto é geralmente menos seguro, por isso, empresas com endereços IP dinâmicos geralmente preferem acesso presencial dos funcionários à rede do servidor.

IP estático

Vantagens

  • Um endereço IP estático nunca muda, independentemente do status de reinicialização do dispositivo.
  • É mais fácil para os serviços de geolocalização encontrar sua localização precisa.
  • Menos tempo de inatividade em comparação a um IP dinâmico.

Desvantagens

  • IP estático representa possíveis pontos fracos de segurança, já que os hackers terão tempo suficiente para atacar a rede.
  • IP estático sempre custa significativamente mais do que IP dinâmico.
  • A configuração de um IP estático é geralmente mais complexa sem a intervenção do auxílio de configuração manual do ISP.

Conclusão

Quando comparamos endereço IP estático e dinâmico, os endereços IP dinâmicos são mais confiáveis ​​do que estáticos, além de eliminar o processo demorado de configuração manual. Também são menos suscetível aos ataques, à medida que mudam periodicamente, ao contrário do IP estático. Mas são píores para uso de serviços que precisam de geolocalização precisa, e também tem mais tempo de inatividade, na maioria dos casos.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Minha foto