Tanto o endereço IP estático quanto o endereço IP dinâmico são usados para identificar um computador em uma rede ou na internet. O endereço IP estático é fornecido pelo Provedor de Serviços de Internet, e permanece fixo até que o sistema esteja conectado à rede. O endereço IP dinâmico é fornecido pelo DHCP, geralmente uma empresa recebe um único endereço IP estático e, em seguida, gera o endereço IP dinâmico para seus computadores na rede da organização.

Como a nomenclatura sugere, os endereços IP estáticos permanecem os mesmos, enquanto os endereços IP dinâmicos mudam constantemente. Neste artigo, esclareceremos as principais diferenças entre IP estático vs IP dinâmico.

O que é o endereço IP?

Um endereço IP (Internet Protocol) é um identificador numérico exclusivo, atribuído a cada dispositivo em uma rede para identificar cada conexão de maneira exclusiva. Ele codifica o número da rede e o número do host e roteadores conectados à rede.

Os endereços IPv4 têm 32 bits sendo usados ​​no endereço de origem e destino dos pacotes IP. Um endereço IP não é necessariamente referido a um host, mas se refere a uma interface de rede, portanto, se um usuário estiver em duas redes, ele deverá ter dois endereços IP.

Diferenças entre IP estático e IP dinâmico

A diferença entre o endereço IP estático e dinâmico está dentro da duração do endereço IP atribuído. O endereço IP estático é um endereço IP fixo, atribuído manualmente a um dispositivo para ser usado por um longo período de tempo.

Já o endereço IP dinâmico frequentemente muda, sempre que o usuário inicializa sua máquina, é atribuído automaticamente.

Qual a diferença entre IP dinâmico e IP estático?

O que é o endereço IP estático?

Como o nome sugere, o endereço IP estático é fixo por natureza e não muda até que seja alterado manualmente pelo ISP ou pelo administrador da rede. Ao contrário do endereço dinâmico, o endereço IP estático, não muda sempre que o usuário se conecta à rede ou envia uma mensagem. Geralmente é atribuído aos servidores, servidores de email, etc.

O endereçamento IP estático fornece acesso consistente e imediato, com custos indiretos insignificantes, pois o endereço IP associado nunca muda. O benefício de usar o IP estático é que ele oferece menos tempo de inatividade, diferente do IP dinâmico, que cria overheads quando é atribuído a um dispositivo.

Ele também fornece acesso remoto, o que significa que um usuário pode acessar seu próprio computador a partir de qualquer local.

O que é o endereço IP dinâmico?

O endereço IP dinâmico é geralmente configurado nos dispositivos que usam o protocolo DHCP, e frequentemente adquire alterações. Cada vez que o usuário se conecta à rede, seu IP dinâmico muda.

O servidor DHCP (Protocolo de configuração dinâmica de hosts) usa um sistema para rastrear e procurar informações de endereço IP que se associam aos elementos de rede ativos. A ferramenta usada para tradução é conhecida como Domain Name Server (DNS).

O DNS armazena o endereço IP com o nome de domínio, mapeado para identificar o local adequado do elemento de rede, e direciona o tráfego de rede para o ponto correto. Os dois protocolos, DHCP e DNS, são amplamente utilizados durante a navegação na Internet.

Quando um usuário tenta se conectar à rede, o DHCP fornece um endereço IP dinâmico por um período e, quando o usuário digita um URL na barra de endereço do navegador, o servidor DNS mapeia o domínio para o endereço IP necessário para a transmissão de dados na página da web.

Principais diferenças entre endereços IP estáticos e dinâmicos

  1. O IP estático é fixo, o que significa que não pode ser alterado até que o próprio usuário o altere. Por outro lado, o IP dinâmico muda com frequência, e a cada vez que o usuário se conecta a uma rede.
  2. O IP estático é configurado pelo ISP (Internet Service Provider), enquanto o IP dinâmico pode ser configurado usando o DHCP.
  3. O risco associado de invasão de sites é grande no endereço IP estático, pois é sempre constante. Já no IP dinâmico esse risco é baixo.
  4. Quando o dispositivo está configurado com endereço IP estático, ele pode ser rastreado. Considerando que, no caso de endereço IP dinâmico, o rastreamento do dispositivo é difícil, pois o endereço IP está sempre mudando.

Vantagens e desvantagens

IP Dinâmico

Vantagens

  • IPs dinâmicos são mais econômicos que os IPs estáticos.
  • Eles exigem menos manutenção, em comparação aos IP estáticos.
  • IPs dinâmicos suportam implicações de segurança reduzidas.

Desvantagens

  • A maioria dos IPs dinâmicos experimenta um tempo de inatividade prolongado.
  • Os serviços de geolocalização podem ter problemas para determinar a localização precisa.
  • O acesso remoto é geralmente menos seguro, por isso, empresas com endereços IP dinâmicos geralmente preferem acesso presencial dos funcionários à rede do servidor.

IP estático

Vantagens

  • Um endereço IP estático nunca muda, independentemente do status de reinicialização do dispositivo.
  • É mais fácil para os serviços de geolocalização encontrar sua localização precisa.
  • Menos tempo de inatividade em comparação a um IP dinâmico.

Desvantagens

  • IP estático representa possíveis pontos fracos de segurança, já que os hackers terão tempo suficiente para atacar a rede.
  • IP estático sempre custa significativamente mais do que IP dinâmico.
  • A configuração de um IP estático é geralmente mais complexa sem a intervenção do auxílio de configuração manual do ISP.

Conclusão

Quando comparamos endereço IP estático e dinâmico, os endereços IP dinâmicos são mais confiáveis do que estáticos, além de eliminar o processo demorado de configuração manual.

Também são menos suscetíveis aos ataques, à medida que mudam periodicamente, ao contrário do IP estático. Mas são piores para uso de serviços que precisam de geolocalização precisa, e também tem mais tempo de inatividade, geralmente.