O que seríamos nós, nos dias atuais, sem uma conexão com a internet? Aliás, você nem estaria lendo esse post se não tivesse Wi-Fi ou 4G no seu dispositivo. Para além de informação, a internet nos traz entretenimento, interação social, trabalho, entre muitas outras possibilidades. E nada melhor do que ter uma internet rápida para isso, não é mesmo? Por isso, trazemos aqui 5 dicas para aumentar seu sinal Wi-Fi em 2021.

Teste de velocidade de internet Wi-Fi

A primeira coisa a ser feita é testar a velocidade da sua internet para saber se a sua internet realmente está com a velocidade menor do que a contratada. Isso porque você pode apenas estar tendo a impressão de que sua internet está lenta, quando na verdade o problema pode estar no dispositivo ou até mesmo no site que você está navegando.

Antes de mais nada, verifique junto a sua operadora qual a velocidade contratada no seu plano. Logo após você pode testar a velocidade da sua conexão. Há algumas opções disponíveis e grátis, como a ferramenta do Google (basta abrir o google.com e pesquisar por "testar velocidade da internet"), e outras como o Speedtest, Fast, Minha Conexão e Brasil Banda Larga.

Teste de velocidade do Google.
Teste de velocidade do Google.

Uma recomendação importante é que, para que o seu teste de velocidade seja o mais preciso possível, você deve desconectar outros aparelhos do seu Wi-Fi e fazer o teste em um computador ligado via cabo Ethernet com o seu modem, para verficar a velocidade da internet antes mesmo de ser convertida em um sinal sem fio.

Caso você esteja recebendo menos velocidade do que o que está pagando, entre em contato com o seu provedor de internet e informe-se sobre possíveis problemas que possam estar causando a redução da velocidade.

Reclame na Anatel

Ademais, de acordo com as regras da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel - o cliente de internet tem o direito de receber pelo menos 80% da taxa de transmissão média, e a velocidade não pode ser inferior a 40% da contratada em nenhum momento.

Use essa informação ao seu favor, e caso a operadora não cumpra essa lei, você pode abrir uma denúncia junto a Anatel para que a agência verifique o seu problema e, dentro de poucos dias, a operadora será notificada. Isso realmente funciona, a Anatel já resolveu meu problema muitas vezes e eu recomendo o serviço do órgão.

Você pode acessar o site da Anatel e ir em Consumidor > Reclamar > Registrar Reclamação. Além disso, é possível entrar em contato com a agência pelo telefone 1331.

4 Dicas rápidas para aumentar seu sinal Wi-Fi em 2021

1. Reinicie o roteador

A reinicialização do roteador pode melhorar o seu sinal Wi-Fi.
Imagem: Canva.

Embora possa parecer "enrolação" do atendente do seu provedor de internet quando você liga para reclamar da velocidade da sua conexão, reiniciar o modem muitas vezes funciona mesmo.

Às vezes, os dispositivos só precisam reiniciar para aplicar atualizações e resolver problemas de software. Em muitos casos, a reinicialização do roteador melhora o seu sinal Wi-Fi.

Se o roteador tem um botão de alimentação, use-o para desligar o roteador e ligá-lo novamente. Caso não encontre este botão, vá do jeito que você está pensando mesmo: desligue o cabo da tomada, aguarde e ligue novamente. O ideal é esperar uns 5 minutos para ligar a rede novamente.

2. Atualize o firmware do roteador

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

Outro possível problema é que talvez o seu equipamento esteja lento por estar desatualizado, e precisar de atualizações de firmware. Atualizações de firmware são importantes porque seu roteador protege sua conexão com a internet contra hackers. Sem as atualizações necessárias, sua conexão fica vulnerável.

Para encontrar a atualização do firmeware de seu roteador on-line, primeiramente, certifique-se de estar conectado ao Wi-Fi cujo roteador está causando o problemas. Digite o endereço IP do roteador no seu navegador e insira as informações da sua conta.

Logo após se conectar, você pode encontrar as suas informações de firmware e baixar a última atualização. Siga as instruções para carregar a nova atualização no seu roteador. Por fim, reinicie o roteador assim que a atualização estiver concluída.

3. Use a rede 5GHz

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

Nem todos sabem, mas existem diferentes frequências no seu Wi-Fi. Você pode ter um sinal de 2,4 GHz ou 5GHz. As frequências de 5GHz existem há décadas, mas as frequências de 2,4 GHz são muito mais populares.

As bandas de rádio de 2.4GHz ficam muito lotadas porque é o padrão para a maioria dos dispositivos, incluindo controles remotos, dispositivos Bluetooth e fornos de microondas.

Dessa forma, o seu computador está competindo com muitos outros dispositivos em sua casa por um sinal, mudar para a frequência de 5GHz pode trazer seu sinal para um espaço muito mais aberto e acelerar sua conexão.

Primeiramente, acesse o site do seu provedor de serviços de internet e veja as configurações da sua rede, para saber se a frequência do roteador está definida como manual ou automática. Se o roteador estiver configurado como automático, significa que está usando qualquer canal de frequência que oferece o Wi-Fi mais rápido.

Você pode mudar suas configurações para manual a fim de controlar qual frequência o seu roteador está usando. Se as configurações do roteador estiverem definidas como manuais, você pode alterar a frequência em que está em um canal de 5GHz. Quando você está satisfeito com sua escolha, você pode selecionar "Aplicar alterações".

4. Você pode precisar de um novo roteador

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

Se nenhuma das dicas acima deu certo, e a velocidade de internet entregue pelo seu provedor está dentro do esperado, talvez seja necessário trocar o seu equipamento roteador.

Primeiramente, confira se o seu roteador está de fato desatualizado, ou seja, se ele é mais antigo, e verifique quais os modelos são compatíveis com seu provedor de internet. Inclusive, você pode entrar em contato com a sua operadora para saber se você não tem direito a ganhar um novo roteador.

mas se vocie for comprar um roteador, considere o suporte à velocidade que você tem contrarada e aos protocolo Wi-Fi mais novos. Os melhores protocolos são os 11ax, 11ac ou 11n. Você pode encontrar bons modelos de roteadores feitos pela TP-Link, D-Link, Asus, Xiaomi, Huawei e Linksys.