Como descobrir o endereço de IP em qualquer sistema operacional

O endereço de IP permite identificá-lo dentro de uma rede,e é necessário saber seu endereço para fazer certas configurações, além de permitir que outros equipamentos e serviços se conectem ao seu computador.

Por Redes de computadores Pular para comentários
Como descobrir o endereço de IP em qualquer sistema operacional

Depois de obter acesso à configuração do roteador, você pode alterar a exibição da rede e controlar quem pode acessá-la. Também poderá alterar o nome de usuário e a senha padrão, para garantir que ninguém mais possa alterar os protocolos de acesso.

Como encontrar o endereço IP no Windows

Você pode obter o endereço IP privado do seu computador Windows de várias maneiras. O jeito mais simples é clicando com o botão direito do mouse no ícone Rede, da bandeja do Sistema, ao lado do relógio do Windows, e escolher a opção Abrir a Central de Rede Compartilhamento.

Em seguida, clique no link Alterar as configurações do adaptador.

Selecione a rede que você está usando para se conectar à internet, e clique com o botão direito do mouse sobre ela. Agora, escolha a opção Status.

Em seguida, aparece uma caixa mostrando o status da conexão escolhida. Clique no botão Detalhes e procure a linha de endereço IPv4. A série de dígitos que aparece à sua direita é o endereço IP privado desse computador.

Método alternativo

Outra alternativa um pouco mais avançada para conhecer o IP do seu computador é usar o Prtompt de Comando do Windows.

Para isso, pressione a combinação de teclas Windows + R e digite o comando cmd.exe. Então o Prtompt de Comando do Windows é iniciado. 

Em seguida, digite o comando ipconfig. Como resultado, ele mostrará uma lista com os dados da sua conexão de rede. Localize na lista a placa de rede que você está usando e procure a entrada Endereço IPv4, que indicará o IP atribuído a esse computador.

Como encontrar o endereço IP no Mac OS X

A maneira mais fácil de recuperar um endereço IP de roteadores é através das Preferências do Sistema no OS X. Isso é muito parecido com o endereço IP do seu Mac, mas o IP do roteador está alguns passos adiante nos menus de preferência.

Você pode usar o método abaixo para todas as versões do Mac OSX, e funciona com roteadores de rede wi-fi e roteadores ethernet com fio:

  1. Abra as Preferências do Sistema no menu Apple
  2. Clique nas preferências "Rede" na seção "Internet e Wi-Fi"
  3. Selecione "Wi-Fi" ou qualquer interface de rede que você está conectado, e clique no botão "Avançado" no canto inferior direito
  4. Clique na guia "TCP / IP" nas principais opções
  5. O endereço IP dos roteadores é o endereço numérico ao lado de "Roteador:" e será algo como: 192.168.1.1

Como encontrar o IP do roteador Wi-Fi no Mac OS X

As novas versões do OS X também mostram o IP do roteador incluído nos dados detalhados da rede mostrados ao clicar no menu Wi-Fi, pois ele se ajusta à solução de problemas, mas em versões anteriores do Mac OS X você não o encontrará e, felizmente, não é difícil clicar nas preferências do sistema para descobrir essas informações.

Você pode usar qualquer método para descobrir o endereço IP dos roteadores, embora obviamente usar o menu Wi-Fi só funcione para descobrir um IP de roteador se for uma rede sem fio, enquanto o método de Preferência de Sistema funciona independentemente de ser um roteador de rede com ou sem fio.

Nota: o método acima recupera o IP dos roteadores em relação à LAN , não em relação à internet. Se você estiver procurando por um endereço IP externo como visto pela Internet, você pode obter isso digitando o seguinte na linha de comando: curl whatismyip.org

Como encontrar o endereço IP no Linux

Tal como acontece com os seus homólogos, existem vários métodos para encontrar o endereço IP do seu computador em um sistema Linux.

Para usuários menos experientes, será mais fácil e intuitivo fazer isso através de sua interface gráfica.

Por exemplo, para encontrar o endereço IP privado do seu computador no Ubuntu, clique com o botão direito do mouse no ícone Conectar às redes, que você encontra no painel superior, e escolha a opção Informações de conexão.

Na caixa que aparece, na seção IPv4, você encontrará informações sobre a rede que está usando no momento. Entre essas informações, você encontrará o endereço IP do seu computador.

Método alternativo para Ubuntu

Outra maneira simples de saber qual é o endereço IP que foi atribuído ao seu computador é fazê-lo através do Terminal do Linux. Para isso, você só precisa usar um comando simples.

Inicie o terminal no seu Ubuntu. Você pode fazer isso pressionando a combinação de teclas Control + Alt + T simultaneamente. Em seguida, um terminal será iniciado.

Agora, simplesmente digite o comando ifconfig, e as informações de suas conexões de rede aparecerão.

Encontre a conexão que você está usando naquele momento e localize o parâmetro Direc.Inet:. Especifica o endereço IP que foi atribuído ao seu computador nessa rede.

Como encontrar o endereço IP no iOS

Dispositivos móveis, como qualquer tipo de dispositivo que se conecta a uma rede, também recebem um endereço IP dentro dessa rede. 

Comece acessando as Configurações e, no painel lateral Configurações, selecione a opção de conexão.

Se, por exemplo, você estiver usando uma rede Wi-Fi e quiser saber qual é o seu IP dentro dessa rede, toque na opção Wi-Fi.

Agora, na caixa central, toque na rede Wi-Fi à qual você está conectado para mostrar os detalhes da conexão. Clique na guia DHCP e o endereço IP que foi atribuído ao seu dispositivo será exibido na primeira página.

Como encontrar o endereço IP no Android

Encontrar o endereço do IP em dispositivos com sistema operacional Android é tão simples quanto você viu nos dispositivos da Apple.

Acesse o menu Configurações e toque na opção Wi-Fi. Em seguida, abra o menu Opções, clicando no ícone com os três pontos no canto superior (este ícone pode variar dependendo da versão do Android usado, ou se o dispositivo tiver um botão de toque Opções) e escolha a entrada Configurações avançadas.

No final do menu Configurações avançadas de Wi-Fi, você encontrará informações sobre o endereço IP do seu dispositivo Android.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
    Últimas notícias de Redes de computadores
    • Como descobrir o endereço de IP em qualquer sistema operacional

      Como descobrir o endereço de IP em qualquer sistema operacional

      O endereço de IP permite identificá-lo dentro de uma rede,e é necessário saber seu endereço para fazer certas configurações, além de permitir que outros equipamentos e serviços se conectem ao seu computador.

    • O que é o endereço IP 192.168.1.1?

      O que é o endereço IP 192.168.1.1?

      Existem exatamente 4,294,967,296 endereços IPv4, e alguns deles são mais memoráveis ​​do que outros. Um endereço IP de um roteador que você está garantido para lembrar mais cedo ou mais tarde, porque é o endereço IP padrão da maioria dos roteadores Linksys, é 192.168.1.1, e este artigo explica tudo.

    • Qual o alcance de uma rede Wi-Fi?

      Qual o alcance de uma rede Wi-Fi?

      Existem vários roteadores no mercado que garantem uma conexão mais forte, um alcance mais amplo e uma conexão à Internet de alta velocidade, independentemente dos fatores que afetam os sinais. Confira qual o alcance de uma rede Wi-Fi e quais são os tipos de roteadores.

    • Seis tipos de conexões de rede explicados

      Seis tipos de conexões de rede explicados

      Existem tantos tipos diferentes de redes de computadores que pode ser difícil entender as diferenças entre eles, particularmente aqueles com nomes muito semelhantes. Conheça seis tipos de conexões de redes mais populares.

    • Alguém está usando sua internet? Veja 4 dicas para monitorar o uso do Wi-Fi

      Alguém está usando sua internet? Veja 4 dicas para monitorar o uso do Wi-Fi

      Internet lenta é um grande problema que pode afetar seus trabalhos ou estudos ou impedir você de assistir um filme ou série sem travar. Sem falar o quão irritante é tentar carregar um app ou página da web sem sucesso. Mas aqui estão algumas dicas para você resolver isso e monitorar o uso do Wi-Fi.

    • O que é o WPA3? Conheça o Wi-Fi mais seguro

      O que é o WPA3? Conheça o Wi-Fi mais seguro

      O WPA (Wi-Fi Protected Access) e é uma série de protocolos de segurança projetados para proteger seu tráfego Wi-Fi. Saiba o que a próxima atualização do protocolo trará de bom para a segurança digital de todos nós.

    • O que é Fibra Óptica e como funciona?

      O que é Fibra Óptica e como funciona?

      Entenda o funcionamento da fibra óptica. Veja os tipos de fibra óptica existentes para transmitir dados em alta velocidade com consistência e sem interrupções é o que todos os “agentes da informação” desejam.

    • Como melhorar o sinal wi-fi da sua casa usando repetidor

      Como melhorar o sinal wi-fi da sua casa usando repetidor

      Testamos dois modelos de repetidores wi-fi da Intelbras para você poder escolher como melhorar o sinal de rede sem fio dentro da sua casa. Testamos um modelo cabeado outro repetindo o sinal.