Sua senha de Wi-Fi protege sua rede sem fio contra bisbilhoteiros, pessoas que querem usar internet de graça e até mesmo hackers. Por isso, é sempre bom que você use uma senha complexa e difícil de adivinhar, mas ainda simples o suficiente para lembrar e usar. Se você não sae como mudar a senha do seu Wi-Fi, confira abaixo o passo-a-passo e resolva isso agora mesmo!

Esse tutorial serve para aqueles casos em que mais pessoas descobriram sua senha, e você não quer dividir sua internet com mais gente, ou até mesmo em um caso de esquecimento de senha. As etapas reais variam dependendo da marca e do modelo do seu roteador, mas o processo básico é o mesmo.

Veja também: Como saber se alguém está roubando minha Wi-fi?

Há apenas uma desvantagem real ao alterar sua senha de Wi-Fi. Depois de redefinir a senha, você precisa fazer login novamente na sua rede em todos os dispositivos sem fio da sua casa. Essa linha inclui não apenas seus PCs e dispositivos móveis, mas também sua smart TV, Blu-ray, dispositivos de streaming como Chromecast ou Apple TV, e quaisquer outros dispositivos inteligentes. Isso poderá dar um certo trabalho, mas se a mudança melhorar a velocidade do seu Wi-Fi (excluindo da rede ladrões de internet) e melhorar sua segurança Wi-Fi, os resultados valerão o esforço.

Entre na tela de gerenciamento do seu Roteador

O primeiro passo é entrar no gerenciador do seu roteador. Para fazer isso, abra seu navegador e digite o endereço IP do seu roteador no campo de endereço. A maioria dos roteadores recebe um endereço, geralmente 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1.

Digite esse número no seu navegador e pressione enter. Se esse é o endereço certo, você deve ver uma janela de login pedindo para inserir o nome de usuário e senha para o firmware do seu roteador. Digite suas credenciais e clique em OK.

DICA: Seu roteador pode precisar de senha para acessá-lo. Na grande maioria deles, o usuário é admin e a senha admin. Caso o login não seja esse, verifique o padrão no site da fabricante. Ainda assim, se o padrão não funcionar e por muitos casos a operadora pode configurar uma senha, veja abaixo do roteador se não há um adesivo contendo a senha.
Entre no Firmware do seu Roteador
Entre no Firmware do seu Roteador

Encontre o endereço IP do seu roteador

E se o endereço padrão não funcionar? Aqui está uma maneira rápida de encontrar o endereço IP do seu roteador. Abra um prompt de comando.

  • No Windows 10, digite cmd no campo de pesquisa Cortana.
  • No Windows 8.1, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecione Prompt de Comando.
  • No Windows 7, clique no botão Iniciar e digite cmd no campo "Pesquisar programas e arquivos".
Abra um prompt de comando.
Abra um prompt de comando.

No prompt de comando, digite ipconfig. No início das informações exibidas, procure a entrada do Gateway padrão e use esse endereço IP para entrar no roteador.

Prompt de comando
No prompt de comando, digite ipconfig.

Acessar as configurações sem fio

Na home page do firmware do seu roteador, procure uma entrada para Wireless e selecione-a.

Primeiro verifique se sua segurança está definida como WPA2. Esse é atualmente o nível mais forte de criptografia disponível para redes Wi-Fi pessoais (embora um WPA3 mais forte esteja a caminho). Em seguida, procure uma entrada para sua senha atual.

No model da Technicolor, o caminho para acessar a senha do Wifi é Setup > Wireless Setting > Security Setting > Pre-Shared Key.

Mudar senha do Wi-Fi
Mudar senha do Wi-Fi

Mude sua senha

Digite a nova senha no campo apropriado. Tenha em mente as regras de ouro para criar uma boa senha. Se você precisar de ajuda para criar uma senha nova e mais segura da qual possa realmente se lembrar, podemos orientá-lo a fazer isso.

Após mudar sua senha, clique em Apply. Suas configurações estão atualizadas. Agora vem o trabalho real. Você terá que inserir a senha ema cada dispositivo sem fio na sua casa, e entrar novamente em sua rede com a nova senha.

Veja também: como colocar o roteador como repetidor de sinal wi-fi