A Qualcomm pretende ser a primeira empresa a chegar nos 7 nanômetros. Assim, a companhia confirmou que a próxima geração de sua plataforma mobile para modelos topo de linha contará com um processador Snapdragon com tal tecnologia e ainda suporte a 5G.

O presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, revelou que os primeiros smartphones Android com capacidade de 5G no chip de última geração da tecnologia serão lançados no primeiro semestre de 2019.

"Estamos muito satisfeitos por trabalhar com OEMs, operadoras, fornecedores de infra-estrutura e órgãos de padronização em todo o mundo e estamos prontos para ajudar a lançar os primeiros pontos de acesso móveis 5G até o final de 2018 e smartphones usando nossa plataforma móvel de próxima geração. no primeiro semestre de 2019 ", disse Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated. "A liderança contínua da Qualcomm Technologies em pesquisa e engenharia permite um futuro de maior inovação em vários setores, já que a conectividade 5G se torna onipresente".

Qualcomm confirma Snapdragon 855 com suporte ao 5G.
Qualcomm confirma Snapdragon 855 com suporte ao 5G.

Alguns boatos davam conta que o SD855 poderia contar com o modem 5G Snapdragon X50 como parte integrante, no entanto, o Snapdragon X24 deverá ser a solução implantada somente internamente, com conectividade móvel de alta velocidade que pode chegar até 2 Gbps de download e 316 Mbps de upload.

Ele, com uma conexão chamada de 4.9G, chegaria com uma evolução do Snapdragon X20, visto no chipset top de linha atual da Qualcomm, o SD845, que chega a somente 1,2Gbps em download e 150 Mbps em upload.

De qualquer forma, o Snapdragon 855 será compatível com o 5G, caso o smartphone seja pareado com um Snapdragon X50. Deste modo, existe sim um suporte primário ao 5G.

Vale mencionar que a plataforma móvel de destaque com 5G foi projetada para poder habilitar novos dispositivos conectados que trazem experiências de inteligência artificial.

Novos detalhes sobre a plataforma móvel de última geração da Qualcomm devem ser anunciadas no quarto trimestre de 2018.