A Qualcomm pegou todo mundo de surpresa nesta quinta-feira (23) ao anunciar o Snapdragon 6s Gen 4, novo chip voltado para smartphones intermediários. Mesmo sem muito alarde, o lançamento promete um salto de desempenho expressivo: até 36% mais rápido na CPU e 59% em gráficos. A tendência é que esse novo chip passe a ser o preferido de boa parte dos celulares mais acessíveis de 2026.
Quais as novidades do Snapdragon 6s Gen 4
Fabricado em processo de 4 nanômetros, o Snapdragon 6s Gen 4 traz uma CPU octa-core com arquitetura 4 + 4, sendo quatro núcleos de alto desempenho a 2,4 GHz e quatro de eficiência a 1,8 GHz. Embora a Qualcomm não tenha detalhado qual arquitetura está por trás do chip, tudo indica que ele é uma evolução direta do Snapdragon 6 Gen 3, ou até uma versão otimizada do Snapdragon 7 Gen 1.
No conjunto gráfico, a GPU Adreno também recebeu um upgrade importante, garantindo mais fluidez em jogos e suporte a recursos avançados como o Game Quick Touch (que reduz o atraso entre o toque e a ação na tela) e o Variable Rate Shading (que ajusta dinamicamente a complexidade dos gráficos em 3D). Isso significa melhor desempenho com menor consumo de energia, algo essencial em aparelhos intermediários.
Outra novidade é a compatibilidade com telas Full HD+ de até 144 Hz, entregando imagens mais suaves para quem joga ou assiste a vídeos. O chip também suporta câmeras de até 200 MP com processamento de ruído em múltiplos quadros (MFNR) e gravação em 2K a 30 fps com HDR, além de memórias LPDDR5X de até 6.400 MT/s e armazenamento UFS 3.1.
No campo da conectividade, o Snapdragon 6s Gen 4 traz suporte ao Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4 e 5G com velocidades de download de até 2,9 Gbps.
Quando chega ao mercado?
Ainda sem data exata de chegada ao mercado, o novo chip deve estrear em celulares de marcas como Xiaomi, Motorola, Realme, Honor e Vivo, com os primeiros anúncios previstos para as próximas semanas.
Snapdragon 8 Gen 5 será lançado no final do ano
A Qualcomm já confirmou que vai lançar em breve o Snapdragon 8 Gen 5, uma versão mais acessível do Snapdragon 8 Elite Gen 5 e que promete levar parte dos recursos premium para um público mais amplo. A novidade foi adiantada por Alex Katouzian, chefe do grupo de dispositivos móveis e XR da empresa, durante o evento Snapdragon Summit 2025.
De acordo com rumores do leaker Digital Chat Station, o Snapdragon 8 Gen 5 terá código SM8845 e será fabricado no mesmo processo TSMC N3P de 3 nm usado na versão Elite. A arquitetura de CPU Oryon também será mantida, mas com frequências menores: 3,8 GHz nos núcleos de desempenho e 3,32 GHz nos núcleos de eficiência.
Isso significa que, embora ofereça menos potência bruta em relação ao 8 Elite Gen 5 (que chega a 4,62 GHz), o novo chip ainda deve garantir desempenho sólido em jogos, multitarefa e aplicações de Inteligência Artificial, mas claro que num patamar inferior.
Outro ponto esperado é que parte da GPU e IPs presentes no modelo Elite sejam reaproveitados, principalmente na parte de gráficos.
A primeira fabricante a confirmar o uso do novo chip foi a OnePlus, que deve estreá-lo na série OnePlus Ace 6, prevista para lançamento em dezembro na China.
OnePlus will be the first brand to use the Snapdragon 8 Gen 5 in OnePlus 15R (Ace 6) pic.twitter.com/qCFpSQmpC3
— OnePlus Club (@OnePlusClub) September 25, 2025






