A Qualcomm começou investir mais na sua linha de processadores para smartphones intermediários. A companhia, recentemente, apresentou a sua plataforma Snapdragon 670, que deve trazer melhorias para qualidade de fotografias que são tiradas, tudo isso através da Inteligência Artificial para conseguir aperfeiçoar o processo.

Levando em consideração que o Snapdragon 630 e o 660 foram lançados no ano passado com foco alto desempenho e ainda baixo consumo de bateria, o segundo, porém, não acabou sendo aplicado aos smartphones em função do alto custo de produção, já que ele é um downgrade de SD 820, que era direcionado para os tops de linha.

Qualcomm Snapdragon 670 promete fotos melhores em aparelhos intermediários.
Qualcomm Snapdragon 670 promete fotos melhores em aparelhos intermediários.

Através do aumento do uso da Inteligência Artificial nas câmeras dos aparelhos, a Qualcomm percebeu a necessidade de preparar uma plataforma que já pudesse permitir o processamento de imagem diferenciado, o que levaria mais qualidade para as fotografias. Isso tudo deve aumentar ainda mais a responsabilidade das empresas no momento do desenvolvimento do software das câmeras, já que terão que explorar ao máximo o recurso do Snapdragon 670.

O aprimoramento do hardware ocorre pelo Spectra 250 ISP, que está presente normalmente na linha 800, tal recurso faz a melhor detecção de profundidade, redução de ruídos e estabilização de imagens. Vale mencionar que, mesmo com os avanços, o consumo de energia  desse Spectra ISP é menor que o seu antecessor , o que pode auxiliar a manter o controle de bateria e ainda faz dos intermediários um bom custo-benefício.

Até então não temos informações sobre quando veremos a nova plataforma da Qualcomm presente nos smartphones, porém, tudo indica que ainda nesse ano poderemos ver algum lançamento de aparelhos intermediários com o chipset entre as especificações.