Mercado brasileiro de PCs volta a crescer, diz estudo da IDC Brasil

Vendas de computadores no Brasil registra aumento. O estudo foi realizado pela IDC Brasil.

Por | @RafaelaPozzebon Hardware

O mercado brasileiro de PCs voltou a crescer no primeiro trimestre de 2017, após cinco anos de resultados negativos.  Entre os meses de janeiro e março, foram comercializados 1.1 milhão de computadores, ou seja, 5% a mais que no mesmo período de 2016. Deste total, 405 mil unidades foram desktops e 701 mil notebooks. Deste total, 65% são direcionados ao consumidor. Já o segmento corporativo foi responsável pela aquisição de 35% dos computadores, o que representa 340 mil aparelhos. Os dados pertencem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Após cinco anos, vendas de PCs volta a crescerApós cinco anos, vendas de PCs volta a crescer“O crescimento é modesto, mas demostra que o mercado brasileiro está se estabilizando. A melhora aconteceu devido ao fim da oscilação do dólar, às promoções realizadas pelos varejistas para incentivar a compra e ao aumento da confiança do setor corporativo para investir”, diz Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

O estudo da IDC diz ainda que o ticket médio no período foi de R$ 2.141, 22% a menos do que nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, época em que o mercado trabalhava com o dólar mais alto e tinha média de preço de R$ 2.750. “O consumidor brasileiro é muito sensível a preço e a queda de mais de R$ 600 nos computadores foi um ponto decisivo para que o mercado voltasse a crescer”, completa Hagge.

A IDC Brasil, para este ano, prevê a venda de 4,5 milhões de unidades, sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebook, com crescimento de apenas 1,2% na comparação com o ano de 2016, e receita de R$ 9,6 bilhões.

“Em um mercado maduro como o de PCs, um crescimento, mesmo que pequeno, é muito importante, ainda mais porque existe uma forte competição com tablets e, principalmente, com celulares” finaliza o analista da IDC Brasil.

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