Os antivírus são essenciais em todos os dispositivos, seja em computadores ou mesmo em aparelhos móveis. Com os vários perigos que rondam o universo mobile, nada mais natural contar com um algum método de proteção. No entanto, alguns aplicativos acabam traindo a confiança dos usuários e assim, sendo instalados com malwares.

Malwares para android estão se disseminando
Malwares para android estão se disseminando
Na Google Play, por exemplo, alguns malwares estão vindo disfarçados de antivírus e outros de jogos. A descoberta foi feita pela McAfee ainda no final de maio e confirmada recentemente pela RisklQ em um amplo estudo de segurança no mercado móvel. De acordo com a empresa de cibersegurança, tais softwares maliciosos utilizam o medo dos usuários para oferecerem alguma proteção falsa. Grande parte deles diz proteger o celular contra o temido WannaCry. Vale ressaltar que o ransomware não atinge smartphones, apenas computadores com as versões mais antigas do Windows.

Além dos apps que fingem proteger contra o WannaCry, foram encontrados ainda cerca de 508 aplicativos suspeitos no detector de malwares da empresa de segurança.

O problema, ao que tudo indica, não está centrado apenas na loja de aplicativos do Android. Em sites terceirizados, a RiskIQ encontrou dezenas de outras variações de vírus e também malwares disfarçados de programas de proteção, limpeza ou VPN. Alguns deles, inclusive, com milhares de downloads.

Levando em consideração o fato, a melhor forma de se proteger contra tais ataques é ainda baixar aplicativos somente nas lojas oficiais das plataformas mobiles e de desenvolvedores e empresa confiáveis.