As novidades da Apple surgem em eventos como o WWDC, em 2017 não foi diferente. A WWDC é o evento para programadores. Onde traz as novidades em termos de software para os consumidores, assim como o Google I/O. Foram muitas novidades, confira aí: 

tvOS

A primeira novidade foi que todos os conteúdos da Amazon estarão disponíveis na tvOS.

watchOS 4

As novidades no watchOS são as telas, com inteligência da SIRI, a tela principal vai mostrar as informações mais úteis para você onde você estiver e na hora que for mais necessário. De manhã por exemplo, a hora que o sol nasce, o clima do dia, suas agendas, etc. ToyStory, os personagens também poderão estar selecionados como tela de espera, eles são animados. Nada útil, mas divertido.

Apple Watch 4

Melhorias no Workout app, as telas foram melhoradas, além das atividades. Nadando, ele saberá qual atividade está fazendo, vai monitorar a média e também distâncias. Agora com NFC, você poderá emparelhar os aparelhos da academia com o Apple Watch. A leitura dos batimentos seria feito pelo relógio e enviada para o aparelho da academia.

Preview para desenvolvedores estará disponível hoje. Para os consumidores somente na nossa primavera.

macOS

Novo macOS, chamado de macOS High Sierra. As melhorias começam no Safari, em termos de performance. Segundo a Apple, Safari é 80% mais rápido que o Chrome, no Mac. AutoPlay block, está é outra novidade. Quando um site toca um vídeo automaticamente, ele vai bloquear, a menos que você desbloqueia.

O aplicativo de e-mail, Mail, também foi melhorado. A Apple conseguiu reduzir 35% do espaço ocupado pelos seus e-mails.

O app de fotos também teve algumas melhorias, como organização por reconhecimento facial, várias categorias como locais e etc. Com o app de fotos, você poderá editar algumas coisas nas imagens, estas edições estarão sincronizadas com o Photoshop, por exemplo. Onde você editar, ele vai sincronizar com o outro app.

APFS: Apple File System, é o novo sistema de arquivos do macOS, pouco foi falado dele, o que deu para perceber é a melhoria de cópia de arquivos, que por maior que seja, é instantânea, quando feita no mesmo disco.

Beta para desenvolvedores começa hoje. Uma versão beta pública estará disponível em junho para todo mundo. Na primavera, todos os usuários habilitados vão receber gratuitamente a atualização do sistema operacional.

São eles, 2010 para frente:

  • Macbook Air
  • Macbook Pro
  • Mac mni
  • Mac Pro

Antes de 2010:

  • MacBook
  • iMac
macOS High Sierra

 

iMac

As novidades do iMac começam pela tela. Agora com 500 nits, ela é 43% mais brilhante que a anterior, usando 10bit dithering, ela agora é capaz de reproduzir 10 bilhões de cores.  

Processadores Kaby Lake, nova capacidade de memória, agora a versão de 21,5" poderá ter 32GB e a versão de 27" 64GB de memória RAM. Fusion Drive, nas versões de 27" vão tornar os SSDs 50% mais eficazes e agora com capacidades de até 2TB. A versão TOP de 21,5" também terá esta melhoria. Thunderbold 3, agora o iMac terá duas entradas destas.

Gráficos: A versão 21,5" terá Intel Iris Plus Graphics 640, com 64MB eDRAM. Em termos de performance, chega a ser 80% mais veloz que a versão anterior. iMac Retina 4K 21,5", ela tem uma Radeon Pro 555 ou 560, com 4GB de VRAM, o que a torna 3x mais rápido que a versão anterior. iMac 5K 27", ela vem com Radeon Pro 570, 575, 580 com 8GB de VRAM, o que pode entregar o processamento de 5,5 teraflops de dados.

iMac Pro

Vem com o um novo design, com cores escuras. Segundo a Apple, é o Mac mais potente feito até o momento. Ele vem equipado com processadores de 8, 10 e 18 núcleos Xeon. Radeon Vega é a placa de vídeo, com capacidade de 22 teraflops, veja a diferença comparado com o melhor iMac. Com 4TB de SSD e escrita de 3GBps. Além disto, conta com 4 portas Thunderbold 3, e porta de 10Gb de rede.

Com processador de 8 núcloes, 32GB de memória, 1TB de SSD, custando 4999 dólares. E estará disponível em dezembro. Deve chegar ao Brasil custando quanto? Pela simples conversão passa longe dos 16 mil reais.

iMac Pro

iOS 11

Tim Cook começa falando sobre a satisfação de 86% dos usuários, comparado com 7% do Android 7, os dados são da Apple, não me xingue nos comentários.

Comparativo de satisfação do iOS 10 contra o Android 7

Messages no iCloud

Agora as mensagens estarão sincronizadas pelo iCloud, e vai diminuir o consumo de seus dispositivos. Desta forma, quando você escrever algo no iPhone, estará automaticamente sincronizada no Mac.

Apple Pay

A Apple estima que 50% dos revendedores estarão aceitando Apple Pay até o final do ano. Estava faltando uma forma de pagamento ainda, pagamento entre pessoas. Agora você poderá enviar dinheiro para outras pessoas pelo iMessage. Você pode enviar e receber dinheiro. Quando receber, poderá destinar ele a sua conta, enviar para amigos, ou então comprar em qualquer lugar que aceite o Apple Pay.

SIRI

Agora a SIRI estará mais "humana", usando Deep Learning, a SIRI será capaz de pronunciar de diferentes formas a mesma palavra, conforme o contexto.

Traduções: está é uma nova opção da SIRI, não do mercado, afinal já vimos isso em concorrentes, inicialmente será possível traduzir de inglês para chinês, francês, alemão, italiano e espanhol. Novos idiomas virão em breve.

Novas formas de solicitar coisas para SIRI também foi uma novidade apresentada. Sabemos que ainda é complicado de conversar como um "JARVIS", mas tem melhorado bastante com o tempo.

Câmeras

1 trilhão de fotos são tiradas todo o ano com iPhones. Um novo formato de compressão de vídeos HEVC, que reduz pela metade o tamanho dos vídeos, e esta compressão foi aplicada também nas fotos em JPEG, que agora tem um nome de HEIF (High Efficiency Image Format).

Maps

Uma nova atualização traz ao Maps o mapa de shoppings e aeroportos nas cidades de Boston, Chicago, Hong Kong, Longon, Los Angeles, NY, Philadelphia, San Francisco, San Jose, Toky e Washington. Para aeroportos as cidades são:

Aeroportos que vão receber mapeamento

Modo não perturbe enquanto dirige: A Apple vai desligar todas as notificações que não são relevantes enquanto estiver dirigindo. Se estiver conectado ao bluetooth do carro, se estiver se deslocando com o Maps o iPhone vai entender que estará dirigindo. Se não estiver, basta clicar no botão, passageiro (semelhante ao Waze). As mensagens não serão entregues no seu smartphone e você poderá colocar um aviso automático. Mas se for algo urgente, a pessoa pode responder com uma palavra chave que você define, portanto, esta mensagem será entregue.

Home: AirSpeak 2: Com o AirSpeak 2, você poderá controlar em separado onde gostaria de tocar a música no ambiente de casa.

Apple Air Speak

Apple Music

O concorrente do Spotify chegou a 27 milhões de consumidores ativos e pagantes. Agora, você poderá ver o que seus amigos estão escutando agora (Spotify sorriu de leve). Nova API do serviço também foi apresentada, os desenvolvedores podem tratar com todas as funcionalidades do app.

App Store

A App Store recebe semanalmente 500 milhões de visitantes, que fazem 180 bilhões de downloads, e atingiram a marca de 70 bilhões de dólares já pago a desenvolvedores, deste valor foram 13% somente no ano passado.

Nova App Store

Uma nova App Store, redesenhada. Vai iniciar com uma tela chamada Today. Nela terá o melhor App escolhido pela Apple, para você descobrir novos aplicativos. Outra aba será a de jogos, que também vai trazer as melhores escolhas para você.

Machine Learning

A Apple vai liberar a API para que os desenvolvedores possam usar da infraestrutura de machine learning da empresa. Track de faces, detecção de faces, detecção de texto, leitura de código de barras, detecção de objetos entre outros.

Realidade aumentada

A Apple apresentou hoje algo que a ASUS tem feito com o Zenfone AR, onde pode posicionar objetos e interagir com eles. Porém, diferente da concorrente, não foram necessárias mais câmeras ou especificações extras no telefone, o iPhone 7 mesmo foi capaz de reproduzir as interações.

Realidade aumentada

Segundo a Apple, da noite para o dia, eles têm a maior plataforma de AR do mundo, e foram capazes de reproduzir tudo isto usando o CPU, GPU, câmeras e o software.

iPad Pro

Um novo iPad pro foi apresentado hoje, com 10,5", pesa 450 gramas. Segundo a Apple é o melhor tamanho para apresentar o teclado em tamanho real. A tela conta com 600 nits de brilho, e incríveis 120Hz de frequência. A nova caneta também foi melhorada, ela tem apenas 20 ms de latência.

Novos iPad Pro

Ele vem equipado com o processador A10X, com seis cores, é 30% mais rápido que o anterior, e 40% mais rápido em termos gráficos. Segundo a Apple a velocidade aumentou 500x desde o primeiro iPad.

São 10 horas de bateria, a mesma capacidade da versão anterior. A câmera traseira é de 12MP, a frontal de 7MP.

Em ambas as versões, 10,5" e 12,9" contarão com 64GB de armazenamento interno, nas suas versões iniciais. Eles custarão:

Preços do iPad Pro

Todos os modelos contam com rede LTE, e podem ser adquiridos hoje. Começam a ser entregues na próxima semana. Eles serão entregues com iOS 10 e obviamente vão receber atualização para iOS 11.

Com o iOS 11, o iPad Pro vai ganhar novas opções de drag and drop. Você pode simplesmente arrastar arquivos, fotos, texto e links de qualquer lugar para qualquer lugar. Ficou bastante intuitivo e fácil de usar.

iOS 11 está disponível para todos os desenvolvedores hoje. A versão beta estará disponível para qualquer pessoa no final do mês. O restante das pessoas vão receber na primavera a atualização gratuita.

Música

Música sempre esteve no DNA da Apple, ela revolucionou o modo como escutamos com o iPod. Atualmente o Apple Music conta com 40 milhões de músicas, 2 milhões de artistas.

Apple HomePod: Reinventar o jeito de tocar música em casa?

HomePod

Assim como o iPod reinventou a música de bolso, o HomePod quer fazer com sua música em casa. HomePod, vem composto com 7 tweeters, subwoofer de 4 polegadas e tudo é controlado por um processador A8.

Homepod Internamente

O HomePod detecta o tamanho da sala e ajusta o som conforme o tamanho e localização do aparelho na sua sala. Ele consegue saber quanto som vai reverberar e quanto será disparado diretamente aos seus ouvidos. Quando colocados dois aparelhos, eles trabalham em conjunto para definir um melhor som.

O jeito que o HomePod se adapta para ambientar o som

São 6 microfones instalados nele para detectar a sua voz, e poder interagir com ele.

Preço do HomePod

Será disponibilizado em dezembro para os Estados Unidos, Inglaterra e Austrália.

Ufa, foram muitas coisas, não é? E então curtiu o HomePod e as novidades? Comenta aí.