Nesta semana, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que o satélite geoestacionário brasileiro que foi lançado na última semana, tem a função de levar internet rápida para todo o Brasil.

"Hoje a banda larga é fundamental na vida de qualquer cidadão e para a economia de um País. Por conta de sua dimensão continental, o Brasil não tem ainda hoje condições de levar banda larga a todos os cantos do País", disse o ministro.

De acordo ainda com ele, na área da saúde, o satélite irá permitir que hospitais e postos de saúde que estão localizados em lugares mais remotos possam ter acesso à internet, permitindo a troca de informações entre os profissionais.

"Os médicos vão poder conversar com os outros equipamentos públicos de todo o Brasil. Da mesma maneira na educação, já temos identificadas 7 mil escolas que poderão receber banda larga desse satélite", disse Kassab.

Leia mais: como anda a situação da limitação de banda larga no Brasil.

O ministro reitera que o equipamento será comandado totalmente pelo Brasil. "Nós temos diversos satélites atuando no Brasil, mas eles são de multinacionais, de outros Países".

O satélite chega entre uma parceria dos ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e conta com investimentos de R$ 2,7 bilhões. Mesmo com alto valor, o ministro considera o projeto como um investimento. "Vale a pena porque qualquer brasileiro vai ter condições de receber a sua internet", disse.