Na quinta-feira (4), o Brasil lançou o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), ele deverá ter funções civis e também militares. O lançamento ocorreu no início da noite no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

O satélite foi desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, que foi contratada pela Visiona, que reúne a Embraer e a estatal Telebras. Os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações também integram o projeto.

O SGDC tem como função melhorar a qualidade da internet de banda larga brasileira. O governo ainda diz que o satélite irá permitir o acesso à internet em todos os locais do país.

O satélite ainda tem a ver com a segurança das informações. Uma segunda banda do SGDC será permitir as informações governamentais e ainda da área de defesa do território nacional para que possam trafegar de modo seguro.

O lançamento feito nesta semana já deveria ter ocorrido. Dilma Rousseff, em 2016, garantiu que o satélite seria lançado ainda naquele ano, porém, não aconteceu. Neste ano, o lançamento deveria ter acontecido em março, no entanto, foi cancelado em razão da greve dos trabalhadores da Guiana Francesa, que durou cerca de um mês.