As tecnologias para monitores estão evoluindo muito rapidamente, ficando até mesmo difícil acompanhar as novidades do mercado e entende-las, portanto, quando você resolve comprar uma nova tela para o seu PC, é provável que esta seja uma decisão difícil, pois é preciso entender os pontos positivos de cada uma dessas tecnologias e como elas funcionam.

Com este artigo você vai poder entender algumas características básicas de cada tecnologia, assim ficará mais fácil descobrir qual delas pode ser mais útil para você, garantindo que você não gaste o seu dinheiro à toa. Vale lembrar que temos publicações no site que falam especificamente sobre cada uma delas, você pode conferir um link para este material mais didático abaixo.

Afinal, o que é 4K?

O ROG SWIFT PG27UQ é um dos primeiros monitores a oferecer resolução 4K com 144hz

Você tem hardware para isto?

O primeiro passo antes definir a sua escolha é ter a certeza de que ambas as tecnologias poderão ser aproveitadas, portanto, não podem restar dúvidas de que você tem um hardware suficientemente bom para atingir uma resolução 4K ou para atingir uma taxa de FPS de pelo menos 144 frames por segundo.

Por mais que a resolução 4K venha se tornando cada vez mais comum no mercado de monitores, ainda são poucos os hardwares que conseguem rodar jogos de última geração em 4K, portanto, tenha certeza de que o seu setup é poderoso o suficiente para um investimento tão grande. É provável que, na maioria dos casos de quem tem condições de pagar por um monitor 4K, também existirá a possibilidade de pagar por uma configuração forte o suficiente para rodá-la, afinal, os próprios displays com suporte a tal resolução já são bastante caros.

Vale a pena comprar uma televisão 4K?

Atingir 144 FPS em jogos já é uma tarefa bem mais fácil que o 4K, pois, dependendo dos requisitos de hardware que os seus jogos podem pedir, isto pode se tornar cada vez mais difícil. Vale lembrar que boa parte dos jogos funcionam com FPS limitado, pois isto pode ser utilizado como um pretexto pela desenvolvedora para que o usuário tenha uma experiência controlada e com resultados mais satisfatórios para o objetivo do game. Na maioria das vezes, jogos que não possuem esta limitação são shooters competitivos, como Counter Strike.

Que tipo de game que você joga?

Agora que sabemos das necessidades de cada tecnologia podemos passar para uma parte determinante desta decisão, na qual avaliamos qual é o tipo de jogador que você é, mostrando qual das tecnologias pode ser mais útil para o seu caso.

Se você costuma jogar mais games de gêneros competitivos que envolvem precisão, como Crossfire, Counter-Strke, Battlefield, Rainbow Six ou outros shooters, saiba que a fluidez das imagens que você vê é de extrema importância e pode ser determinante em uma partida, portanto, é importante que o seu monitor trabalhe em uma frequência alta e tenha um tempo de resposta baixo.

Por que monitores 144hz são melhores que 60hz?

O 4K é uma tecnologia voltada completamente para quem busca a maior qualidade gráfica possível, portanto, ela é mais voltada para jogadores casuais, que apenas querem obter a melhor experiência possível em seus jogos. Ter uma quantidade de pixels tão grande na tela certamente é algo que torna os gráficos de um game muito mais bonitos quanto eles já são em uma resolução mais convencional, como em 1080p.

Veredito

No fim das contas você já deve ter entendido como funcionam ambas as tecnologias e já sabe qual delas é uma escolha melhor para você, no entanto, se ainda resta alguma dúvida, vamos acabar com ela agora.

De maneira geral, você só vai optar por um monitor 144hz se jogar competitivamente, pois é necessário ter o máximo de fluidez e uma reposta rápida, portanto, as tecnologias deste tipo de monitor certamente serão mais benéficas para você. Agora, se você é um jogador casual que está buscando pelo máximo de qualidade gráfica possível e o seu computador é forte o suficiente para rodar jogos em 4K, mais pixels certamente valem mais que uma fluidez maior.

Se você ainda tiver alguma dúvida a respeito deste assunto ou possui uma sugestão de pauta, deixe um comentário abaixo, vamos tentar te ajudar assim que possível.