A internet de um modo geral, está tentando dificultar a entrada e disseminação de materiais falsos, tudo isso para proteger os seus usuários. Seguindo a intenção, o Facebook (que é a maior rede social da internet) anunciou um sistema que irá facilitar o encontro de perfis falsos na rede social. Também ficará mais complicado fazer uma conta fake.

"Fizemos melhorias para reconhecer contas não autênticas mais facilmente através da identificação de padrões de atividade - sem avaliar o conteúdo em si. Por exemplo, nossos sistemas podem detectar um mesmo conteúdo enviado repetidamente ou o aumento de mensagens enviadas", explica Shabnam Shaik, do Facebook, através de comunicado.

"Descobrimos que quando uma pessoa se apresenta no Facebook da mesma forma como faz na vida real, atua com responsabilidade", declarou Shabnam Shaik, da equipe de proteção e cuidados do Facebook em um post.

"As contas falsas não seguem esse padrão e estão intimamente relacionadas com a criação ou a disseminação de spam", acrescentou.

Através da medida, além de diminuir a propagação de spam, o Facebook também espera reduzir o número de notícias falsas que circulam pela plataforma. Além disso, outras novidades também podem tornar mais difícil a venda de likes, uma prática ainda bastante comum que acaba "acionado" o algoritmo da rede para que as publicações sejam impulsionadas.

Até então, como resultado do trabalho, Shaik explica que mais de 30 mil contas falsas acabaram sendo eliminadas somente na França.