Os smartphones de "display infinito" foram oficialmente apresentados ao meio-dia desta quarta-feira, em evento realizado em Nova York. Confirmando praticamente todos os rumores que noticiamos nos últimos dias, a empresa finalmente revelou detalhes sobre o display que ocupa praticamente todo espaço da chapa frontal.

A grande mensagem apresentada pela Samsung é de que, a partir de hoje, as pessoas vão mudar o modo como usam smartphones, graças ao Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus.

Falando do display, a Samsung investiu em um vidro de resistência para colocar nos dois smartphones telas curvadas nas extremidades laterais, aumentando o campo de ação do display.

O Galaxy S8 tem um display de 5,8", enquanto o Plus tem tela de 6,2". O padrão de imagem é maior, na proporção 18,5:9. Ou seja, os Galaxy S8 são mais compridos.

Sem confirmar o processador e quantidade de RAM, a Samsung se limitou a dizer que está colocando no Galaxy S8 uma CPU 10% melhor que a da versão anterior. O desempenho gráfico é ainda melhor, 50%.

 

Desempenho que fica evidente na hora de colocar os games para rodar. Junto dos recursos da plataforma Vulkan, a máxima experiência pode ser experimentada com o Galaxy S8.

E o áudio? Confirmando o rumor de que traria uma nova experiência para os fones de ouvido, todos os exemplares de Galaxy S8 terão um par de fones de ouvido intra-auriculares da AKG (consagrada marca do ramo).

Choveu? Sem problema! Com certificação IP68, você pode mergulhar junto com seu Galaxy S8 em até 1,5 metros de profundidade e por um período de até 30 minutos. Isso significa que se por acaso você tomar chuva, além de não se preocupar com o bolso molhar, você pode utilizar o gadget tranquilamente.

O conjunto de hardware e software trabalham muito para aprimorar a autonomia da bateria. Além disso, o S8 tem 3000 mAh de potência enquanto S8 Plus tem 3500 mAh. Além disso, a empresa oferece um carregador sem fio de duas posições para você utilizar da melhor forma possível.

Na questão da segurança, o S8 traz de volta um recurso inovador que ficou esquecido no Note 7 (e seus problemas de bateria), o scaner de íris. No Galaxy S8 você vai utilizar este recurso não só para desbloquear seu smartphone, como também para acessar apps e confirmar ações.

Para fechar, uma TouchWiz renovada de verdade, com ícones novos, mais inteligência e menos peso para o processamento. Procurou o botão Home? Ele está sob o display e para ativá-lo, basta pressionar na tela com um pouco de pressão!

 

Disponibilidade e preço

O que todo mundo quer saber é mesmo quando poderemos colocar as mãos em "nosso" Galaxy S8. No evento a Samsung se restringiu a informar apenas que os aparelhos começarão a ser vendidos no dia 21 de abril. Não há nenhuma informação sobre o Brasil estar incluso nesta primeira "safra", mas não custa acreditar que sim.

Quanto aos preços, absolutamente nada! Assim como alguns itens do hardware foram ocultados pela marca, os preços também são uma incógnita. Assim que tivermos a informação, esta notícia será atualizada. Quer fazer um chute de quanto o aparelho vai custar no Brasil? 

Ah, no site da Samsung você já pode fazer o cadastro para o pré-registro do Galaxy S8.

Nova geração de Gear 360

Junto com todos estes lançamentos a Samsung mostrou a nova geração da Gear 360. Removeram o tripé que havia nela, agora vem acoplado uma base tipo pega mão. Ela captura imagens em 4K, e agora tem capacidade de transmitir ao vivo vídeos em 2K para Facebook e Youtube. Para transmitir ao vivo, é necessário estar conectado a um smartphone.

Foto: The Verge

A versão anterior da Gear 360 também capturava em 4K, ou pelo menos dizia que fazia. Agora o 4K é real e tem a nova opção de transmitir tem tempo real.

Ainda não foram divulgados valores, mas apurado pelo The Verge, a Samsung afirma que vai será lançada na primavera do hemisfério norte, e será mais acessível que a versão anterior, atualmente custando US$ 349.

Até que enfim a Samsung expandiu a compatibilidade e pretende fazer com que a nova Gear 360 trabalhe com iPhone e smartphones Android não Samsung também.

Samsung Dex

Não é uma inovação em termos de controle do seu smartphone. Mas o Samsung Dex vai possibilitar usar o poder de processamento do smartphone como se fosse um desktop. Usando uma tela, teclado e mouse você poderá utilizar os recursos do smartphone como se fosse um computador.

A Samsung em parceria com a Microsoft, tornou a experiência de uso das aplicações muito semelhante as janelas do Windows. Com opção de arrastar e soltar, janelas sobrepostas entre outros recursos.

Imagem: Androidcentral

Como funciona?

Será necessário ter o DOCK DEX, que será vendido separadamente (prepare o bolso). E obviamente será necessário um Galaxy S8 para funcionar. O dock Dex tem saída HDMI, duas portas USB e conectividade bluetooth. E enquanto o smartphone estiver acoplado na dock, o Dex vai carregar ele.

É muito parecido com qualquer outro sistema operacional, mas roda Android.

Samsung Bixby

O novo assistente virtual da Samsung. Ele promete ser mais eficiente que a Siri e a Cortana. Poderemos saber desta informação, testando ele. Faz reconhecimento de prédios e indica coisas ao redor. É capaz de tirar printscreens de tela somente com o reconhecimento do comando de voz.

Todos os comandos são invocados quando você pressiona o botão lateral, talvez esta seja uma opção para não gastar tanta bateria, diferente do Google Now que fica sempre ativo aguardando o comando ser invocado.

A Bixby diferente da Siri e Cortana que usam a internet como meio de coletar as informações e responde-las, ela vai tentar capturar as informações no seu próprio smartphone. Até agora, o sistema funciona com poucos aplicativos da própria marca e mais alguns externos. Portanto, é breve para dizer se vai funcionar bem.

Faremos um artigo mais completo com todas as opções que a Bixby é possível de fazer em breve.

Notaram que o nome não é mais Edge e sim Plus? Comentem abaixo o que acharam das novidades e dos aparelhos. 

Perdeu a transmissão ao VIVO?