As empresas de TV por assinatura não estão enfrentando uma boa fase. O setor, entre dezembro e janeiro, perdeu 105,4 mil assinantes, uma queda de 0,56%. Porém, nos últimos 12 meses, 364,4 mil pessoas desistiram de seus pacotes.

A maior redução de foi registrada entre os usuários de satélites, com redução de 353,67 mil assinantes.

Atualmente, o país conta com 18,69 milhões de clientes de TV paga, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia por satélite é a que possui o maior número de assinantes, com 10,6 milhões de clientes, seguida pela TV a cabo, com 7,7 milhões.

 

Somente a Oi e a Cabo, entre dezembro e janeiro, apresentaram resultado positivo, com crescimento de 1,06% e 0,24%, respectivamente. De acordo com dados da Anatel, no ano, somente a Oi conseguiu aumentar sua base de assinantes, com alta de 12,03% (141,5 mil).

No período, as demais empresas registraram queda. A Blue, por exemplo, perdeu 46,1 mil clientes, uma baixa de 30,6%.

"Em relação às tecnologias, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, a fibra ótica apresentou crescimento de 0,22% devido à adição de 485 usuários. No entanto, em 12 meses, esta tecnologia apresentou crescimento de 27,35% com a entrada de 47,59 mil assinantes", informa a ANATEL. "Todos os outros serviços apresentaram queda".

Nos últimos 12 meses, Pernambuco liderou a redução percentual de assinantes de TV no país, com queda de 8,02%, seguido de Rondônia (-7,98%) e do Amapá (-7,58%). O crescimento da TV paga no Brasil é liderado pelos estados do Piauí (7,47%), de Sergipe (4,26%) e do Maranhão (4,08%).