De acordo com o Google, a empresa já recebeu mais de 1 milhão de pedidos de remoção de páginas desde março de 2011.  Tais dados não representam o número de URLs que foram removidas das buscas, que já chegou a mais de 2 bilhões no período, mas sim os nomes de domínios que infringiram as leis de direitos autorais.

Não gosta do BBB? Saiba como bloquear conteúdos do BBB17

Para o Google, a manipulação de resultados de pesquisa não é incomum. A empresa vem, inclusive, limpando o seu buscador há anos, sendo que desde 2015 houve um aumento dos pedidos de remoção de sites.


Google recebe milhares de denúncias de sites. Muitos deles, inclusive, são considerados enganos, como é o caso de sites da casa Branca, Netflix e até do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Caso tudo seja analisado de forma mais sistemática, é possível perceber alguns erros nos pedidos. Um exemplo disso é que os sites da Casa Branca, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, The New York Times, Nasa, Netflix e BBC já receberam várias denúncias, porém, o Google analisa os pedidos antes de remover os sites do ar, assim sendo, considerou tais casos como engano.

A maioria dos pedidos, apesar dos erros, são realmente direcionados aos piratas. Muitos sites falsos mudam com frequência para novos domínios ou mesmo possuem URLs alternativas para que os usuários possam contornar os bloqueios impostos pelo Google.