O Ibope Conecta realizou, em setembro de 2016, uma pesquisa comparando os 34 principais sites brasileiros de e-commerce, para saber se o consumidor está satisfeito com sua experiência de compra em lojas on-line brasileiras. Foram coletadas informações com mais de 2 mil pessoas, com idades superiores a 16 anos, das classes A, B e C.

O ranking traz em primeiro lugar a Netshoes, que seria recomendada para outras pessoas por sete em cada 10 consumidores. O resultado é superior do que a média dos sites pesquisados, que é de 52%.

A Zattini, empresa do grupo Netshoes voltada ao segmento da moda, aparece em segundo lugar, com índice de recomendação de 69%. Já o terceiro lugar ficou com a Saraiva, recomendada por 64% dos consumidores.

Abaixo veja as listas de e-commerces mais e menos recomendados no Brasil.

E-commerces mais recomendados:

  • 1. Netshoes - 71%
  • 2. Zattini - 69%
  • 3. Saraiva - 64%
  • 4. Beleza na Web - 63%
  • 5. Americanas - 60%
  • 6. Amazon - 60%
  • 7. Shoptime - 60%
  • 8. Submarino - 59%
  • 9. Passarela - 58%
  • 10. Sephora - 56%
  • 11. Dafiti - 55%
  • 12. Centauro - 55%
  • 13. Magazine Luiza 54%
  • 14. Marisa - 52%
  • 15. Walmart - 52%
  • 16. Efacil - 52%
  • 17. Kanui - 52%

E-commerces menos recomendados

  • 18. Lojas Renner - 51%
  • 19- Ricardo Eletro - 51%
  • 20. Kabum - 51%
  • 21. Mercado Livre - 50%
  • 22. Fnac - 49%
  • 23. FastShop - 49%
  • 24. Extra - 48%
  • 25. Casas Bahia - 48%
  • 26. Tricae - 47%
  • 27. Decolar - 47%
  • 28. Ponto Frio - 47%
  • 29. Ebay - 46%
  • 30. OLX - 46%
  • 31. E-booking - 39%
  • 32. Hotel Urbano - 35%
  • 33. Aliexpress - 35%
  • 34. Alibaba - 27%

Para chegar a estes números, o Ibope calculou o índice de satisfação e recomendação das marcas entre os consumidores brasileiros.

Outro dado levantado pela pesquisa revela os sites nos quais os consumidores mais finalizam as compras, após acessarem a página. Em primeiro lugar nesta lista aparece a Americanas.com, com 47%, seguida pelo Mercado Livre, com 39% e pela Netshoes, com 32%. 

Veja também: