Se no passado ser nerd era sinônimo de exclusão social, os geeks estão aí para comprovar que este conceito ficou para trás. No dicionário de inglês as palavras nerd e geek remetem a pessoas cafonas e fora de moda, porém hoje, ao que parece, esta denominação é que está ultrapassada.

A cultura geek está fortemente presente na sociedade atual, apresentando-se como tendência. Mas, você sabe o que é a cultura geek e quem são seus entusiastas? Embora muita gente diga que nerds e geeks são sinônimos, não é bem assim, ainda que seja bem próximo disso.

Você deve se lembrar do nerd nos anos 90 (ou já ouviu falar). Figura aficionada por tudo que envolvia computadores, tecnologia, games, RPGs e ficção científica, com inteligência e timidez acima da média. Os chamados nerds eram pessoas muito estudiosas, que gostavam de ficar em casa lendo, assistindo filmes ou descobrindo novas tecnologias, e com praticamente nenhuma vida social.

Assim como os nerds, os geeks também são pessoas viciadas em novas tecnologias relacionadas às diversas áreas do entretenimento, como computadores, games, livros, filmes e cultura pop em geral. É como se eles fossem especialistas nas áreas que curtem, pois se dedicam a pesquisar e aprender tudo sobre ela. Porém, eles não são solitários e tidos como antissociais. Pelo contrário, a cultura geek tem feito sucesso e inclusive ditado tendências, com um estilo bem próprio.

Em virtude disto, em alguns casos a denominação geek é definida como uma variante mais pop do nerd, como se fosse um sinônimo light do termo usado há alguns anos de forma pejorativa.

A palavra geek tem sua origem na terminologia fool - que em português significa bobo. Esta também era a forma como os nerds eram vistos nos anos 80 e 90. Porém, com o passar das décadas e a popularização da tecnologia, mais pessoas passaram a se interessar pelos assuntos antes apenas explorados pelos nerds, fazendo com que esta tribo ganhasse mais espaço e voz.

Isto possibilitou que estas pessoas viciadas em tecnologia pudessem passar a interagir com outras pessoas em geral, abrindo o seu círculo social. E é aí que surgem os geeks. De uma forma bem simplista, pode-se dizer que o geek é o nerd que possui uma vida social. Em muitos casos, são bastante conhecidos em blogs, fóruns e sites de relacionamento.

No mais, os aspectos que denominam um nerd e um geek são bem parecidos. A cultura geek se caracteriza por um estilo de vida no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado a tecnologia, gostam de filmes de ficção científica (Star Wats, Star Treck, entre outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e de tabuleiro e são extremamente inteligentes, assim como os nerds.

Dentro da cultura geek existem certas divisões, ou seja, diferentes tipos de geeks, o que significa que para ser um geek você não precisa se interessar por todos os aspectos mencionados acima. São eles:

Fãs de games: o grupo é composto por geeks que sabem tudo sobre os novos games e consoles lançados no mercado. Gostam de utilizar camisetas com personagens de jogos como "Super Mário".

Fãs de computadores: Este grupo é marcado pelos geeks que necessitam ter sempre os melhores computadores e equipamentos do mercado, com recursos gráficos e processamento de última geração.

Fãs de animes e mangás: Este tipo de geek forma uma extensa comunidade. Quase sempre eles estão caracterizados de seus personagens preferidos em eventos de cosplay. Normalmente sabem tudo sobre determinado anime ou mangá.

Fãs de ficção científica e fantasia: Tipo clássico de geek. Comparecem a encontros sobre Star Wars, sabem jogar vários tipos de RPGs e gostam de se vestir, nos finais de semana, como Harry Potter e outros personagens de sagas fantasiosas.

Fãs de séries de televisão: Esta é considerada uma nova modalidade de geek. São pessoas que sabem tudo sobre as séries do momento e que passam as madrugadas acordados realizando maratonas ou esperando que o próximo episódio seja colocado para download.

Fãs de rock e heavy metal: a maioria das pessoas que fazem parte deste grupo de geeks gostam de andar de preto e geralmente estão usando uma camiseta de banda. Quando um novo CD é lançado, são os primeiros a comprá-lo. Para eles não existe meio termo, ou o álbum ficou maravilhoso, ou a banda se vendeu para o "mainstream".

Virou tendência

Se há duas décadas o termo nerd era usado de forma pejorativa, hoje ele se aliou ao geek para definir estilos de vida particulares e muitas vezes trendsetters, especialmente no que se refere ao consumo de mídia.

Geeks têm ditado a tendência de consumo de entretenimento. É o que acredita o CEO do Omelete, Pierre Mantovani. Em 2014 o site realizou um mapeamento do público nerd e geek, entrevistando mais de 12 mil pessoas. De acordo com Pierre, o que os geeks veem hoje é o que vai fazer sucesso em breve.

O mapeamento revelou alguns traços importantes das culturas nerd e geek. Segundo o estudo, aqueles que se denominam nerds ou geeks listaram séries como Game of Thrones e Breaking Bad como suas favoritas e Batman e Homem Aranha como seus heróis favoritos. Este público lidera o consumo de serviços de streaming e vídeo on demand. 50,3% dos entrevistados afirmou possuir Netflix, enquanto apenas 32,9% não usava nenhuma plataforma ainda.

Ainda conforme o mapeamento, este público utiliza a tecnologia para devices e outros fins: 94% dizem fazer compras pela internet (a média brasileira no período do estudo era de 20%), 85,8% possuem smartphones e 26% passam todo o tempo online, o maior índice que aponta 12% para mais de 10 horas diárias. Vale ressaltar que estes números dizem respeito a época em que foi aplicada a pesquisa, mas já dão uma base para compreender um pouco mais sobre o universo geek e nerd.

Para finalizar, o estudo ainda aponta os aspectos que separam geeks e nerds: "o nerd é mais técnico e tecnologista, gosta mais de computadores, enquanto o geek é mais focado na cultura e em smartphones, por exemplo". Dizem que com a popularização da tecnologia, todo mundo tem um pouquinho de geek em si. E você, se identificou em algum aspecto desta cultura?