Em março de 2017 estreia uma nova versão da Disney para o clássico A Bela e a Fera. Com Emma Watson no papel da jovem de coração puro, que é obrigada a conviver com uma fera e acaba se apaixonando pela criatura, o filme tem deixado os fãs do conto em polvorosa, fazendo contagem regressiva para a chegada da película nas telonas.

Assim como a Bela e a Fera, filmes da Disney fazem sucesso não apenas entre as crianças, como também entre os adultos que gostam das divertidas histórias de amor com finais felizes. Porém, muitos destes longas são inspirados em contos que, em suas versões originais, não são tão ~paz e amor~ assim. Na realidade, muitos deles são bem macabros. Abaixo, confira uma lista com 10 filmes Disney inspirados em contos tenebrosos.

Veja também: 

1 - A Bela e a Fera

Versão Disney: Na história da Disney, um príncipe é amaldiçoado por uma bruxa e acaba se transformando em uma Fera. O feitiço só teria fim com o amor verdadeiro. Dez anos se passam e nada de ele conseguir esta façanha. Até que a Fera conhece Bela, uma jovem amante de livros que é feita prisioneira em seu castelo. Bela o recusa no início, mas acaba cedendo aos ~encantos~ da criatura. O feitiço se desfaz e os dois ficam juntos e felizes.

Versão original: Em uma das primeiras versões, de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve, Bela possui duas irmãs bem malvadas e invejosas. Ao ver Bela retornar para visitar a família coberta de joias, as irmãs ficam com muita inveja e decidem manter a jovem por mais um tempo longe do castelo. A ideia era que a Fera se irritasse com a moça e acabasse por devorar a amada quando ela voltasse para casa.

2 - A Pequena Sereia

Versão Disney: Ariel é uma jovem sereia que resgata o príncipe Eric de um acidente em alto-mar. Ela acaba se apaixonando por ele e, para ir atrás de seu amado, aceita trocar sua voz por um par de pernas. Ela precisa conquistar um beijo verdadeiro em três dias, ou terá que voltar a ser sereia. A vilã Úrsula trapaceia, finge ser Ariel e dificulta a tarefa. Ariel volta a ser sereia, mas, com a ajuda de seu pai, torna-se humana e casa com Eric.

Versão original: Ariel não concede a sua voz e sim tem a língua cortada, por isso não consegue falar. Além disso, suas pernas doem constantemente, como se ela tivesse pisando em facas. O contrato assinado com a bruxa, determina que se Ariel não conseguir dar o beijo do amor verdadeiro, ela morre. O príncipe se casa com outra mulher (que ele acredita ser a sua salvadora do acidente) e Ariel quer voltar para o fundo do mar.  Mas, para se tornar sereia novamente, ela precisa matar Eric e deixar o sangue dele cair sobre seus pés. Entretanto a pequena seria não consegue matá-lo. Ela se joga no mar e se transforma em espuma. Fim.

3 - Cinderela

Versão Disney: Cinderela perde o pai e é criada pela madrasta e suas duas filhas. Contudo ela é tratada como a empregada da casa. O príncipe do reino decide dar uma festa para escolher sua futura esposa e Cinderela consegue ir ao baile com a ajuda de sua fada madrinha. Porém, como ela precisava voltar a meia-noite, saí correndo e perde o seu sapatinho de cristal. O príncipe, que a esta altura já estava encantado pela gata borralheira, manda seus funcionários percorrerem o reino em busca da dona do sapato. Todas as mulheres experimentam o sapatinho de cristal - inclusive as irmãs malvadas de Cinderela - mas ele não serve em ninguém. No final, Cinderela calça o sapato e se casa com o príncipe. 

Versão original: Para que os seus pés caibam no sapato, as irmãs malvadas de Cinderela cortam, respectivamente, os dedos dos pés e os calcanhares. Mas o príncipe é avisado de que o sapatinho está sujo de sangue e não aceita nenhuma das duas como esposas. Cinderela então experimenta o sapatinho que cabe perfeitamente em seu pé. Ela então se casa com o príncipe. Quando tentam comparecer na festa de casamento de Cinderela com o príncipe, as irmãs têm os olhos furados por pássaros. Mais tarde Cinderela quebra o pescoço da madrasta com a tampa de um baú, matando a vilã.

4 -  A Bela Adormecida

Versão Disney: Amaldiçoada quando ainda era um bebê, na adolescência Aurora espeta o dedo em uma agulha de uma roda de fiar e cai em um sono profundo. Ela é acordada pelo beijo de amor de um príncipe valente e os dois vivem felizes para sempre.

Versão original: Aurora não acorda com um beijo. Na realidade ela acorda com o nascimento de seus gêmeos. Um deles chupa a ponta de seu dedo e retira o veneno. Isto mesmo, na realidade o príncipe não deu um beijo apaixonado na princesa e sim a estuprou e depois foi embora porque ele era casado. Quando Aurora e os filhos chegam ao palácio, a mulher do príncipe tenta matá-la, mas o rei a impede e permite que a Bela Adormecida se case com o homem que a estuprou! Em uma versão mais antiga desta mesma história, a jovem acorda com os recém-nascidos comendo o próprio corpo da mãe de tanta fome.

5 - Chapeuzinho Vermelho

Versão Disney (e versão Grimm também): O lobo chega à casa da vovó antes da Chapeuzinho Vermelho e devora a proprietária. Ele se disfarça de vovó e espera a garota chegar. Na hora de devorá-la, um caçador chega e mata o lobo.

Versão original: (de Perrault): O lobo mata, mas não devora a vovó. Quando Chapeuzinho chega à casa, o lobo a oferece carne (da própria avó). Ela come toda a carne e ainda toma uma taça de vinho (o sangue da mulher). Em seguida, quando chama a garota para a cama, o lobo ainda a pede para que ela fique nua antes de se deitar. Para finalizar, o lobo devora a Chapeuzinho.

6 - Branca de Neve

Versão Disney: Considerada a mulher mais bonita do reino pelo espelho mágico, Branca de Neve provoca a irá de sua madrasta que não aceita a beleza da jovem. Ela então ordena a um caçador para que ele mate a garota. Porém, o homem encarregado da tarefa não tem coragem para cumpri-la e deixa Branca de Neve fugir na floresta. Ela encontra a casa dos Sete Anões e passa a viver com eles. Quando a madrasta descobre que Branca de Neve está viva ela vai atrás da garota e lhe oferece uma maçã envenenada. Ao morder a fruta, a jovem cai em um sono profundo e é acordada pelo beijo do príncipe. Os dois se casam e vivem felizes para sempre.

Versão original: Branca de Neve não foi salva pelo príncipe com um beijo de amor. Na realidade, mesmo achando que a garota estava morta ele tenta levar o corpo de Branca de Neve com ele. O caixão cai no chão e o pedaço de maçã na garganta da jovem se desloca e sai de sua boca, fazendo com que ela acorde. O príncipe e Branca de Neve se casam e convidam a rainha para a cerimônia. Os dois forçam a megera a usar sapatos de ferro quente e dançar até morrer.

7 - Rapunzel

Versão Disney: Rapunzel é mantida prisioneira em uma torre pela mulher que ela acredita ser sua mãe. Um dia um bandido que roubou uma tiara real invade a torre tentando se esconder. Rapunzel pega a tiara e faz um trato com o invasor: ela devolverá o acessório se ele a levar para ver as luzes do dia do seu aniversário. Assim eles passam por várias aventuras juntos e acabam por se apaixonar.

Versão original: Rapunzel vivia presa na torre. Um dia um príncipe que passava por perto a ouviu cantar e foi até ela. Naquela mesma noite Rapunzel decide se casar com ele. No outro dia, quando o príncipe volta para buscar Rapunzel, escala a torre usando o cabelo dela, mas acaba encontrando a bruxa. A feiticeira empurra-o pela janela e ele cai em cima de um espinheiro, que acaba furando seus olhos e deixando-o cego.

O príncipe anda pelas pradarias e florestas do reino por vários meses, até que ouve novamente a voz de Rapunzel, ao longe. Quando ele a encontra, ela já tem dois filhos e suas lágrimas mágicas lhe restituem a visão. Rapunzel e o príncipe se casam e vivem felizes.

8 - O Corcunda de Notre Dame

Versão Disney: Quasimodo é um jovem corcunda que se apaixona por uma cigana (Esmeralda) e a salva de ser executada pela igreja.

Versão original: No romance de Victor Hugo, o corcunda não consegue salvar Esmeralda. Na realidade ele entrega, relutantemente, a cigana às autoridades e assiste ao enforcamento da jovem.

Então, Quasimodo vai até o local onde ela foi enterrada e lá ele fica até morrer de fome. Anos mais tarde, quando a cova dela é aberta, são encontrados os dois esqueletos, mas, quando tentam separá-los, eles viram pó.

9 - Hércules

Versão Disney: Hércules é um jovem filho de Zeus. Ele salva Mégara das garras de Hades para se tornar um herói de verdade e chegar ao monte Olimpo.

Versão Original: Héracles era um selvagem, que cometia diversas atrocidades. Ele casou-se com Mégara, filha do rei Tebas, quase à força. Eles tiveram dois filhos. Um dia Hera, esposa de Zeus, deixou Hércules louco, fazendo com que ele matasse a esposa e os filhos. Ao retomar sua sanidade ele se dá conta do que aconteceu e atormentado pela culpa faz aqueles mesmos doze trabalhos que aparecem no filme, mas com extrema violência e desrespeito à vida.

10 - Peter Pan

Versão Disney: Peter é um garoto que não quer crescer. Com a ajuda da fada Sininho, ele ensina Wendy e seus irmãos a voarem até a Terra do Nunca, um lugar onde o tempo passa de maneira diferente. Lá, o capitão Gancho tenta se vingar de Peter Pan, pois acredita que o garoto é o culpado por ele ter perdido uma de suas mãos em uma batalha.

Versão original: A história de J.M. Barrie não sofreu tantas modificações. Mas há algumas exceções bem sórdidas. Quando os Garotos Perdidos envelheciam, o próprio Peter Pan se encarregava de matá-los, para evitar a superpopulação na Terra do Nunca. Em outra história, intitulada "Peter Pan in Kensington Gardens", o garoto enterrava cadáveres diariamente, incluindo bebês que se perdiam e eram assassinados.

Estes são alguns filmes da Disney que possuem versões mais sombrias. Se você se interessa pelo assunto, pode encontrar mais sobre a origem dos contos infantis em livros como "O Grande Massacre de Gatos" e "A Menina do Capuz Vermelho e Outras Histórias de Dar Medo".