O QUE HÁ DE NOVO

As 15 melhores animações Disney na Netflix

Maximiliano Meyer por Maximiliano Meyer Entretenimento

Dentre os maiores estúdios de cinema e animação do mundo, um dos mais amados e tradicionais é a Walt Disney, sem dúvidas.

Seus títulos são sinônimos de grandes bilheterias, estórias cativantes e suas animações despontam como favoritas, tanto de adultos como de crianças. E para nossa sorte muitos deles estão na Netflix.

Claro que a maioria dos títulos que você irá encontrar aqui são animações, porém, confesso que menti no título e nossa conta também com filmes com atores e atrizes contracenando com fantoches e até com próprios desenhos animados. Dos filmes citados, TODOS eles tiveram indicações ao Oscar. Foram 46 nomeações e 17 estatuetas para a Disney.

Confira a partir de agora a lista com os 14 maiores sucessos da Disney disponíveis na Netflix segundo nota do IMDB.

P.S. Sim, deveria ser 15, mas como deu um empate ferrenho na 14 posição eu selecionei o meu preferido e era isso.

Lista atualizada 02/12/2016

14º lugar: Valente - Nota IMDB: 7.2 

Para começar é necessário que eu seja justo nesse momento de impasse: 5 títulos da Disney empataram na 14ª colocação com nota 7.2 no IMDB. São eles: Tinker Bell e o Segredo das Fadas, Aconteceu no Natal do MickeyLilo & Stitch, Tarzan e, claro, Valente, que é aquele que vamos falar aqui, pois é de longe o melhor dos 5.

Valente não foge do padrão de filmes com princesas da Disney, porém ela não é só uma princesa, mas sim a melhor princesa. Motivos: ela tem um arco e flecha e um cabelão saltitante muito da hora. Além disso, ela é a primeira princesa a rejeitar a condição de indefesa, na verdade é bem diferente disso. Ela é uma excelente guerreira, autônoma e não precisa de um príncipe para resolver seus problemas.

Na trama, Merida (não, ela não se chama Valente, como muitos pensam), terá de lutar contra um feitiço que colocou em risco sua família inteira e enfrentar um urso que já matou diversos guerreiros de seu reino.

Valente também foi marcante para a representatividade feminina fora das telas. O longa fez com que Brenda Chapman se tornasse a primeira mulher a ganhar um Oscar de animação do ano (junto com Mark Andrews).

13º lugar: Dumbo - Nota IMDB: 7,3 

O filme mais antigo da lista e uma das primeiras animações da Disney em toda a sua história também está na nossa lista.

Prepare-se para se emocionar com a história de Dumbo, um elefantinho de circo que era ridicularizado por todos devido suas enormes orelhas. Tudo munda quando ele encontra um ratinho disposto a trabalhar seu potencial e transformá-lo no maior astro do circo. Dumbo irá descobrir que sua maior característica pode ser uma dádiva e não um defeito.

O filme data de 1941 e teve 2 indicações no Oscar daquele ano, vencendo em 1 delas: Melhor trilha sonora original.

12º lugar: O Conto de Natal dos Muppets - Nota IMDB: 7,7 

Reencenando o clássico conto de natal – aquele mesmo escrito por Charles Dickens e que já foi contado diversas vezes com personagens que vão do Tio Patinhas a uma outra versão da Disney estrelando Jim Carrey – um velho avarento recebe a visita de espíritos natalinos que irão lhe mostrar o verdadeiro significado da data, porém esta versão tem alguns sapos e porcos a mais do que o original.

Muppets foi é um sucesso da Tv norte-americana que vem desde os anos 50 sendo transmitido nas mais diferentes plataformas, seja tv, cinema, teatro, quadrinhos e até musicais. Você pode até estar pensando que não conhece, mas certamente conhece o amado Sapo Caco de algum meme da internet (google it).

O longa recebeu 1 indicação ao Oscar e conseguiu levar o troféu. Venceram na categoria melhor direção.

11º lugar: Uma Cilada para Roger Rabbit - Nota do IMDB: 7,7 

Em 11º lugar mais um dos poucos da lista que não é uma animação, ou é... sei lá. O filme – ou animação – marcou época a misturar atores reais contracenando com desenhos animados.

No longa um coelho é acusado de assassinato e só 1 detetive real pode livrar a sua cara dessa acusação injusta indo e vindo entre mundo real e animações. Até hoje o filme é lembrado pela esposa do coelho Roger Rabbit, Jessica Rabbit, inspirada em Marilyn Monroe.

Juntamente com o número 1 de nossa lista, Uma Cilada Para Roger Rabbit é o filme com mais indicações ao Oscar, e, também é aquele que mais ganhou. Foram 6 indicações e 3 vitórias: Melhor edição, melhores e efeitos e edição de som e melhores efeitos visuais, além de um Oscar especial a Richard Williams pela criação dos personagens e direção de animação.

10º lugar: Enrolados - Nota do IMDB: 7,8 

Em uma nova versão de Rapunzel, Enrolados refaz a trama da princesa que ficou a vida toda trancada no alto de uma torre e possui um cabelo gigantesco.

Com algumas modificações (na verdade a única coisa igual à história original é o cabelão e o aprisionamento na torre) a estória conta ainda com o ladrão, Flynn Rider, seu cavalo, Maximus e o camaleão Pascal.

Nessa nova versão do conto de fadas, Flynn e Maximus chegam na torre de Rapunzel com o intuito de se esconder após um roubo, achando que a mesma estava vazia. Ledo engano. Após um começo difícil todos eles saem mundo afora (Rapunzel e Pascal pela primeira vez).

Agora eles precisam descobrir por que a feiticeira/madrasta de Rapunzel a trancou lá e quem ela é de verdade no mundo externo.

O filme teve uma indicação ao Oscar, mas acabou deixando escapar o prêmio de melhor canção original. O vencedor está mais para frente em nossa lista, mas não vou dar spoiler, apenas 1 dica: Neste filme os brinquedos ganham vida :p

9º lugar: Detona Ralph - Nota do IMDB: 7,8 

Para começar, um filme que eu colocaria algumas posições acima, principalmente por quesitos emocionais e boas recordações que ele traz.

No enredo temos personagens de videogames: os fantasminhas do Pac-Man, alguns inimigos do Mário, Donkey Kong, Koopa, alguns outros (muitos como easter eggs), e entre eles Ralph. Todos têm uma característica em comum: São personagens dos antigos arcades dos anos 80, que já fizeram muito sucesso, mas hoje estão caindo no ostracismo e sendo desligados.

Com um grupo de autoajuda para vilões de games eles tentam enfrentar a difícil fase (BA DUM TSS) que é ser substituído por games mais bem desenhados e pelo conflito existencial em ser o malvado que sempre perde. Um destes é Ralph, que se nega a aceitar seu destino e foge do seu jogo.

Mas os talentos destrutivos de Ralph – que tinha que quebrar tudo em seu game – ainda serão muito úteis agora que o mundo dos fliperamas está ameaçado. E no final das contas ele nem é tão ruim assim. Duvida? Espere até aparecer o “bug” dos games.

Vale muito o play, principalmente se você se divertiu com os videogames dos anos 80 – 90. Ótimas recordações e bastante saudosismo. O filme foi indicado a melhor animação do ano, mas acabou perdendo para Valente, o número 14 de nossa lista.

8º lugar: O Estranho Mundo de Jack - Nota do IMDB: 8,0 

Criado a partir de um conto de Tim Burton, esse filme sombrio tem como protagonista o esqueleto Jack, morador da cidade do Halloween, que todo ano celebra uma parada gigantesca nessa data.

Na verdade, essa é a única coisa que a cidade faz e se preocupa, e Jack, Rei das Abóboras, não aguenta mais todo ano a mesma coisa. Assim ele abre um portal para a cidade do Natal. Encantado com o que viu, Jack volta à sua cidade e tenta reproduzir o natal e o espírito natalino naquela cidade sombria.

O filme foi indicado a melhores efeitos visuais no Oscar, mas acabou perdendo para Jurassic Park.

7º lugar: Os incríveis - Nota do IMDB: 8,0 

Estamos acostumados a ver super-heróis que trabalham solo ou no máximo com um ajudante, ou uma equipe, mas nunca os vimos agindo em família, certo? Pois em Os Incríveis é justamente isso que acontece.

Já pensou como seria se uma família inteira tivesse superpoderes e – mãe, pai, filho e filha – trabalhassem unidos para combater o crime? E mais, se algum deles já estivessem sentindo o peso da idade e nem mesmo conseguisse colocar a lycra devido aos quilinhos a mais?

Prepare-se para conhecer a história da família Incrível; como o pai e a mãe Incrível conheceram-se, como os filhos nasceram e como eles sempre combateram o crime, passando da glória da juventude aos problemas da meia idade, incluindo salvar o mundo nas horas em que não está preenchendo papéis no escritório ou lavando a super-roupa na máquina.

Os Incríveis teve 4 indicações e 2 vitórias no Oscar de 2005. Levaram em melhor filme de animação do ano e melhor edição de som.

6º lugar: Ratatouille - Nota do IMDB: 8,0 

O que poderia ser mais controverso do que um ratinho de esgoto que não suporta comer lixo, adora a alta gastronomia e sonha em ser chefe de cozinha? Ele não tem culpa, afinal, como ele diz, “a culpa é de Paris”.

A jornada para se tornar um “minichef” não será nada fácil, pois aparentemente, ratos não são bem-vindos em um ambiente como cozinhas profissionais. Acompanhe a jornada de Remy que ao encontrar um humano (que não sabe preparar nadinha) irá sair da dura vida de cozinhar escondido e fugir de frigideiras voadoras (quando descoberto) ao topo do ranking de melhor cozinheiro de Paris.

Uma lição de vida que rendeu 5 indicações ao Oscar e vitória na principal delas: Melhor filme de animação do ano.

5º lugar: Monstros S.A. - Nota IMDB: 8,1 

Passamos da metade da nossa lista e o 5º colocado vai para mais uma parceria Disney – Pixar que deu muito certo: Monstros S.A.

Imagine se ao invés de vivermos no mundo normal onde temos medo dos monstros que podem sair dos armários a qualquer instante, vivêssemos em um mundo em que os monstros são apenas assalariados e sair do armário para assustar as criancinhas fosse seu trabalho.

Sim, os monstros têm sua própria dimensão e para eles as criancinhas são seres mortais, evitados a todo custo. Agora imagine o que aconteceria se uma dessas criancinhas entrasse, por acaso, no mundo monstro?

O filme foi indicado a 4 categorias do Oscar e levou a estatueta em 1 delas: melhor canção original.

4º lugar: Procurando Nemo - Nota IMDB: 8,2 

Após perder sua esposa de forma misteriosa, o pai de um animado peixinho Palhaço torna-se o pai mais protetor do oceano, quase não deixando o filho sair da anêmona em que moram.

Mas ele não poderia segurar Nemo para sempre e um dia ele teria que ir para a escola. Acontece que no primeiro dia de aula ele acaba se perdendo e seu pai tem de fazer de tudo para encontra-lo.

Claro que ele não vai sozinho. Ele ira levar Dory, aquela peixinha fluente em baleiês e que recentemente ganhou seu próprio longa. Espere para conhecer um tubarão que não consegue comer peixes, pois ele são amigos e não comida, tartarugas ultra-velozes e muito mais.

O filme teve 4 indicações e ganhou a principal: Melhor animação do ano.

3º lugar: Up - Altas Aventuras - Nota IMDB: 8,3

No terceiro lugar temos um velhinho rabugento que só queria dar um tempo de tudo e de todos. E qual a forma ais fácil, prática e rápida? Amarrar sua casa em centenas de balões e levantar voo a alguma terra distante e desconhecida, obviamente.

Porém, sem querer, um escoteiro – bastante prestativo e ainda mais estabanado – entrou nessa jornada com o Sr. Friederiksen. Agora, juntos, eles vão enfrentar alguns problemas e viver aventuras dignas de Júlio Verne. Prepare o lenço para ver, também, a história do porquê Sr. Friederiksen tornou-se tão antissocial =(

O filme tem 5 indicações ao Oscar, e 2 vitórias: Melhor trilha sonora original e melhor filme de animação.

2º lugar - Toy story - Nota IMDB: 8,3

No top 3 começamos com a maior animação recente, pois foi ela que definiu o conceito de animação computadoriza e permitiu a criação de simplesmente TODOS os títulos anteriores e posteriores da lista. Comparável em importância somente Mickey dos anos 20 ou A Branca de Neve e os 7 Anões nos anos 30. E a Netflix está cheia de material da franquia.

A trama certamente você já conhece: Nela brinquedos ganham vida quando não estão perto de seus humanos/donos e tem sua própria vida. No filme 1 todos os brinquedos de Andy são surpreendidos com o novo brinquedo ganho de aniversário, o patrulheiro espacial Buzz Lightyear – que não sabe que é um brinquedo.

Após resolverem suas diferenças Buzz e Woody tem de lutar para libertar o Xerife e mais alguns novos amigos de um colecionador maluco que quer enclausurar os brinquedos nas caixas para sempre. Link Netflix aqui. Nota IMDB: 7,9

Já no filme 3 temos um olhar triste da história, porém de renovação. Duvido existir alguém que não encha os olhos d’água ao ver a música “You Got a Friend on Me” ser executada pela última vez quando Andy vai para a faculdade e abandona seus brinquedos em uma caixa de papelão. Mas antes que eles tivessem de lidar com essa terrível perda, os brinquedos teriam um vilão poderoso e psicopata para enfrentar. Link da Netflix aqui. Nota IMDB: 8,3

Na Netflix tem ainda 2 curtas sobre a série: Toy Story de Terror, onde os brinquedos vivem um verdadeiro pesadelo ao parar em um hotel de beira de estradas. De uma hora para a outra seus amigos começam a sumir e eles precisam descobrir quem está por trás disso. Link da Netflix aqui. Nota IMDB:  7,6. 

O segundo especial é Toy Story: Esquecidos pelo Tempo, quando eles precisam se envolver com novos e assustadores brinquedos dinossauro. Link da Netflix aqui. Nota IMDB: 7,2

Injustamente Toy Story teve só 7 indicações e 2 vitórias no Oscar, além de uma estatueta especial pelo primeiro filme e a revolução que causou no mundo da animação. Paradoxalmente o filme Toy Story não foi, sequer, indicado naquele ano para a categoria de melhor animação.

1º lugar - Wall-E - Nota IMDB: 8,4 

E no topo da lista está um simpático robozinho que tem uma nobre missão: Limpar a Terra após abandonarmos nosso planeta e deixar tudo em ordem para, quem sabe, um dia voltarmos.

O único problema é que ele é um robô com sentimentos, e aquele que mais se manifesta é o de solidão (você também sentiria o mesmo caso estivesse sozinho em um planeta). Tudo muda quando uma nova robô chega no planeta. Muito diferente, mas não o suficiente para impedir que Wall-E tente uma amizade. Juntos eles terão um papel importantíssimo na história da humanidade.

E o campeão de nota é também o campeão de indicações ao Oscar empatado com o 10º da lista. Foram 6 indicações e vitória em 1 delas: Melhor filme de animação do ano.

Menção honrosa

E se você quiser saber mais sobre o universo De Walt Disney aproveite para assistir a “Walt antes do Mickey” (Nota do IMDB: 6.0). O documentário conta a trajetória do menino Walt Disney até criar uma fábrica de sonhos e o maior império de animação do mundo.

Faltou algum título? Deixe nos comentários.

Assuntos netflix2017, maximilianomeyer e disney
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
Últimas publicaçõesver tudo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.