O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo, com a incrível marca diária de mais de 1 bilhão de acessos, sendo que você, certamente, contribui para este valor.

E se você é como a maioria dos brasileiros - e terráqueos - é bem provável que passe algumas horas do seu dia na frente da rede social de Mark Zuckerberg. Sendo assim, torne esse tempinho um pouco mais agradável com estes 15 segredos sobre a plataforma.

1 - Seu contato de morte

Parece bobagem, mas o Facebook teve que levar o assunto em conta depois que muitas pessoas começaram a criar suas contas na rede social e... começaram a morrer, afinal, todos nós passaremos por este processo.

Preocupados com um verdadeiro cemitério que estavam criando e, possivelmente, afogados em solicitações de remoções de contas de falecidos, eles implementaram o serviço de "Contato herdeiro", que será um amigo que terá o poder de decidir o que fazer com sua conta caso aconteça algo com você.

Além de decidir se irão excluir sua conta (e assim evitar aquelas mensagens cafonas na sua timeline) ele poderá trocar sua foto (para garantir que seu último registro não seja com filtro de cachorrinho do Snapchat), criar e afixar um post no topo da página, entre alguns outros recursos. Eles não poderá acessar suas mensagens a menos que você dê esta permissão em vida.

O recurso pode ser encontrado em Configurações > Segurança > Contato herdeiro, ou, clicando aqui.   

2 - Pessoas conectadas na sua conta

O Facebook possui um recurso bastante interessante nas suas configurações que lhe permite ver onde sua conta está conectada. Isso pode servir tanto para saber se alguém está tendo acesso indevido à sua rede ou até mesmo desfazer algum login em um computador público, por exemplo, já que podermos desconectar remotamente estas conexões.

Para chegar até lá vá nas configurações de segurança do seu Facebook, e depois na opção "Onde você está conectado". Ou pode clicar aqui.

Veja que o Facebook separa por login no Messenger, Desktop, navegador móvel, app para Android, para iOS, app Grupos, etc.

Expanda os menus, e veja os dados das conexões, como local aproximado, tipo do dispositivo e data. Se você não reconhecer é só clicar em "Encerrar atividade". Se for um invasor, da próxima vez que ele(a) tentar bisbilhotar em sua conta precisará refazer o login (neste caso você já vai ter trocado a senha, certo?).

3 - Emojis secretos

Você já viu algum amigo usando emoticons que não estão disponíveis para você? Talvez isso não seja diferença iOS/Android ou de Samsung/LG/Asus, etc. mas sim um emoticons secreto.

Sim, eles existem. Por exemplo: (^^^) irá se transformar em um tubarão branco, :|] irá virar um robôzinho, <(")  virá um pinguim, (y) o clássico joinha do Facebook ou :putnam: para usar o emoticons secreto com o rosto de um dos engenheiros do chat do Facebook. Para uma lista completa clique aqui

P.S. Os emoticons secretos só funcionam nos comentários de posts e não no chat, ok?

4 - Envio de arquivos

Muitos não sabem desse recurso e ainda estão no método arcaico de enviar arquivos via e-mail. Com o chat do Facebook é bem simples. Você apenas tem de clicar no ícone de "clipe" e a janela de escolha de arquivo a ser enviado irá aparecer.

Ou então você pode arrastar o arquivo e soltar diretamente na janela da conversa.

5 - Facebook pirata

Há algum tempo atrás a internet viveu uma onda de ser pirata, e não neste sentido que você está pensando, mas sim em se sentir um pirata de verdade, com os trejeitos, gírias e tudo mais. Sim, faz muuuito tempo, mas parece que os engenheiros da rede viveram esta época e gostaram.

Tanto que você pode ativer uma tradução do Facebook para o idioma mais falado nos 7 mares. Para isso vá até Configurações > idioma (link aqui) e escolha english (pirate). Há ainda o modo english (upside down)que va deixar tudo de cabeça para baixo.  

Infelizmente as brincadeiras não estão disponíveis em português. Abaixo você vê meu Facebook em piratês:

6 - Posts customizados e enormes

Alguma vez você já quis fazer um post com uma imagem maior, escolhendo diversos aspectos da publicação, igualzinho às páginas fazem, mas você não tem uma página, blog ou coisa do tipo?

Pois o Facebook tem a ferramenta que vai te ajudar a fazer isso, mesmo sem você ser o detentor de um site próprio. O meio para fazer isso são as "Notas", um recurso que pouquíssimas pessoas usam e que vai fazer seus posts terem a mesma formatação de um post de sites profissionais de notícias. Você pode inserir diversas imagens entre os parágrafos, escolher diferentes tamanhos de fonte e a própria fonte, por exemplo, e isso tudo sem nenhum conhecimento de programação HTML.

Para começar a brincadeira acesse o seguinte link. Aqui você poderá conferir as notas criadas por seus amigos em uma espécie de feed de notas.

7 - Você e sua metade da laranja

O Facebook tem um recurso muito legal que é o Us ("nós" em inglês). Utilizando o atalho www.Facebook.com/us você será redirecionado a uma página mostrando tudo aquilo que o Facebook sabe sobre o seu relacionamento, como: fotos juntos, amigos em comum, status em que ambos estão marcados, etc.

É uma bela retrospectiva em casos felizes. E caso você não esteja em um relacionamento sério, ao clicar no link, será redirecionado para a página inicial, já que o Facebook sabe que sua vida pertence a ele.

8 - Salvar algo para depois

Todo mundo já passou pela situação de ver um link muito legal e atrativo na timeline e que adoraria ler e saber tudo a respeito. O problema é que eles costumam aparecer somente quando nós estamos sem tempo para o clique e a leitura. Então deixamos para ver depois, certo? E o que acontece? Toneladas de conteúdo desnecessário aparecem na página e fazem a gente perder aquilo que gostaríamos de ver PARA SEMPRE.

Pensando nisso o Facebook desenvolveu o botão "Salvar publicação". Funciona assim: Quando você ver algum post que se encaixa nessa situação que falamos há pouco irá clicar na flechinha (ou pontinhos) no topo da postagem e achar o botão "Salvar Publicação".

Pronto. Ela já está salva e assim ficará até que você a exclua da lista de publicações salvas (ou a postagem original seja excluída, é claro). E quando você quiser ler é só fazer o seguinte: No menu à esquerda do seu Facebook terá o botão "Salvos". Voilá.

9 - Toda sua atividade na rede social

Você já teve curiosidade em saber tudo que já fez em sua conta do Facebook? Então solicite uma cópia de tudo aquilo que já fez. E é TUDO: Tem postagem de fotos, status, comentários, vídeos e até MENSAGENS DO CHAT. Provavelmente você irá receber coisas que nem mesmo sabia que existia e o Facebook registrava.

O caminho passo a passo para o recurso é Configurações > Geral e clique em "Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook."

Após fazer isso vai levar um tempo para o Facebook reunir toda a sua atividade e lhe enviar o link para download via e-mail. Quanto mais coisas você tiver publicado, compartilhado, comentado, etc. mais vai demorar, mas não deve passar de 24 horas.

Se um dia você resolver apagar sua conta completamente, não esqueça de fazer este download.

10 - Mensagens filtradas

Provavelmente você conhece a caixa de solicitações de mensagens, certo? Você acessa através da engrenagem do Messenger e é para lá que vão as mensagens enviadas por todos aqueles que não são seus amigos no Facebook. Sempre que você receber uma mensagem de algum desconhecido, este será o destino na mesma onde você pode aceitá-la ou ignorá-la. O link para as solicitações é este aqui

Mas, o que poucos sabem é que há também uma pasta chamada "Solicitações filtradas" que são aquelas que, por algum motivo, o Facebook nem mesmo quis colocar na pasta de solicitações e tratou logo de esconder sem nem mesmo enviar notificações a seu respeito. Para acessá-las é só você rolar totalmente a barra das solicitações ou clicar neste link

Corre lá e veja se você não perdeu nada de importante.

11 - Segurança extra

Que tal adicionar uma camada extra de segurança? Acho que nunca é demais, certo? No Facebook há um recurso que trata justamente disso. Uma delas é você criar uma confirmação de login.

Com essa aprovação, cada vez que você (ou alguém) tentar entrar na sua conta em um dispositivo novo, o login só será feito após a confirmação de um código de segurança que será enviado diretamente para o seu smartphone. Para ativar o recurso vá até Configurações > Segurança > Aprovações de login, ou, clique aqui.

Ahh, e se você está pensando em quantos e quais navegadores e dispositivos já possuem login autorizado, eles estão um pouco mais abaixo, logo acima da opção "Onde você está conectado" que vimos há pouco. Da mesma forma você poderá revogar acesso a dispositivos que não reconheça.

Outra maneira de ficar mais seguro é criando contatos de segurança. Com estes contatinhos definidos você poderá, por exemplo, recuperar o acesso à sua conta em caso de perda do celular, alguma senha que você não lembre mais, ou alguma outra questão que impeça o seu login.

O recurso pode ser encontrado em Configurações > Segurança > Seus Contatos de confiança, ou, clicando aqui.

12 - Escolha o que ver

O seu feed de notícias é a sua casa do Facebook e, como tal, deve ser possível deixar do jeito que você desejar. Por isso temos algumas configurações que vão deixar o feed mais a sua cara.

Você pode, por exemplo, deixa-lo mais limpo, sem tantas distrações, alternar entre histórias principais (aquelas que o algoritmo do Facebook julga serem as mais indicadas a você) ou seguir uma linha cronológica.

O Jeito mais fácil de fazer isso é clicando nos 3 pontinhos do seu Feed de Notícias, no menu à esquerda. Logo ali já podemos escolher entre as principais histórias ou ordem cronológica. Para continuar com a personalização é só clicar em "Editar preferências".

A próxima janela será autoexplicativa e tem até um caranguejo para te ajudar com o processo como um todo. Siga os passos em tela e otimize as suas pouca 15 horas diárias no Facebook.

13 - A quanto anda sua amizade?

Da mesma forma que você pode ver as infos sobre o seu relacionamento sério no Facebook, você pode ver sobre a sua amizade (ou de qualquer pessoa). E antes que você tente, não dá pra ver a ligação de Neymar com Quentin Tarantino, a não ser que você saiba o nome que eles usem em sua página pessoal, já que o truque não funciona para páginas públicas, somente perfis.

Sabendo isto basta usar o seguinte código no navegador https://www.facebook.com/friendship/neiltyson/Evilmaax/ substituindo os nomes das pessoas. Como você pode ver, infelizmente, ainda não sou amigo do Neil =(

Detalhe: O nome a ser inserido para identificar a pessoa e evitar confusões com aqueles de mesmo nome (que o diga o médico argentino Maximiliano Meyer, que mora em Buenos Aires) pode ser consultado na barra do navegador quando você visitar o perfil do alvo, digo, da pessoa a ser consultada. Será o seguinte: www.facebook.com/codigo_da_pessoa

14 - Nome personalizável

Aliás, se você viu a dica acima, correu para ver seu nome no Facebook e ficou triste em saber que era JoaoSantos18974 (já que o Facebook diferencia com números as pessoas de mesmo nome), saiba que é possível personalizar o seu nome na barra que o identificará perante o mundo.

Para chegar até o local onde faremos a troca vá em Configurações > Geral > Nome do usuário, ou, diretamente aqui

15 - Veja o que tá acontecendo por aí no mundo

O Facebook cresce diariamente no quesito plataforma de vídeos e, pela primeira vez em muito tempo, o YouTube parece ter ganhando um concorrente de verdade. Mas há um campo relacionado aos vídeos que o Facebook já comanda: as lives! 

Quando se trata de vídeos ao vivo a plataforma é a mais utilizada com uma larga vantagem sobre o segundo colocado. E o mais legal é que o Facebook possui um mapa com as transmissões que estão ocorrendo neste exato momento.

O link para acessar é este aqui (ou menu à esquerda do feed, clique em Vídeos ao vivo) e funciona da seguinte maneira: Quanto mais pessoas assistindo, maior será a bolinha no mapa e ela poderá ser vista com um zoom menor. Portanto, quanto mais você aumentar o zoom, mais transmissões serão localizadas.

E sim, se você fizer uma transmissão ao vivo, você aparecerá como um pontinho no mapa.

Neste momento em que escrevo o sul da Ásia está bombando:

Bom, estes foram 15 hacks que agora você pode começar a usar no Facebook. Faltou algum? Deixe nos comentários e ajude a melhorar o post.