Mesmo com tantas dicas de segurança disseminadas na internet, golpes simples, como o que promete mudar a cor do WhatsApp, ainda fazem vítimas, e não são poucas. Um exemplo disso é o mais recente golpe lançado por criminosos, que promete aos usuários a personalização do WhatsApp com suas cores preferidas. Até o momento, segundo dados da Psafe, mais de 1 milhão de pessoas já caíram na artimanha.

A fraude acontece da seguinte forma: o usuário recebe uma mensagem com a possibilidade de ativar uma nova função que permite personalizar o aplicativo com a sua cor preferida. Mas, para isso, ele precisa enviar esta mesma mensagem para outros 10 contatos ou cinco grupos. A partir disso, o usuário é levado para uma nova página que leva à instalação de outros apps.

A personalização do perfil, obviamente, não ocorre. Porém, a cada novo software baixado pelo usuário na tentativa de conseguir o suposto recurso, os hackers ganham dinheiro com a venda de publicidade destes programas indesejados.

Uma maneira simples e barata de evitar cair neste tipo de golpe é prestar atenção ao conteúdo da mensagem. Sempre que as empresas lançam uma nova função, elas avisam por seus canais oficiais de comunicação. Além disso, elas dificilmente (para não dizer nunca) irão solicitar que você compartilhe um link com mais usuários para poder usufruir do recurso. Portanto, fique atento. Se receber alguma mensagem com link que precisa ser compartilhado, não acesse este link. É fraude. Também é indicado manter um antivírus instalado e atualizado no aparelho. Desta forma, qualquer atividade suspeita será interrompida. 

Veja também: