5 dicas para garantir sua segurança na Internet

Confira algumas dicas para aumentar sua segurança enquanto navega tranquilamente, pela Internet.

Por | @oficinadanet Internet

Quando você sai da sua casa, com certeza você vai tomar alguns cuidados para que ela não seja invadida ou roubada. Conhecendo os reais perigos da internet, também e necessário que se tome alguns cuidados. Para que você não caia em nenhuma fraude, espionagem ou roubo de senha (que são apenas alguns exemplos), é de extrema importância tomar alguns cuidados ao se navegar em sites que não são conhecidos.

E é para ajudá-lo a prevenir estes problemas, que a Oficina da Net preparou 5 dicas que são essenciais para você manter sua segurança na web.

1 - Use senhas complexas

Quando o assunto é senhas, nós na maioria das vezes cometemos dois erros. O primeiro é de usar senhas que são fáceis de descobrir, estas são chamadas de “senhas fracas”. Alguns exemplos de senhas fracas são: dia do aniversário, número de telefone, nome do filho ou do cachorro, ou até mesmo “123456”. O segundo erro é o de manter a mesma senha por muito tempo, algumas pessoas nem mesmo trocam as senhas, cadastram em algum site e pronto.

Não divida sua senha com ninguém. Se for necessário compartilhar sua senha com alguma pessoa, troque-a assim que a outra pessoa sair da sua conta. Lembre-se: quanto mais pessoas souberem sua senha, menos segura ela se torna.

2 - Mantenha o seu antivírus atualizado

As ameaças estão por todo lado na internet, isto não há como negar. Porém, ter um bom antivírus pode te proteger bastante, também é essencial que ele esteja atualizado para te proteger de novos arquivos maliciosos que são lançados todos os dias na grande rede. Estes vírus, na melhor das hipóteses, ficam incomodando seu computador. Outros, outrora, podem roubar dados, acessar conteúdos sigilosos e muito mais.

Se seu computador for infectado por algum vírus, você pode perder arquivos e ter que, talvez, formatar seu computador. O ideal mesmo é manter o antivírus habilitado para que a execução de programas maliciosos seja bloqueada. Uma grande parte dos vírus é obtida através da internet, por isso é importante que ele esteja atualizado.

3 - Cuidado com o comércio eletrônico e internet banking

Fazer compras pela internet é muito bom, não é mesmo? Porém é necessário tomar alguns cuidados com a loja em que se vai efetuar a compra, é muito importante fazer compras somente em lojas com boa reputação. Caso você esteja interessado em algum produto de uma loja desconhecida, pesquise bem sobre o site. Pesquise e veja se existem reclamações contra a empresa na internet. Um bom site para pesquisar é o Reclame Aqui.

Quando acessar sua conta bancária pela internet (também conhecida como Internet Banking), tenha bastante cuidado. Evite ao máximo possível acessar sua conta através de um computador público, sempre verifique se a URL (endereço do site) realmente pertence ao site do banco e por último, mas não menos importante, siga a risca todas as normas de segurança recomendadas pelo banco.

4 - Sempre use o botão “sair” ou “logoff”

Sempre que acessar sua conta em qualquer site, seja no e-mail, Facebook ou aqui mesmo no Oficina da Net, clique no botão ou link de nome Logout, Logoff, Sair ou Desconectar (ou qualquer outro botão/link que faça sair do sua conta). Muita gente realiza este procedimento, simplesmente fechando a janela do navegador ou mesmo acessando outro site. Não é nem um pouco recomendado agira assim. O site que você acessou sua conta, não recebeu nenhuma informação necessária para encerrar seu acesso. Tome cuidado com isso, pois ao voltar a acessar o site, você estará logado.

Esta dica é muito importante para quem usa computadores públicos (o computador da faculdade ou de uma lan house, por exemplo).

5 - Cuidado com e-mails falsos

Se você costuma receber e-mails dizendo que ganhou algum prêmio, ou que seus documentos estão em situação irregular na empresa telefônica, fique sabendo que você, pode estar recebendo e-mails com a finalidade de um golpe. É bem provável que estes e-mails sejam scam, ou seja, um e-mail falso com a finalidade de “escanear”, roubar, seus dados pessoais. Se a mensagem tiver erros de português, ofertas tentadoras ou links estranhos (passe o mouse em cima do link para ver o endereço, mas cuidado, não clique nele) desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa, pessoa ou entidade que esta no e-mail.


Se proteger na internet, pode até ser trabalhoso, mas este cuidado extra é importante para evitar ou minimizar os transtornos. A maioria dos golpes aplicados na internet pode ser evitada se você estiver atento e aplicar as 5 dicas citadas acima no seu dia-a-dia. Você já deve ter ouvido algo semelhante que ocorreu com um conhecido ou na televisão, então fique esperto.

Divulgue estas dicas para seus amigos, você pode ser o “culpado” por protegê-los de várias pragas disponíveis na internet.

DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários