Dicas de segurança para smartphones com Android

Dicas de segurança para smartphones com Android. Recentemente foi dectado um grande ataque a smartphones Android na Rússia.

Por | @oficinadanet Softwares

Dicas de segurança para smartphones com Android. Recentemente foi dectado um grande ataque a smartphones Android na Rússia.

Um trojan que tinha por finalidade roubar dinheiro de usuários destes aparelhos, foi identificado pela Kaspersky, empresa responsável por desenvolver antivírus.

Enrustido de um player multimídia, o programa dispara mensagens SMS para números de serviços-fantasma sem que o usuário perceba. Assim, o prejuízo só é percebido depois, na conta. Não se desespere. Aqui vão ótimas dicas para se evitar que algo do tipo aconteça com seu Android.


1. Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis


Uma dica de site seguro é o Android Market. Fique atento com arquivos oferecidos em sites, blogs e fóruns de terceiros.


2. Verifique as permissões do aplicativo antes da instalação


Antes de instalar qualquer coisa em seu aparelho, verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo. Se, por exemplo, um programa de papéis de parede informar que terá acesso à função que não faça muito sentido, desconfie.


3. Mantenha seu smartphone atualizado


atualizações de software são comuns, e devem ser efetivadas. Por isso, sempre que serviço for oferecido, vá ao site do fabricante e baixe o software de lá ou de um lugar seguro indicado por ele. E siga sempre as instruções de instalação recomendadas.


4. Projeta seu telefone


O Android oferece a opção de utilizar padrões simples para proteger seu telefone; para desbloquear o teclado, você passa seu dedo sobre a tela de um modo específico. No menu principal escolha Tela e Segurança, Bloqueio de Segurança, Tipo de Bloqueio de Segurança e finalmente Bloqueio por Desenho. Siga as instruções na tela para definir o padrão que funcionará como senha.


5. Faça backups dos dados


Quer fazer backup (cópia de segurança) das informações do seu telefone? Tente o app MyBackup, que salva seus apps, contatos, textos, e até configurações do seu SD Card ou em um servidor seguro na Internet. Talvez você também queira dar uma olhada no SMS Backup, que periodicamente salva todos os seus textos em sua conta do Gmail.


6. Use o bom senso sempre


Caso estiver inseguro em instalar algum programa opte por não fazê-lo. Se continuar na dúvida, mesmo tendo instalado, lembre-se que você pode desinstalá-lo a qualquer momento.

Matéria enviada por: Fernanda Guerzoni

Mais sobre: segurança, android, dica
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.