Qualcomm lança Snapdragon 835 com foco na realidade aumentada

Novo processador móvel top de linha indica smartphones poderosos e com suporte ao VR.

Comentários Márcio Bohrer
Seguir
  -

Foi durante a coletiva de imprensa da Qualcomm na CES 2017 que a empresa deu mais detalhes sobre seu mais poderoso processador móvel, o Snapdragon 835. Com transtistores de apenas 10 nanômetros o S835 é menor que seu antecessor e libera um bom espaço na carcaça dos smartphones para ocupar com outros componentes do hardware, como a bateria.

Como todos esperamos, o processador possui excelente rendimento (maior que os antecessores) e ao mesmo tempo 25% menos consumo de energia. Ele trará o chip Kryo de oito núcleos (octa-core) com quatro deles trabalhando em até 2,5GHz e outros quatro em até 1,9GHz. A empresa afirma que na prática isso eleva a vida útil diária do smartphone em duas horas e meia. Além disso, a tecnologia Quick Charge 4.0 promete acelerar as recargas da bateria, acrescentando à bateria em torno de cinco horas com apenas 5 minutos.

Realidade virtual

Junto da Adreno 540, o Snapdragon 835 terá ainda mais ênfase para plataformas e dispositivos que usam realidade aumentada, possuindo suporte para vídeos 4K Ultra HD com HDR10, áudio tridimensional, renderização mais veloz de gráficos em 3D.

É bem provável que os grandes smartphones de 2017 terão no Snapdragon 835 seu ponto de partida para investir nas áreas de realidade aumentada e virtual. Não se descarta também a utilização do processador em gadgets de VR com hardwares dedicados, ou seja, que não precisam necessariamente de um smartphone para rodar.

Para câmeras, o Snapdragon 835 possui uma nova tecnologia, a ISP Spectra 180 - que promete uma melhor otimização ótica, zoom e vai dar a liberdade às fabricantes de utilizar câmeras de até 32MP ou então câmeras duplas de até 16MP.

E quais smartphones vão receber o S835?

Desde o primeiro anuncio do processador até hoje, nenhum smartphone recebeu o Snapdragon 835, mas a espera pode estar no fim. Se não na CES2017, em fevereiro, durante a MWC (Mobile World Congress) alguma fabricante vai confirmar a presença da poderosa CPU em seu novo lançamento. Quem sabe um Galaxy S8 ou um LG G6?

Mande para o Facebook

Tweet para os seus seguidores

 
COMENTÁRIOS
NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE

carregando...
Últimas publicações
TOPO