Com a proposta de baixar filmes e séries da Netflix pelo computador, para assistir quando se está offline, o Free Netflix Downloader foi lançado há menos de uma semana, porém, saiu do ar a pedido de terceiros. O programa gratuito não é oficial do serviço de streaming, que passou a permitir recentemente o download de conteúdo selecionado pelo celular.

Conforme comunicado exibido na página do software "o desenvolvimento do Free Netflix Downloader foi interrompido após pedido de terceiros. O programa não está mais disponível para download". A nota não faz menção direta a uma possível reclamação da Netflix ou de qualquer um dos executivos responsáveis pelo serviço. A Netflix também não quis comentar qualquer proibição ou sanção ao aplicativo.


Software permitia download de conteúdo da Netflix (Imagem: Reprodução/Free Netflix Downloader

O Free Netflix Downloader foi desenvolvido pela DVDVideoSoft e funcionava com uma interface muito parecida com o padrão utilizado pela maioria dos gerenciadores de download, o que facilitava o processo para quem já está acostumado a baixar vídeos da internet. Contudo, o software viola os termos de uso da Netflix, que não permite que conteúdos sejam baixados sem sua permissão.

Para baixar um arquivo, o usuário apenas precisava acessar a Netflix do navegador, acessar a produção desejada, copiar o endereço dele e colar no Free Netflix Downloader. Era possível baixar mais de um filme ao mesmo tempo, desde que o usuário possuísse uma conta no serviço de streaming que permite a reprodução simultânea do streaming em mais de uma tela. Além disso, era possível converter o filme baixado para um formato popular e que use menos espaço em disco.

Veja também:

Pirataria

Embora a ideia pareça inofensiva e tenha sido aprovada por alguns usuários, o software é irregular, já que a Netflix não permite o download de filmes pelo PC. O lançamento do recurso de download para smartphones aconteceu recentemente, após a empresa adotar uma série de medidas para evitar a pirataria. No caso, os títulos baixados da Netflix pelo smartphone só podem ser acessados pelo próprio aplicativo do serviço de streaming, o que impossibilita a reprodução da mídia em outras plataformas e até mesmo a sua venda. Além disso, as produções baixadas possuem um tempo para expirar.

Com o Free Netflix Downloader a empresa de streaming não possui este mesmo controle, já que as produções baixadas ficam salvas no PC do usuário, sendo que ele pode reproduzi-las livremente. Vale lembrar que todas as produções disponíveis na plataforma possuem contrato e direitos autorais, logo, sua reprodução, que não seja pela Netflix que é quem está pagando pelos direitos autorais da obra, é ilegal.